Racismo e/no Ensino superior: cotidiano, experiências e desafios sob a perspectiva discente
12/11/2021, 15h30 às 17h30
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba
Seminário Internacional sobre os 50 anos da Declaração de Barbados: A virada política e epistemológica da Antropologia na América Latina
15/11/2021, 10h às 12h30
Comissão de Assuntos Indígenas
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba
Lançamento do Livro "Biotecnologias, transformações corporais e subjetivas: saberes, práticas e desigualdades"
17/11/2021, 16h às 18h
Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba
Encruzilhadas transatlânticas: negras antropologias na diáspora africana e em África
29/11/2021, 15h às 17h
Comitê Estudos Africanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba
Em 11 de novembro de 2021, no seu congreso em Mérida, México, a IUAES homenageou Gustavo Lins Ribeiro pelo recebimento do Prêmio Franz Boas por Contribuições Exemplares à Antropologia, outorgado pela Associação Americana de Antropologia. O evento foi organizado por Carmen Bueno, da Universidad Iberoamericana (México), com a participação de Rosana Guber (IDES-Buenos Aires) e Junji Koizumi (presidente da IUAES). Gustavo fez uma conferência intitulada Antropólogos em Movimento: Exilio e Migração na Construção da Antropologia.
O livro IPEA: Etnografia de uma instituição. Entre pessoas e documentos, de autoria de Carla Costa Teixeira (UnB) e Sérgio Castilho (UFF), publicado como o Selo ABA, recebeu a Menção Honrosa no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas, Edital 2021. A Diretoria da ABA e os membros da Comissão Editorial de Livros Científicos - CELCA/ABA, parabenizam o/as autora/es por este importante prêmio na área das Ciências Sociais.
Como parte da programação da 45° Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), na última quarta-feira (27) foi entregue o Prêmio de Divulgação Científica em Ciências Sociais. Entre os projetos premiados, estiveram dois integrantes da Rede Kerekere: Larvas Incendiadas e Mundaréu. Além dos projetos ganhadores, participaram da competição outros projetos e iniciativas que integram a Rádio.
A ABA parabeniza todas as pessoas contempladas nos prêmios e concursos da 45a. edição do Encontro da ANPOCS, saudando em especial àquelas pertencentes a esta Associação.
- Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas, Teses e Dissertações em Ciências Sociais
- Prêmio COMIS/ANPOCS – Ana Maria Galano
- Prêmio em Direitos Humanos para papers inscritos no 45o Encontro Anual da ANPOCS
- Prêmio Luiza Bairros para papers inscritos no 45o Encontro Anual da ANPOCS
- Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica
Confira os resultados: https://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2610-premios-e-concursos-do-45-encontro-anual-da-anpocs
A Ordem do Mérito Científico é um dos principais prêmios em reconhecimento à dedicação e à qualidade da contribuição de cientistas de todas as áreas do conhecimento. As indicações são realizadas pela comunidade científica por meio da participação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em um Comitê Técnico justamente para assegurar o mérito da sua contribuição e inovação, independente de critérios extracientíficos. Esse princípio é o mais democrático porque traduz o reconhecimento por parte daqueles que fazem e vivem a ciência no dia a dia. Dois motivos explicam a recusa desse reconhecimento por parte de cientistas indicados por seu justo merecimento esse ano, entre os quais o antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida.
Em primeiro lugar, a gravíssima situação em que nos encontramos, decorrente das políticas de desfinanciamento do atual governo, que comprometem a ciência, a tecnologia e a inovação, avançam contra o ensino superior e fragilizam o lugar do Brasil no mundo. Em segundo lugar, o veto ideológico a dois renomados cientistas da saúde pública, no momento em que contamos 600 mil concidadãos mortos na pandemia da COVID-19. O propósito da Ordem do Mérito Científico se vê subvertido e é por isso que a recusa de cientistas contemplados merece nosso apoio.
A Articulação das Ciências Sociais - que reúne a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) – vem a público reafirmar a defesa dos valores fundamentais que alicerçam a produção de conhecimento científico bem como da estrutura de investimento público capaz de garantir sua qualidade.
Carta aberta dos Cientistas condecorados com a Ordem do Mérito Científico.
Articulação das Ciências Sociais - @aba_antropologia @abcpcomunica @anpocs e @sbs_sociologia
Nos meses de novembro e dezembro de 2021 a ABA oferecerá o curso “Questões fundamentais nos laudos antropológicos”. A turma deste curso é composta exclusivamente por indígenas, quilombolas e pessoas pertencentes a outros povos e comunidades tradicionais. As inscrições para o curso aconteceram nos dias 05 a 08 de novembro, e mobilizaram 250 pessoas interessadas. A primeira aula acontecerá no dia 12 de novembro, em ambiente fechado.
Ementa do curso: Os laudos antropológicos constituem uma modalidade de produção etnográfica com certas particularidades, sendo avaliada e acionada dentro de uma arena de atores em disputa. O objetivo do presente curso é aportar questões imprescindíveis para a compreensão deste fazer antropológico atualmente no país.
Organização: Comitê Laudos Antropológicos; Comissão de Assuntos Indígenas; Comitê Quilombos; Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos.
Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções Novas Pesquisas e Ensaios, bem como em novas seções, Pedagógicas e Ofício. A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado "Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento", mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos leitores a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/. |
Data: 17 a 19 de novembro de 2021
Informações: https://sites.google.com/ufrn.br/5-coloquio-franco-brasileiro/
Data: 25 a 29 de abril de 2022
Informações: Cartaz / https://www.even3.com.br/7rea/
Data: 23 a 27 de novembro de 2021
Informações: http://www.jorjov.com.ar/
Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para o dossiê: "Arqueologias políticas do futuro: do aceleracionismo ao antropoceno". Prazo para Submissões: 15 de novembro de 2021. Informações: Chamada Mediações, vol. 27, n. 1 - 2022/1.
ILHA - Revista de Antropologia, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, divulga chamada para o dossiê: "Antropologias a partir dos medicamentos: co-produções, políticas e agenciamentos contemporâneos". Prazo para submissões: 31 de dezembro de 2021. Informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/announcement/view/1737.
Organização: Hippolyte Brice Sogbossi, Taniele Rui, Gisele Fonseca Chagas, Lucía Eilbaum, Ana Paula da Silva
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 230
ISBN: 978‑65‑87289‑13‑7
DOI: 10.48207/9786587289137
Organização: Fernanda Cardozo, Theophilos Rifiotis
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 158
ISBN: 978-65-87289-12-0
DOI: 10.48006/978-65-87289-12-0
Petschelies, Erik & Schröder, Peter (orgs.). Max Schmidt: Os Aruaques. Tradução: Erik Petschelies (Coleção Mundo Indígena) São Paulo: Hedra, 2021.
Hedra: Max Schmidt: Os Aruaques
Antropotretas
Série Ligas Camponesas -> O Engenho e a Reforma
Antro... como faz?
#04 - Fotografar em campo (como faz?
Museológicas
Saúde, ambiente e cuidado (com Ailton Krenak)
Na real, o que dizer?
#03 - O que dizer sobre o filme "Tinta Neles"
Nós Nosotros
#07 - Pontal da Barra (com Sabrina Ribeiro)
#06 - Histórias do Lepaarq da UFPel (com Rafael Milheira)
#05 - Arqueologia das Epidemias
Larvas Incendiadas
[bii -1] Interseccionalidade
Sensibilidades Antropológicas
#08 - Relações etnográficas - interlocuções
“Manifestamos nossa indignação e nosso veemente protesto em relação à exclusão arbitrária dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico de 2021, por meio de decreto presidencial de 05/11/2021”, protestam.
En su segunda convocatoria realizada en 2021, la Asociación Latinoamericana de Antropología (ALA) anuncia la incorporación de 26 Grupos de Trabajo (GT), incluyendo tres renovaciones y 23 nuevas propuestas, hechas desde América Latina y el Caribe.
Participaron colegas de 21 países de América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México y Panamá), América del Sur (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Perú, Uruguay y Venezuela), además de la región del Caribe (Cuba, Haití y Puerto Rico) y Europa (Alemania, España y Portugal), con mayor participación de antropólogos/as de Argentina, Brasil y México. Participaron socios/as de 9 de las 13 organizaciones afiliadas a la ALA.
Canal YouTube de la asociación: https://www.youtube.com/channel/UCEnxURHe9g8ab4Ed3CpJYtw
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF