Inscrições para Feira de Livros até 05 de julho de 2016 (http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=423).
Lembramos que pagando a taxa de inscrição até o dia 27 de julho de 2016 garantirá os melhores valores, conforme link http://www.30rba.abant.org.br/inscricoes/capa. Antecipe seu pagamento e colabore com a organização do evento!
As dúvidas sobre a 30ª RBA devem ser submetidas para: 30rba@abant.org.br
Confira as regras no link: http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=308.
As moções elaboradas por ocasião da 30ª RBA serão recebidas conforme condições a seguir:
Período para entrega – 03/08/16 a 06/08/16, até às 16h e 30min;
Meio de entrega – A entrega deverá ser realizada por e-mail (aba@abant.org.br). Versões impressas poderão ser entregues no estande da ABA, localizado na Feira de Livros do encontro, mas caso a moção seja aprovada, será preciso enviar o texto por e-mail para posterior divulgação em nossos meios e encaminhamento às instituições sugeridas;
Padrão de identificação/encaminhamento – Título, teor de até uma lauda, remetente/s (nome/instituição ou nome da atividade que determinado nn_group se reuniu) e destinatário/s.
Ressaltamos que somente as moções em conformidade com as instruções acima serão consideradas para devida votação na Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 06 de agosto de 2016, a partir das 18h e 30min, no auditório da Reitoria da UFPB.
Inscrições de chapas para Diretoria e candidaturas para os Conselhos Científico e Fiscal até 06 de julho de 2016.
Confira o Edital no link http://www.portal.abant.org.br/index.php/destaque/934-edital-2016-para-eleicoes.
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por intermédio da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), reitera sua indignação perante a situação de descontrole e de omissão estabelecida por parte do Estado brasileiro no cumprimento de seu papel constitucional junto às comunidades indígenas Guarani Kayowa no Mato Grosso do Sul, onde as forças locais recorrem a métodos em que a vida humana é aviltada e tomada como descartável, em um dos lados de uma perene contenda fundiária. Os novos assassinatos orquestrados de indígenas Kayowa no município de Caarapó, no tekoha Te’yi Jusu, demonstram a gravidade das ações genocidas a que assistimos nesse momento, tanto quanto o descaso das autoridades públicas competentes.
Veja aqui a Nota em PDF.
A ABA encaminhou a nota aos seguintes destinatários: Presidente da República Federativa do Brasil, Ministro da Cultura, Presidente do IPHAN, Presidente do Senado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados.
Leia aqui a íntegra da Nota.
Conselho Consultivo do IPHAN enviou ao Presidente interino, Michel Temer, um documento protestando contra a criação da Secretaria especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ministério da Cultura, que conflita com as finalidades que estão sobre a competência do IPHAN há praticamente 80 anos. Lembrando que a ABA possui um assento permanente no referido Conselho Consultivo.
Edição geral: Barbara Maisonnave Arisi, Camila Alves Machado Sampaio e Gustavo Santa Roza Saggese.
Confira o número completo, editado por Vinicius Kauê Ferreira, em: http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.
Editores do Dossiê: Yvonne Maggie, Helena Sampaio e Ana Pires do Prado
Confira o número completo em: http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-12-n-2-07-122015/.
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (100000xx 55 61 3307-3754 ou aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
Seminário do LAH: "Pele sobre Pele: miradas etnográficas sobre pessoas, tambores e outros toques"
Data: 30 de junho, 01 e 02 de julho de 2016
Local: PPGAS, MN/UFRJ
Informações: http://lahppgasmnufrj.weebly.com/tambores.html
Seminário Antropologia e Direitos Humanos: reflexões etnográficas e a retórica da “crise”
Data: 14 e 15 de julho de 2016
Local: UFF, Niterói/RJ
Informações: http://antropologiaedireitoshumanos.weebly.com/
Jornadas “Subjetividades em batalha, territórios em guerra: geopolítica, sexualidade, migração e violência”
Data: 05 e 06 de setembro de 2016
Local: UERJ, Auditório 91
Informações: Programação
VI Seminário dos Alunos do PPGAS/MN (SAPPGAS)
Data: 26 a 30 de setembro de 2016
Local: PPGAS-Museu Nacional/UFRJ
Informações: http://www.seminariodosalunos.com/
Edital de seleção de bolsista do Programa Nacional e Pós-Doutorado PNPD/CAPES na UERJ
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPCIS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro divulga a abertura do processo de seleção para 1 (uma) bolsa de pós-doutorado, oferecida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES, podendo ser em uma das seguintes áreas das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e/ou Ciência Política. Inscrições: 28 de junho a 30 de junho de 2016. Informações: Edital.
Pós-doutorado na Universidade de Lisboa
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, divulga inscrições para pós-doutorado. Inscrições até 01 de julho de 2016. Informações: Edital.
Bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) no IFRN
O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – PPGEP, do Instituto Federal Rio Grande do Norte – IFRN, torna público o processo de seleção para 1 (um) bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), o qual tem o objetivo de selecionar um(a) pesquisador(a) para promover a realização de estudos de alto nível e fortalecer as linhas e os nn_groups de pesquisa. Inscrições 17 a 22 de julho de 2016. Informações: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep.
Mestrado na UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão divulga edital para Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia. Inscrições: 20 de junho a 01 de agosto de 2016. Informações: http://www.ppgcspa.uema.br/wp-content/uploads/2015/06/CARTOGRAFIA.pdf.
Mestrado e Doutorado na UFRRJ
O exame de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é anual e aberto a candidatos brasileiros e estrangeiros. Inscrições: 01 de junho a 24 de agosto de 2016. Informações: http://r1.ufrrj.br/cpda/wp-content/uploads/2011/06/Edital-de-Sele%C3%A7%C3%A3o-CPDA-UFRRJ-2016-20171.pdf.
Concurso para Professor na UNILA
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA torna público o Edital de destinado a selecionar candidatos por meio de concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior. Inscrições: 13 de junho a 12 de julho de 2016. Informações: https://www.unila.edu.br/sites/default/files/edital_progepe_96_2016_-_edital_especifico_concurso_varias_areas_1.pdf.
Concurso para Professor na UFES
A Universidade Federal do Espírito Santo torna público o edital para provimento de cargos de Professor do Magistério Superior do Quadro Permanente. Inscrições: 13 de junho a 12 de julho de 2016. Informações: http://www.progep.ufes.br/content/editais-n_91-962016-professor-do-magisterio-superior-efetivo.
Revista Gis
A Revista Gis – Gesto, Imagem e Som, Revista de Antropologia da USP, divulga que prorrogou o prazo para submissão de artigos, ensaios fotográficos/sonoros/audiovisuais, filmes, traduções, entrevistas e resenhas para o próximo número de 2016, vol. 2, com foco nas linhas de antropologia das formas expressivas. As contribuições devem ser enviadas até 06 de julho de 2016, através do e-mail gestoimagemsom@gmail.com. Informações: http://www.revistas.usp.br/gis.
Brésil(S) Sciences Humaines et Sociales - Revista Francesa com publicação semestral, n. 9 / 2016 - https://bresils.revues.org/.
Revista GIS – N. 1 (2016) - http://www.revistas.usp.br/gis/index.
APARÍCIO, Miguel (2016). Presas do Veneno: Cosmopolítica e transformações Suruwaha. Manaus: NEAI.
Para subscrever o manifesto, basta escrever para antropologxspelademocracia@googlegroups.com, dizendo "de acordo" e informando seu nome e instituição.
Os professores do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e do Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manifestam repúdio ao governo provisório de Michel Temer e à regressão por ele implementada das conquistas sociais do povo brasileiro. Interino e desprovido da legitimidade das urnas, este governo desmonta conquistas que vêm desde a Constituição de 1988.
Leia aqui o Manifesto dos Docentes do Departamento de Antropologia e Museologia/UFPE e dos Docentes e Discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPE.
Confira o vídeo no link: https://vimeo.com/170808117.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constitui a maior base de dados socieconômicos e geocientíficos da América Latina, gozando de credibilidade e confiabilidade nacional e internacional.
A indicação do empresário Paulo Rabello de Castro para presidir o instituto é motivo de preocupação, por conta do conflito de interesses envolvido em uma pessoa com suas ligações ter acesso privilegiado a dados que são sigilosos. Confira a nota aqui http://goo.gl/3V3SfS.
Para aderir a nota, encaminhe e-mail para rabellonoibge@gmail.com. OBS: Nas adesões individuais, solicitamos que conste nome/área/instituição. Adesões de associações, institutos e similares podem ser apenas com a indicação do nome da organização.
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)
Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)
Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.904-970
Brasília/DF