Pelo presente edital convocamos todos/as associados/as da Associação Brasileira de Antropologia para estarem presentes na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que tratará de mudanças estatutárias, no dia 22 de julho de 2015, às 12h e 30min em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos associados, e às 13h, em segunda convocação, com qualquer número de associados, no Auditório 1 (térreo, bloco C) do Centro Universitário Tiradentes - UNIT, situado na Av. Gustavo Paiva 5017, Bairro Cruz das Almas, Maceió/AL. A AGE se realizará no contexto das atividades da V REA/XIV ABANNE – Reunião Equatorial de Antropologia/Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.
Diretoria da ABA
A ABA encaminha nota, elaborada pelo Comitê Gênero e Sexualidade, para os seguintes destinatários: Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, Ministério Público Federal – MPF / Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ministério da Justiça – MJ, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados – CDHM, Comissão de Educação da Câmara dos Deputados – CE, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Leia aqui o documento.
O Oficio foi encaminhado para a Presidência da República Federativa do Brasil – PR, com cópia para a Secretaria-Geral da Presidência da República – SG-PR, o Ministério da Educação – MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – CAPES, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Leia aqui o documento.
Na manhã do dia 7 de maio, o presidente Antonio Carlos de Souza Lima e o integrante da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) Ricardo Verdum reuniram-se com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Flávio Chiarelli Vicente de Azevedo e a assessora Lúcia Alberta de Oliveira, na sede do órgão em Brasília. A conversa contemplou uma avaliação do andamento da política de demarcação de Terras Indígenas e as pressões contrárias à sua efetivação; a atuação dos antropólogos nos estudos de identificação e delimitação dos territórios indígenas; a mercantilização da profissão, em que antropólogos criam ou atuam em escritórios constituídos para atender interesses políticos e econômicos, produzindo laudos e perícias contrários à efetivação dos direitos constitucionais de povos indígenas; a primeira Conferência Nacional de Política Indigenista (CNPI), programada para acontecer de 17 a 20 de novembro (Brasília-DF); a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI); e o andamento da elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 do governo federal, em especial do Programa de Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas. A presidência da ABA se colocou à disposição da Funai para colaborar no que estiver ao seu alcance e área de atuação.
No dia 19 de maio de 2015, na Câmara dos Deputados, organizações e movimentos sociais, indígenas, indigenistas e ambientalistas, junto com as Frentes Parlamentares de Apoio aos Povos Indígenas, em Defesa dos Direitos Humanos e Ambientalista, promoveram a Plenária “Ameaças aos direitos fundamentais e a PEC 215: democracia, povos indígenas e meio ambiente”. Como resultado da Plenária, de comum acordo, foi publicada a seguinte moção de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000, em tramitação na Câmara dos Deputados no âmbito de uma comissão especial.
Leia aqui.
Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.
Opinião
Quem governa a invasão biológica? Um problema para a antropologia
Caetano Sordi
“Terras de preto” e “terras de índio”, onde isso nos leva?
Leila Martins Ramos
Lxs mayas en Brasil: desmistificando xs maias em língua portuguesa
Thiago José Bezerra Cavalcanti
Confira o número completo em: http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.
Editores do Dossiê: Lorenzo Macagno e Cristina Pompa
Confira o número completo em: http://www.vibrant.org.br/issues/v11n2/.
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (100000xx 55 61 3307-3754 ou aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
V REA / XIV ABANNE – Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos
Data: 19 a 22 de julho de 2015
Local: Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Informações: www.reaabanne.com.br
39º Encontro anual da ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:
http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461
Pré-evento RELAJU
Data: 22 e 23 de junho de 2015
Local: São Luís/MA
Informações: Flyer
Migrações e Ciências Sociais: Temas e Metodologias
Data: 24 de junho de 2015
Local: UFRRJ
Informações: Cartaz
Direitos indígenas no museu – Novos procedimentos para uma nova política: a gestão de acervos em discussão - IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus/V Seminário Museus, Identidades e Patrimônios Culturais
Data: 30 de junho a 02 de julho
Local: Museu Índia Vanuíre, Tupã/SP
Informações: http://museuindiavanuire.org.br/inscricao/programacao.pdf / http://www.museuindiavanuire.org.br/inscricao/
67ª Reunião Anual da SBPC
Data: 12 a 18 de julho de 2015
Local: São Carlos/SP
Informações: Confira a programação geral do evento e a programação da SBPC indígena
http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/ / http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/atividades/indigena.php
Curso dimensões das culturas indígenas 2015: protagonismo indígena em educação, literatura e política
Data: 20 a 31 de julho de 2015
Local: Museu do Índio, Rio de Janeiro/RJ
Informação: Divulgação
V Simpósio Paranaense de Ciências Sociais
Data: 18 a 20 de maio de 2016
Local: Unioeste, Toledo/PR
Informações: Divulgação
XI RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul
Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações:http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram
Libertando Raxayõma: o Ritual da Fartura entre os Yanomami de Ariabú, Região de Maturacá/AM
Data: 03 a 23 de junho de 2015
Local: Prédio do ICS / UnB
Informações: Cartaz
Concurso para Professor na UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público que estão abertas inscrições para 48 (quarenta e oito) áreas para provimento de 55 (cinquenta e cinco) vagas docentes da Carreira do Magistério Superior. Inscrições: 08 de junho a 14 de julho de 2015. Informações: http://www.ufpi.br/concursoufpi/index/pagina/id/8189.
Mestrado e Doutorado no CEPPAC
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas torna pública as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Inscrições: 15 de junho a 31 de julho de 2015. Informações: Edital.
Mestrado na UFAL
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Antropologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL torna pública a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado em Antropologia. Inscrições: 03 de junho a 05 de agosto de 2015. Informações: http://www.ufal.edu.br/utilidades/concursos-e-editais/pos-graduacao/mestrado-em-antropologia.
Revista Bagoas
A Revista Bagoas divulga a chamada de artigos para o dossiê Homossexualidades, Memórias e Envelhecimento, edição n.º 13, jul./dez. 2015. Os artigos devem ser enviados, seguindo as normas editoriais do periódico, até o dia 04 de outubro de 2015, para o e-mail memoria.bagoas@gmail.com ou postados diretamente no portal. Informações: http://www.periodicos.ufrn.br/bagoas.
Coleção de Estudos Ameríndios e Africanos - Editora Prismas
A Coleção de Estudos Ameríndios e Africanos, da Editora Prismas, divulga a abertura de publicação original relacionada às pesquisas e às ações pedagógicas sobre a temática. A Coleção dialogará com diferentes abordagens e de variados recortes epistemológicos e espaciotemporais. Os originais deverão ser encaminhados para o e-mail: lualuo@hotmail.com. Confira as normas gerais: divulgação.
Interseções - Revista de estudos interdisciplinares é uma publicação eletrônica de livre acesso vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vol.16, n.2 - http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/index.
SILVA, Telma Camargo da (Org.), (2015). Ritxoko. Goiânia: Canône.
ORO, Ari Pedro e TADVALD, Marcelo (Orgs.) (2014), Circuitos religiosos: pluralidade e interculturalidade. Porto Alegre: Editora CirKula.
O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal de Goiás, vem a público manifestar seu repúdio às atuais tentativas de desconsiderar o respeito à igualdade de gênero e à diversidade sexual como elementos integrantes dos planos estaduais e municipais de educação brasileiros.
O Ministério Público Federal realizou, nos dias 11 e 12 de junho/15, o Seminário Meio Ambiente, Direitos Humanos e Energia, que debateu o setor elétrico no estado democrático de direito. As discussões tiveram como foco a necessidade do aprofundamento da participação social no planejamento de grandes empreendimentos do setor elétrico, tendo em vista os conflitos socioambientais decorrentes da implantação do setor.
A Moção foi aprovada pelos participantes do Seminário Quilombos, Relatórios Antropológicos e Regularização Territorial.
Leia aqui.
A Moção de repúdio à alínea II do artigo 20 da Resolução Normativa -002/20015 do CNPq, que veda aos integrantes dos Comitês Assessores a divulgação de atas, planilhas, relatórios, resultados ou quaisquer informações referentes a julgamento, foi entregue ao Presidente do CNPq no dia 03 de junho de 2015.
Leia aqui
Nos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, e na obra de instalação do linhão de transmissão de energia elétrica, Porto Velho-Araraquara, quarenta e um (41) operários tiveram suas vidas ceifadas no período de 2010 a 2014, e dez operários estão desaparecidos desde a brutal repressão à greve de abril de 2012. Ressalte-se que essas 41 mortes são as que foram noticiadas. Os operários denunciam a ocorrência de muitos outros casos de acidentes, desaparecimentos, mutilações e mortes que são encobertas nas obras das usinas do Madeira e do linhão. Relatam também que muitas mortes por malária não vieram a público.
Leia aqui a nota do CIMI/Sul.
Documento produzido pelos programas de pós-graduação e com apoio da ABEPSS (que integra o Fórum CHSSA), durante a realização do Seminário de Acompanhamento de Meio Termo da CAPES ocorrido entre os dias 12 e 14 de agosto em Brasília e afirma a posição da Área em face ao contexto de corte de recursos e incerteza política.
Leia aqui.
O Prof. Sérgio Adorno (USP) foi nomeado pelo Ministro como representante da Comunidade Científica no Conselho Deliberativo do CNPq. O nome do Prof. Sérgio Adorno foi o mais indicado pelas sociedades científicas da área, em eleição coordenada pela SBPC, para substituir a Profª Sônia Karan (UFRGS), cujo mandato terminou em fevereiro último.
A grande experiência e reconhecida competência do Prof. Sérgio Adorno certamente farão a diferença na representação da grande área no Conselho Deliberativo.
Confira o informativo número 1, agosto 2015 do World Council of Anthropological Associations – WCAA: http://www.wcaanet.org/downloads/informativo/WCAA_informativo_0815.pdf.
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)
Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)
Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.904-970
Brasília/DF