24/11 (quinta-feira) – Jogo do Brasil às 16h
Expediente de 8h às 14h.
28/11 (segunda-feira) – Jogo do Brasil às 13h
Expediente de 8h às 11h.
02/12 (sexta-feira) – Jogo do Brasil às 16h
Expediente de 8h às 14h.
No momento em que a sociedade é, em grande medida, positivamente surpreendida com o tema da redação do Enem de 2022, que convida os jovens estudantes a refletirem sobre a valorização dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, o Comitê de Trabalho sobre Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), vem a público repudiar ações de violência direcionadas a esses povos, movimentos sociais e seus parceiros. Nos últimos dias, após o resultado das eleições que ocorreram em 30 de outubro de 2022, as manifestações terroristas têm ratificado o contexto de intolerância e de ataques contra agentes sociais que historicamente lutaram em defesa da democracia, da justiça social, da equidade e da liberdade. O panorama é preocupante e exige do Estado medidas de responsabilização contra atos criminosos que ameaçam determinados grupos e os princípios basilares da dignidade humana e dos direitos coletivos.
O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, que reúne 26 entidades da sociedade civil e está presente nas unidades da federação por meio dos seus Fóruns Estaduais vem, por meio desta, manifestar-se neste momento ímpar de forma a contribuir para um diálogo propositivo e construtivo com as autoridades eleitas, agentes públicos, parlamentares e com o setor cultural do país, sobre os imensos desafios e possibilidades que se abrem neste momento para as políticas culturais brasileiras. Louvamos a disposição do governo eleito de reconstruir o Ministério da Cultura e, já em seu processo de transição, estabelecer um diálogo propositivo com o segmento cultural, diante de temas fundamentais que exigem medidas e respostas urgentes. Notamos, outrossim, que é fundamental que a área do patrimônio cultural esteja presente nesse momento de transição.
Recebemos com satisfação a nomeação desse Grupo Temático do Governo de Transição. Acreditamos que é o momento para ampliarmos o diálogo entre a comunidade científica brasileira e os representantes do próximo governo, assim como de retomarmos antigas demandas que receberam pouca atenção nos últimos anos. Entre elas, a elaboração de uma Política Nacional de Preservação e Gestão do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro.
Veja aqui a programação do Simpósio
Adriana Dias, associada da ABA, foi convidada para compor a Comissão de transição da Saúde do Governo Federal e nos trouxe tal informação para divulgação. Adriana possui experiência na elaboração de políticas públicas na área da saúde, investirá na contribuição para políticas anti eugenistas e inclusivas para todas as minorias, em especial as mais invisibilidades e vulneráveis.
Lançamento v.8 n.1 - 2022
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Ensaios, Resenhas e com Fórum inteiramente dedicado à temática do Artivismo. Nesta seção destacamos os textos de autoria de Ribamar José de Oliveira Junior, Paulo Raposo, Alvaro (Carmen) Jarrín, Leandro Colling, Manguebixa (Tiago Alexandre dos Santos), Divine Kariry (Pablo Soares Pereira da Costa), Pedra Homem, Huber David Jaramillo Gil, Denise Zenicola e Fernanda Silva.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Estão abertas as chamadas para os dossiês:
- "Utopias da Reciclagem e Circularidade"
Prazo para submissões: 30 de dezembro de 2022
Informações: Chamada;
- "Laudos Antropológicos: questões teórico-metodológicas, éticas e de poder na América Latina hoje"
Prazo para submissões: 28 de fevereiro de 2023
Informações: Chamada
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Data: 19 de novembro de 2022
Informações: Convite
Data: 25 de novembro de 2022
Local: Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), PMU II, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília - D.F
Informações: Transmissão online
Data: 05 de dezembro de 2022
Informações: Convite
Data: 01 a 04 de agosto de 2023
Local: UFF, em Niterói, Rio de Janeiro
Informações: https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/
Prazo para submissão de propostas de Grupos de Trabalho: 15 de dezembro de 2022
Multilingual Laboratory Seminar
Data: 30 de novembro de 2022
Informações: Release / Cartaz / https://bit.ly/MultilingualLab
Data: 14 a 20 de outubro de 2023
lnformações: Release / https://iuaes2023delhi.org/index.php
Texto Curatorial: Ser um corpo intruso em uma galeria de arte é um sentimento comum para pessoas com deficiência. Assim como acontece nos museus, teatros, auditórios e bibliotecas que são desenhados para contemplarem corpos e mentes normais, padronizados, típicos. Essa exposição reivindica a presença disruptiva de corpos e mentes com deficiência como oportunidade de transformação das obras de arte, das práticas artísticas e das formas acesso à cultura visual. Inspirados nos princípios da justiça da deficiência os 11 retratos que são frutos de criações colaborativas, que exploram diferentes realidades sócio-políticas Brasileiras. Neles, os corpos intrusos protagonizam novas representações sobre si mesmos, participando como artistas, posando para serem retratados e também como audiência pretendida. Enquanto um olhar a partir do sul global, essa exibição se apresenta ela mesma como uma intrusão na cena artística Canadense, intencionada à movimentação das ideias de cultural visual, autoria e deficiência.
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia - PPGA/UFPR recebe doutores para realização de estágio de pós-doutorado sob a supervisão de professores credenciados no Programa. Prazo para inscrições: 25 de novembro de 2022. Informações: http://www.humanas.ufpr.br/portal/ppga/posdoc/.
Cadernos de Arte e Antropologia é uma revista internacional semestral, que enfoca os campos de ligação entre as ciências sociais e as artes, divulga Chamada: Dossiê “Políticas e poéticas das expressões das formas sensíveis: performance, imagens e sons”. Prazo para submissões: 31 de janeiro de 2023. Informações: https://journals.openedition.org/cadernosaa/4388.
Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ - https://periodicos.uff.br/antropolitica/issue/view/2724.
CHAGAS, Mário; GONÇALVES, Renata de Sá, VASSALLO, Simone (Org.). Cuidando da vida: relatos da vacinação contra a covid-19 no Museu da República - Série Documentos Museológicos nº 6 do Museu da República, 2022.
DE SOUZA, Angela Maria (Autor). Vozes Mulheres da Améfrica Ladina: Movimentos de Aquilombamento.Dandara Editora, 2022.
KOPPER, Moisés (Autor). Architectures of Hope: Infrastructural Citizenship and Class Mobility in Brazil's Public Housing. Editora: University of Michigan Press, 2022.
Terceira temporada do "Mundo na sala de aula" (uma série do Mundaréu)
#21: PIBEX - Diálogos em extensão
#22: PIBID - Comunidades de aprendizagem
O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) surgiu em 2012, em uma reunião da Sociedade Brasileira do Progresso das Ciências (SBPC). Na ocasião, o Fórum foi alimentado pelo apoio de entidades consagradas na luta pelas humanidades, como a própria SBPC, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O FCHSSALLA agrega hoje 55 associações e sociedades científicas, tendo se tornado uma importante referência na defesa da liberdade de cátedra e da pesquisa voltada para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade brasileira.
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF