Lembramos que a submissão para painéis foi prorrogada até hoje (14 de novembro de 2017). Envie sua proposta no site do Congresso: http://www.pt.iuaes2018.org/inscricoes/capa.
Para dúvidas entre em contato através do e-mail: secretariat@iuaes2018.org.
Confira o ofício, para o Subchefe da Seção de Assessoria Jurídica, que foi protocolado na Casa Civil: http://www.aba.abant.org.br/files/20171110_5a05bae78e41b.pdf.
Confira o ofício, que foi enviado ao Procurador da República no Pará, com cópia para Procuradores, Fundação Cultural Palmares e 6ª Câmara: http://www.aba.abant.org.br/files/20171110_5a05ae7716cd2.pdf.
nn_groups conservadores se manifestaram contra a vinda da filósofa Judith Butler acusando-a de ser promotora da “ideologia de gênero”, quando, de fato, a filósofa é uma das mais importantes teóricas que desenvolveram as teorias de gênero, assentadas em estudos disciplinares e interdisciplinares no mundo acadêmico a partir dos anos setenta e oitenta. Judith Butler é doutora em Filosofia pela Universidade de Yale, professora no Departamento de Literatura Comparada e no Programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, Berkeley. É autora de 15 livros, dos quais seis traduzidos no Brasil por diferentes editoras.
Butler é uma das convidadas do colóquio “Os fins da democracia - Estratégias Populistas, Ceticismo sobre a Democracia e a Busca por Soberania Popular”, promoção conjunta entre Berkeley e a USP. Butler é também convidada para ministrar conferência no SESC Pompéia em São Paulo.
A premissa do Colóquio e da conferência no SESC Pompéia é a liberdade de pensamento, a possibilidade de crítica, e a capacidade de colocar em debate questões relevantes para o conjunto da sociedade como a democracia, a diversidade de gênero e a convivência com a diferença.
A ABA, vem a público manifestar apoio integral à presença da professora Judith Butler no Brasil. Em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo declarou: “Me sinto muito triste com tudo isso, já que a postura de ódio e censura está baseada no medo, medo das mudanças, medo de deixar os outros viverem de uma maneira diferente da sua. Porém, é essa habilidade de viver com a diferença entre todos nós o que irá nos sustentar a longo prazo”.
Associação Brasileira de Antropologia – ABA
A ABA dá as boas-vindas aos/às 24 novos/as associados/as (28 efetivos/as, 11 colaborador, 19 pós-graduandos/as, 11 correspondentes e 05 aspirantes) e saúda os/as 7 associados/as que agora estão em nova categoria.
Efetivos/as - Arlete Fonseca de Andrade, Elis do Nascimento Silva, Helciane de Fátima Abreu Araujo, Joana Cabral de Oliveira, Jurandir Santos de Novaes, Ricardo Nei de Araújo, Simone Lira da Silva e Sheila Nunes da Silva;
Colaborador - Mario Igor Shimura;
Pós-graduandos/as - Amanda Karine Monteiro Lima, André Filipe Justino de Morais, Dalcides dos Santos Aniceto Júnior, Helena Moura Fietz, Jéssica Cunha de Medeiros, Jhéssika Angell Alves e Silva, Paula Grazielle Viana dos Reis, Ruth Paes Ribeiro e Tanize Machado Garcia;
Correspondentes - Paula Maria Guerra Tavares e Victoria Irisarri;
Aspirante - Arancha Micaelle dos Santos Pereira, Everton da Costa Pimentel, Gabriela Lauterbach Silva, Natacha de Souza Costa e Suzana Morelo Vergara Martins Costa;
Mudanças de categoria (pós-graduandos/as para efetivos/as) – Breno da Silva Carvalho, Rhuan Carlos dos Santos Lopes, Rogerio Lopes Azize, Rumi Regina Kubo, Silvia Aguião e Sônia Rocha Lucas;
Mudanças de categoria (pós-graduanda para correspondente) – Victoria Irisarri.
A Professora Bela Feldman-Bianco, Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos e ex-Presidente da ABA, recebeu o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica - Gilberto Velho no dia 23 de outubro de 2017, por ocasião da abertura oficial do 41º Encontro Anual da ANPOCS. A Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais - ANPOCS concede tal Prêmio às/aos pesquisadoras/es com excelência nas contribuições acadêmicas, produção intelectual e trabalho institucional em prol das Ciências Sociais. Bela Feldman-Bianco é uma das principais referências para as pesquisas sobre migrações internacionais no Brasil, na América Latina, na América do Norte e na Europa.
O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é membro fundador, está realizando uma pesquisa global sobre práticas antropológicas. Convidamos aos associados da ABA a responder as perguntas da pesquisa a partir do link https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7.
Num esforço de ampliar o acesso, a WCAA forneceu a pesquisa em inglês e espanhol. As perguntas são bastante simples e não devem demorar mais de 10 minutos. A pesquisa está aberta até 31 de janeiro de 2018. Obrigado antecipadamente por participar desta pesquisa que busca ter um perfil global da atuação na nossa disciplina.
v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance: http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.
Volume 2, Número 2 - http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
II Seminário Internacional de Sociologia e Antropologia Pragmática no Cone Sul: O espaço público em diversos contextos
Data: 16 e 17 de novembro de 2017
Local: UFF
Informações: Cartaz / Programação
8º FIFER - Festival Internacional do filme etnográfico do Recife
Data: 20 a 23 de novembro de 2017
Local: Caixa Cultural Recife
Informações: http://www3.ufpe.br/filmedorecife/
I Semana de Antropologia da Universidade Federal de Sergipe: Desafios da Alteridade
Data: 21 a 24 de novembro de 2017
Local: Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus São Cristóvão
Informações: Chamada
Seminário 10 anos do PPGA/UFBA - Antropologia na Bahia: inovações, desafios e encruzilhadas
Data: 22 a 24 de novembro de 2017
Local: UFBA - FFCH
Informações: Convite
X SECONE
Data: 22 a 25 de novembro de 2017
Local: Tocantinópolis/TO
Informações: Edital / Cronograma
Seminário Internacional “10 anos de cooperação entre museus”
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasília/DF
Informações: http://www.ibermuseus.org/10-anos/programacao-seminario-internacional-10-anos-de-cooperacao-entre-museus-museologia-ibero-americana-e-a-declaracao-de-salvador/
XII Reunión de Antropología del Mercosur
Data: 04 a 07 de dezembro de 2017
Local: FHyCS, UNaM - Posadas/Misiones
Informações: Convocatória ALA para GT / http://ram2017.com.ar/
XI Jornadas de Jóvenes Investigadores en Ciencias Antropológicas
Data: 06 a 10 de agosto de 2018
Local: Buenos Aires/Argentina
Informações: Primeira Circular
Mestrado em Museologia na UFBA
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Museologia, da Universidade Federal da Bahia (PPGMUSEU-UFBA), torna público o Edital para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado, no Semestre 2018.1. Inscrições: 09 de novembro a 10 de dezembro de 2017.Informações: http://www.ppgmuseu.ffch.ufba.br/sites/ppgmuseu.ffch.ufba.br/files/ppgmuseu_edital_selecao_para_mestrado_2018.pdf.
Pós-doutorado na Pontificia Universidad Católica do Chile
O Centro de Pesquisa para o Gerenciamento Integrado de Riscos de Desastres - CIGIDEN reúne quatro universidades e pesquisadores de diversos campos (por exemplo, Engenharia, Sociologia, Antropologia, Ciências da Terra, Estudos Urbanos e Psicologia). O objetivo do CIGIDEN é produzir pesquisas de nível de excelência e interdisciplinar em todos os aspectos do ciclo de desastres (preparação, resposta, participação, recuperação e mitigação) e para mitigar o desastre construindo mais comunidades resilientes. Inscrições: 15 de dezembro de 2017. Informações: Divulgação.
Revista Tessituras
A Tessituras, Revista de Antropologia e Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, divulga que estará recebendo artigos para o Dossiê: Casa, corporalidade e gênero em contextos camponeses e de povos tradicionais. As contribuições devem ser enviadas até 31 de março de 2018. Informações: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/index.
CONCEIÇÃO, Joanice (2017). Irmandade da Boa Morte e Culto de Babá Egum: Masculinidades, Feminilidades e Performances Negras. Jundiaí: Paco Editorial.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem a satisfação de convidá-lo(a) a integrar o nosso quadro de associados. Criada em 1948 por um nn_group de cientistas de renome no país, desde sua fundação a SBPC exerce papel destacado na agenda política nacional em temas que transcendem a ciência e a tecnologia e adentram nos campos tangentes da educação, da saúde, do meio ambiente, da agricultura, da energia, dos direitos humanos, entre outros.
Além de cerca de 140 sociedades científicas brasileiras associadas à SBPC, também contamos com sócios individuais, sobretudo pesquisadores, professores e estudantes de todo o país. Portanto, a sua participação, como sócio da SBPC, é fundamental para o fortalecimento crescente da representatividade que exercemos nos diversos fóruns de decisão política de âmbito nacional em que temos assento, como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO); o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), entre outros.
O fato de já ser sócio da sociedade científica de sua especialidade, além de dar direito a um desconto na anuidade da SBPC, contribuirá para fortalecer e valorizar o escopo de nossa atuação em inúmeros fóruns de interesse das Associadas que tratam de questões de fundamental importância da sociedade brasileira. Portanto, reiteramos o convite para que se associe à SBPC, o que pode ser feito por meio de formulário no Setor de Sócios de nosso site, ou enviando uma mensagem para socios@sbpcnet.org.br.
Esperando contar com sua colaboração nesta campanha e colocando-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, enviamos nossas cordiais saudações.
Diretoria da SBPC
Anunciamos que o periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, o Anuário Antropológico, conta com uma nova editora, a Profª Soraya Fleischer e uma nova secretaria executiva, Barbara Marques.
Aproveitamos a oportunidade para informar nosso novo endereço eletrônico: revista.anuario.antropologico@gmail.com. Todos os encaminhamentos deverão ser feitos ao novo e-mail.
Emissões do Brasil sobem 9% em 2016: http://www.ihu.unisinos.br/573028-emissoes-do-brasil-sobem-9-em-2016.
Confira no link: http://www.jornada.unam.mx/2017/10/26/opinion/019a2pol.
Ante la necesidad de un avance significativo de las ciencias sociales en Paraguay y luego del reciente Primer Congreso Paraguayo de Ciencias Sociales, realizado en Asunción del 11 al 13 de julio de 2017, las y los estudiantes de la Escuela de Ciencias Sociales y Políticas dependiente de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Asunción, evaluaron en sus espacios asamblearios la concreción de los dos puntos finales de la Declaración del Congreso. En ellos, se exhorta a las autoridades académicas y políticas competentes a fundar la Facultad de Ciencias Sociales, así como a instituir la carrera de Antropología en dicha universidad.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)
Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)
Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN)
Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF