A Diretoria foi empossada, de forma remota, no dia 14 de janeiro de 2021. A mesa de honra da cerimônia contou com as seguintes presenças: Roque de Barros Laraia / Presidente de Honra da ABA; Patricia Birman (UERJ) / Presidente empossada; Cornelia Eckert (UFRGS) / Vice-Presidente empossada; Maria Filomena Gregori (UNICAMP) / Presidente que deixou o cargo; Sérgio Carrara (UERJ) / Vice-Presidente que deixou o cargo e Conselheiro Científico empossado; Márcia Abrahão Moura / Reitora da Universidade de Brasília; Arthur Trindade Maranhão Costa / Diretor do Instituto de Ciências Sociais (UnB); Carlos Emanuel Sautchuk / Chefe do Departamento de Antropologia (em exercício UnB); Ildeu Moreira / Presidente da SBPC; Joênia Wapichana / Deputada Federal; Doutora Eliana Peres Torely de Carvalho / Subprocuradora-Geral da República e Coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão; e Cristina Dias da Silva (UFJF) / Professora convidada para Mestre de Cerimônias.
Confira a proposta da Gestão e o vídeo da posse.
Leia os discursos da Presidente e Vice-Presidente empossadas:
Patricia Birman (UERJ) - Presidente empossada;
Cornelia Eckert (UFRGS) - Vice-Presidente empossada.
Webinário organizado pela ABA: Basta! Enfrentamento à crise sanitária e resistência política no Brasil hoje. Dia 3 de fevereiro 2021, às 14 horas. Transmissão pela TV ABA no Youtube. Conferencistas convidadas e convidados Deisy Ventura (USP, Presidente da ABRI 2019-2021) Paulo Sérgio Pinheiro (USP, Comissão Arns), Luciana de Oliveira Dias (UFG, Diretora da ABA 2021-2022, Coordenadora do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da ABA), Eliene Rodrigues Putira Sacuena (UFPA, Comitê de Antropologxs Indígenas da ABA), Patrícia Birman (UERJ, Presidente da ABA 2021-2022).
Link de transmissão: https://youtu.be/QYfsWKm9dTo
Confira a Nota e o Abaixo assinado.
A ABA faz parte do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, através de seu Comitê de Patrimônios e Museus.
O link para acesso é https://forumpatrimoniobr.wordpress.com/, convidamos os/as interessados/as a conhecer.
Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge
Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.
Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos
As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm se tornado públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.
Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com todo o seu corpo docente e discente, lamenta profundamente a partida do aluno de mestrado Ely Macuxi, falecido ontem, 21/01/2021, devido a complicações causadas pelo COVID-19.
Em anexo, segue texto em homenagem ao Ely Macuxi escrito pelo seu orientador em nome do Programa. Neste mesmo texto há indicação do link para acessar a nota de pesar redigida pelos representantes do Colegiado Indígena do PPGAS/IFCHS/UFAM, instância na qual Ely foi um colaborador ativo, assim como uma personalidade de grande importância, força, persistência e sabedoria para todo o movimento indígena no Amazonas.
Gostaríamos que a ABA publicasse em seu site esta homenagem, mais do que justa, ao nosso aluno, que pertencia a geração de lideranças do movimento indígena que iniciou a luta pela educação escolar indígena e para o acesso indígena à universidade. Mais do que relatar o fato para agregar à estatística absurda de mortos indígenas pela COVID-19, a intenção aqui é homenagear com afetividade o Ely Macuxi que receberia seu título de Mestre em Antropologia depois de tanta persistência de vida em garantir o direito à educação escolar indígena.
Atenciosamente,
Maria Helena Ortolan
Leia aqui a Nota de pesar do colegiado indígena.
Datas: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2021
Informações: https://ead-africaeafricanidades.maestrus.com/seminario-internacional/
Data: 04 de fevereiro de 2021, às 19h
Informações: Cartaz
Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden
Ensino e aprendizagem de antropologia durante a pandemia. Dilemas, desafios e oportunidades
Data: 17 de março de 2021
Informações: Call for Papers
Data: 17 a 26 de março de 2021
Informações: http://regionais.anped.org.br/norte2020/
Data: 09 a 14 de março de 2021
Local: Amadria Park, Šibenik, CROATIA
Informações: https://iuaes2020.conventuscredo.hr/
Data: 12 a 15 de maio de 2021
Local: University of Guelph, Canadá
Informações: https://www.casca2021.uoguelph.ca/
Data: 23 a 25 de junho de 2021
Informações: http://fundacioniai.org/cilat/
Data: 12 a 15 de julho de 2021
Informações: https://conference-system.sisr-issr.org/conferences/conference-2021/#welcome
Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Local: Yucatán, México (virtualmente)
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/
Um registro sensorial das relações de afinidade e inimizade com o fogo na conservação do bioma Cerrado. Na companhia de moradores locais contratados para atuarem como brigadistas e, mais recentemente, como agentes de manejo, o curta-metragem explora os afetos estabelecidos com o fogo em meio às pirofobias do combate e às pirofilias do manejo. Além de documentar a luta contra incêndios e as técnicas de manipulação, o experimento cinematográfico aponta para uma antropologia visual mais que humana, onde forças ambientais como o calor, a vegetação e o vento compõem uma alteridade cuja condição permanece ambígua.
https://vimeo.com/313635468
Parte importante da mobilização pela descriminalização da maconha, a "Marcha da Maconha" é um evento que ocorre regularmente em diversas cidades do mundo. Organizado localmente, o evento junta à dimensão política um lado festivo e performático. A partir de um intenso registro audiovisual da Marcha da Maconha do Distrito Federal, em 2014, o documentário convida o espectador a partilhar a experiência sensível do evento, evidenciando a forte dimensão ritual da ação política. Dizeres de ordem, cartazes, músicas e performances integram uma narrativa que, por meio de som, imagem e movimento explora um tema caro à pesquisa antropológica: a intersecção entre ritual e política.
https://vimeo.com/187403340
A Universidade de Tallinn anunciou concurso público para o cargo de Professor de Estudos Urbanos. O candidato eleito começa a trabalhar no primeiro nível de carreira do cargo (professor associado) com o objetivo de apoiar o seu desenvolvimento como um líder do campo de estudo e pesquisa relevante na Universidade de Tallinn, e passa para o segundo nível de carreira do cargo (professor) a título de avaliação. Os documentos de inscrição exigidos devem ser apresentados até 20 de janeiro de 2021 ao Gabinete de Pessoal da Universidade de Tallinn. Informações: https://www.researchgate.net/job/946334_Professor_of_Social _and_ Population_Policy_Tenure_Track_Associate_Professor.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção para a turma 2021 do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico. As inscrições serão efetuadas até 29 de janeiro de 2021, exclusivamente pelo site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFRRJ: https://sigaa.ufrrj.br. Informações: http://ppgcs.ufrrj.br/processo-seletivo-atual/.
Seguindo a pluralidade teórica e metodológica do Centro e as experiências anteriores de formação de quadros da Casa, o IPP/Cebrap selecionará até 10 doutoras/es das áreas de antropologia, ciência política, demografia, direito, economia, filosofia, história e sociologia, com interesses de pesquisa alinhados ao Cebrap. Inscrições: até 01 de março de 2021. Informações: https://cebrap.org.br/ipp/.
VIBRANT - Revista da Associação Brasileira de Antropologia, que tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamadas para os Dossiês: "Povos indígenas, tribunais, prisões e processos legais e públicos no Brasil e no Canadá", com submissão de artigos até 31 de janeiro de 2021, e "A Antropologia sobre a América Latina e o Caribe na atualidade: Novos Desafios Teóricos e Metodológicos", com submissão de artigos até 25 de março de 2021. Informações: http://www.vibrant.org.br/.
A Revista Eletrônica Cadernos NAUI, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural, torna pública a chamada de artigos para o Dossiê Temático "Patrimónios (in)visíveis, colonialidade(s) em escuta" do Cadernos NAUI, Vol.10, n∘ 18, jan-jun 2021. Período para submissão: até 15 de fevereiro de 2021. Informações: https://naui.ufsc.br/2020/12/15/chamadas-abertas-vol-10-n-18-jan-jun-2021/.
A Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas, relevantes para o campo da Antropologia e das Ciências Sociais, divulga chamada para Dossiê “O pacto contracivilizador e o entre-lugar das elites brasileiras: as ambíguas relações com o passado, o presente e o porvir”. As contribuições podem ser enviadas até 12 de abril de 2021 pelo sistema eletrônico da revista. Informações: https://periodicos.uff.br/antropolitica/announcement/view/473.
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste é um periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso que tem como propósito se constituir em um espaço permanente para o debate, a construção do conhecimento e a interlocução entre antropólogos e pesquisadores de áreas afins, do país e do exterior, divulga chamada para o Dossiê temático: Retomadas e re-existências indígenas, negras e quilombolas - Vol. 8, n. 17, maio a agosto de 2021. Prazo final de submissão: 30 de abril de 2021. Informações: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.
Anuário Antropológico - Revista editada e mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) - 2021/I - journals.openedition.org/aa/7637.
BievCast - Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) - T1:E5 - Memórias do Trabalho - https://open.spotify.com/episode/4lqBZKEfMEooWqbFlGe5pV?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1.
BievCast - Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) - T1:E6 - O livro do etnógrafo, diário de campo digital - https://open.spotify.com/episode/4aP8cDSpAadWYkiP3C3mqs.
BievCast - Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) - T1:E7 - Revista Iluminuras (antropologia e imagens) - https://open.spotify.com/episode/3VIJ1MFrg4IJYKPaSX0Jrd?si=VWQJ2RYwRlSOdi1l6quuBA.
BievCast - Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) - T1:E8 - Banco de imagens e repositório digital: o ponto de vista de um analista de sistemas - https://open.spotify.com/episode/4JFLcurydZDM1U8m2y4gzX?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1.
BievCast - Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) - T1:E9 - Coleções de documentários e vídeos etnográficos - https://open.spotify.com/episode/0gYkSNZ5EnWYHGZRUharmg?si=j7LN5NsPQOuOMNWo9OvR0Q.
Mundaréu - Série Conferências da 32ª RBA
Zethu Matebeni (Universidade de Western Cape, África do Sul) - “Unongayindoda: Fazendo o gênero em um contexto sul-africano”, 30/10/2020. Locução de Daniela Manica - mundareu.labjor.unicamp.br/1-conferencias-da-32a-rba-zethu-matebeni/
Mara Viveros Vigoya – Universidade Nacional da Colômbia - Título da Conferência: As Cores do Antirracismo (Parte II) - https://mundareu.labjor.unicamp.br/3-conferencias-da-32a-rba-mara-viveros-vigoya/
Michael Taussig - Universidade de Colúmbia, Estados Unidos - Título da Conferência: “Tom, O Naturalista” - https://mundareu.labjor.unicamp.br/4-conferencias-da-32a-rba-michael-taussig/
Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades inaugura, em 2012, sua versão impressa, graças aos recursos recebidos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), por meio do Edital Apoio à Publicações de Periódicos Brasileiros em Ciências Humanas - v. 30 n. 1 (2020): Mulheres e cidades: alianças intemporais - https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/issue/view/2603.
Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS - v. 21, n. 55 (2020) - Antropologias do lixo/resíduos sólidos: economia circular e experiências inovadoras - https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4172/showToc.
Revista Mediações - publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins - v. 25, n. 3 (2020) - Dossiê: Materialidades e Agências na América Afro-Latina - http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/issue/view/1720.
Revista Trama – Asociación Uruguaya de Antropología Social (AUAS), número 11 "Edición especial" - www.auas.org.uy/trama/index.php/Trama/issue/view/10.
Revista Vivência - Revista de Antropologia da UFRN - v. 1 n. 55 (2020), Dossiê: "Patrimônio afro-religioso: acervos, preservação e fonte de conhecimento" (https://periodicos.ufrn.br/vivencia/issue/view/1055) e v. 1 n. 56 (2020) - Dossiê: "fronteiras: perspectivas antropológicas de gênero, sexualidade e suas interseções" (https://periodicos.ufrn.br/vivencia/issue/view/1086).
LOPES, Rita de Cássia Domingues (2020). Identidade e territorialidade na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente – Tocantins. Editora EDUFT.
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/468.
A petição, que tem apoio de mais de 90 entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas, faz parte da mobilização virtual pela derrubada dos vetos presidenciais na Lei Complementar nº 177, sancionada em 12 de janeiro, sobre os recursos da principal fonte de financiamento da CT&I no País.
Assine e compartilhe!
Acabar com as ilegalidades é necessário, mas não suficiente
Por Manuela Carneiro da Cunha
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF