Hospedagem solidária / Em busca de anfitriões
Os/as interessados/as em oferecer hospedagem solidária durante a 31ª RBA deverão preencher o Formulário 2 / Para anfitrião: https://goo.gl/forms/3Ln6cozwsbvWNwLT2 até dia 09 de novembro de 2018.
Contato para dúvidas sobre hospedagem solidária: hospedagemsolidaria@abant.org.br.
Informações sobre hospedagens: https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=521.
Feira de Livros
Inscrições, sujeita a disponibilidade de estande/s, até 12 de novembro de 2018
https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=544.
Acompanhe as notícias da 31ª RBA através do e do da ABA.
Site: http://www.31rba.abant.org.br/.
Dúvidas: 31rba@abant.org.br.
O período das inscrições, com envio das chapas e resumos das propostas de gestão, assim como o período para o envio das candidaturas aos Conselhos, ocorrerá entre os dias 22 de outubro e 07 de novembro de 2018.
As inscrições serão recebidas e protocoladas, pela secretaria administrativa da ABA, através do e-mail: aba@abant.org.br, e todas as inscrições recebidas serão divulgadas aos/as associados/as da ABA.
Confira o edital completo em: http://www.portal.abant.org.br/2018/08/29/edital-2018-eleicoes-da-associacao-brasileira-de-antropologia-aba-diretoria-conselho-cientifico-e-conselho-fiscal/.
Condenamos as iniciativas contrárias à livre manifestação de ideias de discentes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores das universidades brasileiras. Repudiamos, em particular, as tentativas de restringir a livre manifestação e de impor a censura, nos termos já expressos pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral, pela Procuradoria Geral da União e pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público da União, entre outras instituições e atores conscientes da gravidade dos eventos ocorridos no dia 25 de outubro de 2018 e que assumem de maneira exemplar sua responsabilidade neste momento.
A Constituição brasileira garante a livre expressão de ideias. As universidades e ambientes de ensino e pesquisa são, no Brasil e no mundo, espaços caracterizados pelo livre embate de ideias. Ao mesmo tempo, os muitos problemas que o país enfrenta só poderão ser superados pela análise crítica do presente e dos processos históricos. É importante lembrar que essa análise tem sido, também, uma dimensão incontornável dos esforços para que os direitos de todas as pessoas sejam preservados.
Laços importantes conectam a democracia e os direitos fundamentais às universidades. Manifestamos aqui nossa preocupação, mas também nossa certeza de que a defesa da liberdade de expressão e de crítica encontra e continuará encontrando guarida entre todas e todos aqueles que compreendem que o futuro do país depende de condições democráticas para o ensino e para a pesquisa.
Atentas ao papel das Ciências Sociais e ao grave momento pelo qual passamos, unimos esforços para criar a Ouvidoria em Defesa dos Direitos Fundamentais. Atuaremos conjuntamente pela preservação do direito de cátedra e do livre debate nas universidades e contra violações dos direitos fundamentais de cientistas sociais no Brasil. Cerramos fileiras, também, em defesa do ensino público de qualidade, da pós-graduação, da pesquisa e de uma política de Ciência e Tecnologia pautada pelos princípios democráticos e da justiça e comprometida com o avanço do conhecimento.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)
Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)
É com pesar e preocupação que a ABA informa o assassinato de dois indígenas Tenharim da TI Igarapé Preto, Erivelton e Cleomar, vítimas de uma emboscada feita por madeireiros em um posto da FUNAI próximo à Guariba (MT).
A TI Igarapé Preto é alvo de madeireiros a anos, e muitos Tenharim já perderam a vida neste conflito.
Comunicamos que o site da ABA passou por uma reformulação de layout visando acessibilidade e melhor disposição das informações. Visite nosso site: http://www.portal.abant.org.br/.
Confira os novos números da Vibrant:
v. 15 n .1 - Janeiro/Abril 2018: The Urban Peripheries - http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-1-01-042018/.
v. 15 n .2 - Maio/Agosto 2018: Fighting for Indigenous Lands in Modern Brazil. The reframing of cultures and identities - http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-2-05-082018/.
Volume 2, Número 2 - http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
Data: 04 a 07 de junho de 2019
Local: Lisboa-Portugal
Informações: http://apa2019.apantropologia.org/
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (ELA) da Universidade de Brasília (UnB), torna público o Edital de Seleção para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Inscrições: 22 de agosto a 12 novembro 2018. Informações: Edital.
A Revista Interethnica divulga chamada de artigos para o Dossiê Saberes transformativos em prática na academia. Prazo de submissão de trabalhos: 10 de novembro de 2018. Informações: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/interethnica/user/register.
A Revista Interethnica divulga chamada de artigos para o Dossiê Direitos Humanos e Povos nas Américas: Panoramas, Perspectivas e Desafios. Prazo de submissão de trabalhos: 10 de novembro de 2018. Informações: revistainterethnic@gmail.com / http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/interethnica/user/register.
Em carta aberta publicada nesta quarta-feira, 31 de outubro, a entidade solicita que o MMA e o MAPA permaneçam como ministérios integrados, mas independentes, e pede ainda que a posição do Brasil no Acordo de Paris seja ratificada.
Leia em: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-manifesta-preocupacao-com-extincao-do-ministerio-do-meio-ambiente/.
O GRACIAS - nn_group de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes repudia veemente qualquer tipo de intolerância contra os muçulmanos. A comunidade muçulmana brasileira contribui sistematicamente com os trabalhos que produzimos, dialogando com nossos pesquisadores e consolidando uma relação de interlocução e abertura para nossas reflexões. É inadmissível que um país democrático, laico, com uma Constituição Cidadã ocorra manifestações desta natureza. O GRACIAS se coloca solidário a comunidade muçulmana contra todo tipo de intolerância religiosa. A manifestação ocorrida ontem no ATO de um dos candidatos à presidência da República fere os direitos humanos e o respeito a coexistência, a diversidade religiosa. Profa.Dra. Francirosy Campos Barbosa antropóloga, professora associada do Departamento de Psicologia da FFCLRP/ USP.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)
Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)
Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN)
Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF