Das inscrições:
O período das inscrições, com envio das chapas e resumos das propostas de gestão, assim como o período para o envio das candidaturas aos Conselhos, ocorrerá entre os dias 24 de junho a 25 de julho de 2022. As inscrições serão recebidas e protocoladas, pela secretaria administrativa da ABA, através do e-mail aba@abant.org.br e serão divulgadas aos/as associados/as da ABA na abertura da votação.
Das votações:
As votações serão on line e estarão disponíveis entre os dias 01 e 31 de agosto de 2022, com término às 12h. Acompanhe os informativos da ABA com as instruções para votação. É direito exclusivo dos/as associados/as efetivos/as, colaboradores/as, pós-graduandos/as, correspondentes e honorários/as votarem nas eleições, desde que estejam em dia com suas anuidades.
Confira a Chamada de Trabalhos
Cronograma:
- Pagamento das inscrições na primeira faixa de descontos: prorrogado até o dia 11/07/2022
- I Prêmio de Divulgação Científica da ABA, prazo: 11/07/2022
- Confirmação de participação em GTs - pagamento da inscrição: até 18/07/2022
- Prêmio ABA Ensino de Antropologia, prazo: 22/07/2022
Site 33ª RBA: https://www.33rba.abant.org.br/
Contato:
E-mail: rba@sinteseeventos.com.br
WhatsApp para atendimento direto: (11) 99925-5503
07/07/2022, 17h às 18h30
Comissão Laicidade e Democracia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba
Mesa-Redonda: SABERES ANTROPOLÓGICOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: CIÊNCIA E CONSERVADORISMOS NO BRASIL ATUAL (ABA)
Terça-feira, 26/7/2022 - das 14h00 às 16h00
Modalidade: Virtual
Coordenadora: Regina Facchini (UNICAMP)
Palestrantes: Sérgio Luís Carrara (UERJ), Jacqueline Moraes Teixeira (USP/SP) e Lia
Zanotta Machado (UnB)
Painel: OS DESCAMINHOS DA POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL (ABA)
Quinta-feira, 28/7/2022 - das 16h00 às 18h00
Modalidade: Virtual
Coordenadora: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Participantes: Edna Ramos Castro (UFPA), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo
(OC), Wilson Cabral de Souza Junior
(ITA), Luis Vinicius Sanches Alvarenga (SAB) e Juliana de Paula Batista (ISA)
WMC-11 - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, HUMANIDADES E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO USO DOS PODCASTS (ABA)
Ministrantes: Carolina Parreiras Silva (UNICAMP), Soraya Fleischer (UnB) e Patrícia
Pinheiro (UFPB)
Público-alvo: Geral
Modalidade: Virtual
No dia 5 de junho último, o servidor público e indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips deveriam chegar de barco a Atalaia do Norte, no Amazonas. Eles nunca chegariam. Por onze dias o Brasil e o mundo assistiram a filmagens dos rios e das florestas da região do Vale do Javari, suas cores, seus povos e o incansável trabalho dos indígenas na busca por seu amigo Bruno e companheiro Dom, enquanto as autoridades afirmavam se tratar ali de “uma área completamente selvagem”, “hostil”, “de difícil acesso”.
Cheios de indignação e revolta pelo bárbaro crime que todo país testemunhou nestas últimas semanas, em solidariedade e respeito às famílias das vítimas, Bruno Pereira e Dom Phillips, a ABA, por meio do seu Comitê de Inserção Profissional e com a Rede Autônoma Brasileira de Antropologia, RABA, vêm manifestar total apoio aos familiares e amigos de Bruno Pereira e de Dom Philips, neste doloroso momento de despedida.
In solidarity with our Associação Brasileira de Antropolgia (ABA) colleagues, EASA expresses deep concern at the disappearance of the Brazilian indigenous researcher Bruno Araújo Pereira...
...and British journalist Dom Philips along the Rio Javari since 5 June 2022, given the context of the Bolsonaro government's ongoing crackdown on indigenous groups and their advocates, and their acceleration of rainforest destruction.
We urge the EASA community to help us circulate ABA's statement as widely as possible.
No dia 24 de junho, última sexta-feira, ocorreram episódios de violência em Mato Grosso do Sul, contra duas comunidades dos povos Kaiowa e Guarani. Os fatos aí envolvidos apresentam uma gravidade extrema e é neste sentido que a ABA (Associação Brasileira de Antropologia), a ABIA (Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges), a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso a Ciência), a ANPOCS (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) e a SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia) vem aqui se pronunciar.
O Comitê de Antropologia e Saúde e o Comitê Deficiência e Acessibilidade, vinculados à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vêm, por meio desta, externar sua enorme preocupação com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, no último dia 08/06/2022, definiu, por 6 votos a 3, que os planos de saúde não estão obrigados a cobrir procedimentos em saúde que não estejam descritos na lista definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tornando o rol desses procedimentos taxativo, e não exemplificativo, tal como ocorria até então.
Lideranças das comunidades quilombolas de Salvaterra (PA) e estudantes da UFPA estão sendo criminalizadas por Calúnia, Injúria Difamação na Vara Única de Salvaterra por reagirem a uma postagem de cunho racista (processo n. 0800110-51.2022.8.14.0091). Tal criminalização é feita em meio ao contexto comemorativo nas redes sociais do resultado do Processo Seletivo Especial da Universidade Federal do Pará, destinado a estudantes Indígenas e Quilombolas. A postagem em questão foi publicada por uma militar, contendo termos e imagens racistas, que reforçam o imaginário de desvalorização, de incapacidade intelectual do homem negro para estudar e de acessar o ensino superior. Desta forma, reatualizam as teorias racialistas do século XIX, que procuravam comprovar a hierarquização das raças - e criam argumentos para desacreditar a necessidade de implementação das políticas de ações afirmativas.
Foram três os ataques infames a mulheres esta semana que passou. Já manifestamos nossa indignação com a dor infligida a menina de 11 anos a quem se tentou impedir de levar adiante um aborto duplamente legal, porque decorrente de estupro e colocando em risco a vida da criança gestante. Depois tivemos o choque com as ofensas a uma jovem atriz, igualmente estuprada, que – exatamente como queriam as operadoras do Direito que atormentaram a menina – levou a gravidez a termo e doou a criança, sem se valer de seu direito legal a abortar. Soma-se o caso da jornalista Patricia Campos Mello, que por apurar profissionalmente a indústria política das fake news foi ofendida, ganhou um processo cível em primeira instância e depois, na fase recursal ora em andamento, passou pela situação de um desembargador minimizar o crime e votar contra a compensação legal.
Diante dos rumores de que estaria sendo preparado um dossiê alternativo que modificaria o perímetro de tombamento inicialmente proposto para a Serra do Curral, as entidades abaixo assinadas, constituintes do Fórum de Entidades em Defesa da Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, vêm manifestar sua preocupação com os problemas que podem advir da exclusão das áreas de mineração do referido perímetro.
A Campanha foi realizada no dia 21 de junho e a ABA participou com a atividade intitulada “Contexto do financiamento da educação e da ciência no Brasil” (ABA), que contou com Gregório Grisa (IFRS), como palestrante, e Guillermo Vega Sanabria (UFBA), como mediador.
Confira a programação completa em: Campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência” – SBPC (sbpcnet.org.br).
Este boletim é produto de uma iniciativa de defesa das Ciências Sociais brasileiras articulada pela ABA, ABCP, ANPOCS e SBS em pareceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (IESP/UERJ).
Ano eleitoral e as pesquisas que medem as intenções de voto voltam a ganhar espaço na mídia. Para além da corrida eleitoral, na última semana de maio os senadores voltaram a discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/21, também conhecido como novo código eleitoral. Dentre as várias mudanças propostas, está previsto um conjunto de mudanças que impactam a realização e divulgação de pesquisas eleitorais.
Com este cenário em vista e sabendo que a quantidade de pesquisas tende a aumentar nos próximos meses, organizamos alguns tópicos que ajudam a interpretar os resultados das pesquisas de intenção de votos.
Também disponibilizamos um guia tira-dúvidas, que pode ser acessado aqui.
Mercado de Trabalho
O horizonte de possibilidades de inserção profissional para antropólogas é mais variado do que se poderia imaginar, o que iremos explorar nesta semana temática.
A atuação como docente e pesquisador, tanto em instituições públicas quanto privadas, é majoritária entre os egressos de mestrado e doutorado, como apontaram as duas edições da pesquisa O Campo da Antropologia [3; 4]. Entretanto, existem atividades junto a organismos internacionais, organizações não-governamentais, consultorias, cargos na administração pública direta e indireta nos três entes federativos e nos três poderes e até em empresas privadas [1]. Isto tudo além da atuação engajada de antropólogas na esfera pública.
Comunicamos que através do site da 33ª RBA (https://www.33rba.abant.org.br), na área restrita do/a inscrito/a, é possível clicar em “Doação” e efetuar doações financeiras para a ABA e/ou suas Revistas.
Acesse sua área restrita (https://www.33rba.abant.org.br/home/login) e verifique se possui a possibilidade de contribuir com algum dos valores.
- 19/09/2022 (segunda-feira): Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
- 10/10/2022 (segunda-feira): Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail.
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição é inteiramente dedicada à produção de antropólogas/os negras/os e conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Fórum, Ensaios, Resenhas, Composições e Entrevistas.
Destacamos especialmente o Fórum dessa edição, com textos de autoria de Luciana de Oliveira Dias, Zwanga Nyack, Mônica Conrado, Jade Lobo e Osmundo Pinho, além dos textos que apresentam o problema levantado pelo Fórum, de autoria de Milton Ribeiro, Juliana Cíntia Lima e Silva e Vinicius Venâncio.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Estão abertas as chamadas para os dossiês “Antropologías del gestionar: formas y fórmulas de gobierno en nuestras latitudes”, com data final para envio de artigos: 15 de abril de 2022, e "Etnografia das Instituições de Governança", com Data final para submissão de artigos: Prorrogado até 17 de agosto de 2022. Informações: http://www.vibrant.org.br.
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Data: 30 de julho de 2022
Informações: Cartaz
Data: 30 de junho a 01 de julho de 2022
Informações: https://www.even3.com.br/musicarlocal2022/
Data: 03 de julho de 2022
Informações: Convite
Data: 08 de julho de 2022
Informações: Cartaz
Data: 24 a 30 de julho de 2022
Informações: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/
Data: 06 a 09 de setembro de 2022
Informações: https://apa2022.apantropologia.org/
Data: 10 a 14 de outubro de 2022
Informações: https://redfeial.org/convocatoria-v-congreso/
O Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas de 24 de junho a 22 de julho de 2022 as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Justiça e Segurança do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Informações: https://ppgjs.uff.br/2022/06/21/2013/.
As a postdoctoral researcher you will work as a part of a research team within the project ‘Romani Atlantic: Transcontinental Logic of Ethno-Racial Identities’ coordinated by Dr. Martin Fotta and funded by the Lumina Quaeruntur Award of the Czech Academy of Sciences. You will conduct fieldwork in Portugal, researching how social place, attributes, and spheres of action ascribed to Romanies have been established and changing in relation to other communities and other racial projects. Deadline: 13 July 2022. Information: http://www.abant.org.br/files/20220623_62b47c93049ca.pdf.
E quando a limonada antropológica azeda de vez?
Os texto com até 15 páginas ou 6 mil palavras, sem contar as referências, devem ser enviado até 15 de julho de 2022. Informações: Chamada.
Revista Emblemas (PPGAS/UnB), divulga chamada para o Dossiê Temático "INSEGURANÇA ALIMENTAR: O AGRAVAMENTO DA FOME NO BRASIL PELA COVID-19". O objetivo desse Dossiê é constatar, compreender e denunciar as realidades de grupos e comunidades em situação de insegurança alimentar e de vulnerabilidade social, econômica, ambiental e política, as quais foram agravadas e intensificadas a partir do desmonte e da ausência de políticas públicas e programas sociais no decorrer da, ainda presente, pandemia da COVID-19, assim como da negligência nefasta e perversa do Estado brasileiro. Prazo para submissões: 31/07/2022. Informações: https://www.revistas.ufg.br/emblemas/announcement/view/919.
Antropolítica, revista contemporânea de antropologia foi criada em 1995 como resultado da cooperação entre os domínios da Antropologia e Ciência Política (PPGACP) na Universidade Federal Fluminense, divulga chamada para o Dossiê "Antropologia das instituições e das práticas de poder: etnografia, política e bases sociais do conhecimento". Prazo para submissões: 20 de setembro de 2022. Informações: Chamada / https://periodicos.uff.br/antropolitica/announcement/view/665.
Espaces et Sociétés est une revue scientifique interdisciplinaire de géographie, d’architecture et d’urbanisme, et plus largement des sciences humaines et sociales. Appel à articles pour le dossier thématique "Prendre soin de la nature urbaine". Envoi des articles au plus tard le 26 septembre 2022. Informations: http://www.abant.org.br/files/20220622_62b322328f67e.pdf.
A Exilium Revista de Estudos da Contemporaneidade da Cátedra Edward Saïd da Unifesp está com chamada aberta para publicação de artigos inéditos sobre orientalismo, especialmente envolvendo História, Literatura e Cultura da África e Ásia de língua portuguesa. Submissões somente via site, respeitando estritamente as Diretrizes para autores, que estejam em consonância com a linha editorial do periódico e se encaixem em suas seções. Informações: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/announcement/view/259.
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste é um periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso - v. 8 n. 17 (2021): Maio a Agosto de 2021.
LAT - La Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo es una publicación del Centro de Estudios e Investigaciones Laborales (CEIL-CONICET) de Argentina y el Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-CONACYT) de México - Vol 6, No 13 (2022) Los significados del trabajo en las economías alternativas.
CIADS - Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, publica trabalhos no campo do Direito Sanitário, que é o ramo do conhecimento que estuda a relação entre o Direito e a Saúde, trazendo para o campo jurídico as questões que permeiam a construção e a garantia do direito sanitário, desde sua produção normativa, nacional e internacional, até sua aplicação pelos poderes estatais e organismos internacionais - v. 11 n. 2 (2022): (ABR./JUN. 2022).
DE AGUIAR, Monique Florencio (Autora). Antropologia: uma introdução à ciência da diversidade humana e sua vocação democrática. Editora Lutas Anticapital, 2022.
DE CARVALHO, Maria Rosário (Autora). Trajetórias e histórias insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano. Editora: EDUFBA, 2022.
OLIVEIRA JUNIOR, Geraldo Barboza de (Org). Negritude potiguar, vol. I: comunidades quilombolas. João Pessoa: Oiticica, 2021.
OLIVEIRA JUNIOR, Geraldo Barboza de (Org). Negritude potiguar, vol. II: povos de matriz africana. João Pessoa: Oiticica, 2021.
OLIVEIRA JUNIOR, Geraldo Barboza de (Org). Negritude potiguar, vol. III: cultura popular negra. João Pessoa: Oiticica, 2021.
SILVA, Orlando Sampaio (Autor). Novas Interpretações Referentes à Formação e à Vida do Povo Hebreu / Judeu: Personagens Bíblicas. São Paulo, Scortecci Editora; 1ª edição, 2021.
Mundaréu
# Políticas Sociais com Antropologia? Histórias que se cruzam em um episódio do Observantropologia (audio-capítulo 3 do livro MANICA, Daniela Tonelli; PERES, Milena; FLEISCHER, Soraya (Orgs.). No ar: Antropologia, histórias em podcast. Campinas/Brasília: Pontes Editorial e ABA Publicações, 2022).
# Do subsolo para a podosfera - conversas da Kata (audio-capítulo 4 do livro MANICA, Daniela Tonelli; PERES, Milena; FLEISCHER, Soraya (Orgs.). No ar: Antropologia, histórias em podcast. Campinas/Brasília: Pontes Editorial e ABA Publicações, 2022).
Museológicas
#4 Recife: tragédia, descaso e esperança: Marcos André Silva
#5 Recife: tragédia: descaso e esperança: Sue Costa (UFPA)
#7 Cartografias de parteiras indígenas em Pernambuco
Antro, como faz?
#Primeira publicação, como faz?
Se o grileiro vem, pedra vai
#23 Princípio da continuidade
#24 50 mil para permanecer em casa
#25 Dando nome aos bois
#26 Em nome de São Abraão, multiplico as terras
#27 Chegou de caminhonete e bem vestido, veio tratar da Bonito
#28 É grileiro que não acaba mais
#29 Vamos morar no espaço
#30 Estamos vivos, lidem com isso
Sensibilidades Antropológicas
#12 Carta sonora para D. Antonia
O Som da Ciência
#2 Quando (e onde) os cientistas se encontram
Curso de Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Javari
O Curso de Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Javari da Universidade do Estado do Amazonas, manifesta os mais profundos sentimentos de tristeza, indignação e luto pela confirmação do brutal assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, desaparecidos desde o dia 05/06/2022, por ocasião do exercídio de suas atividades como profissinais dos direitos humanos na Terra Indígena Vale do Javari, Amazonas.
A mestranda do PPGAS-UFG, Thainá Gondim Lucio, orientada pelo Prof. Camilo Braz, atual vice-coordenador do PPGAS, ganhou o prêmio internacional "Carole H. Browner Latin American Studies Fellowship Fund" e poderá viajar e participar do encontro anual da American Anthropological Association em Seattle, nos Estados Unidos, entre 09 e 13 de Novembro de 2022!
Trata-se de um importante prêmio anual que agracia um/a estudante de pós-graduação em antropologia em reconhecimento a trabalhos inovadores desenvolvidos nos campos de estudos de parentesco, teoria cultural e cultura americana. O prêmio também cobre custos de deslocamento até o congresso no valor de US$2,500.
Ademais, é um reconhecimento extraordinário de uma estudante do PPGAS-UFG, o que sinaliza também para os avanços que nosso programa tem desenvolvido em iniciativas bem-sucedidas de internacionalização. O PPGAS destaca também que atualmente possui três estudantes realizando doutorados-plenos no exterior e a oportunidade de inscrição e divulgação do evento, aliás, foi compartilhada por Ana Carolina de Assis Nunes, nossa egressa atualmente realizando doutorado pleno na Oregon State University nos Estados Unidos.
Para celebrar sua persistente e fecunda atuação nas ciências humanas e sociais brasileiras, a revista realiza o lançamento de seu site próprio, no qual é disponibilizado todo o acervo dos seus 30 primeiros anos de existência. Com isso, volumes antes existentes somente em formato impresso, muitos dos quais esgotados, tornam-se novamente acessíveis ao grande público. A digitalização e o acesso gratuito a artigos, resenhas, documentos e ensaios de pesquisadores de referência, dentro e fora do país, vêm completar as publicações que se encontravam disponíveis no Scielo.br/rs, desde 2007, abarcando toda a história editorial da revista.
Ao longo de quase cinco décadas de existência, Religião & Sociedade publicou mais de 700 artigos que abordaram os mais diferentes aspectos, temas e tradições religiosas, apresentando abordagens variadas que privilegiaram, a cada tempo, debates pulsantes na universidade e fora dela. O acervo agora disponível através do novo site é uma valiosa fonte de pesquisa sobre a história das ciências sociais no Brasil interessadas nos temas de vocação da revista, que se mantém como uma referência fundamental na área.
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF