A Cerimônia ocorrerá no dia 06 de janeiro de 2023, às 17h e 30min, no auditório do prédio do ICS/UnB.
Clique aqui ou veja a imagem abaixo para visualizar o convite.
No dia 09/12 (sexta-feira) não haverá expediente, devido ao jogo do Brasil às 12h.
O Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, o Comitê Quilombos e o Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vêm por meio desta nota repudiar a condução dos procedimentos e ações adotadas no processo de renovação da licença prévia do empreendimento minerário da SRN Holding, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Energias Renováveis (SEMAR) - Piauí; que pretende se sobrepor ao Território Quilombo Lagoas.
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com a sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e a Articulação Brasileira de Indígenas Antropologes (ABIA) vêm por meio desta nota manifestar sua indignação com a decisão do governo Bolsonaro de não concluir o Censo Demográfico 2022 na Terra Indígena Yanomami (TIY). Mais de 50% da população yanomami pode ficar de fora do recenciamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O atual governo federal está tratando de esconder o quê da sociedade com esta negativa?
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por meio de sua Comissão de Direitos Humanos (CDH) e perante os ataques armados com vítimas fatais a duas escolas do município de Aracruz (ES) em 25 de novembro de 2022, vem a público chamar a atenção para a recorrência de tragédias como esta em instituições de ensino brasileiras, não configurando, portanto, evento isolado o ocorrido no estado do Espírito Santo.
As propostas foram encaminhadas para: Gabinete de Transição Governamental / Direitos Humanos – Migrantes e Refugiados; Sub Grupo Migrações; Grupo Cidades; Grupo Relações Internacionais; e Cooperação Judiciária Internacional.
Confira as propostas relativas as Políticas dirigidas aos migrantes transnacionais, refugiados e apátridas: http://www.abant.org.br/files/20221128_6384abb971a3d.pdf.
Tivemos quatro anos de uma política inaceitável: um governo hostilizando ciência, educação, saúde, meio ambiente, cultura e os mais pobres, num ataque constante ao conhecimento e aos valores éticos da humanidade. Agora chegamos ao inacreditável: no apagar das luzes, esse governo desonra seus compromissos legais de financiamento a essas áreas, que constituem a vida do povo e da nação.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) protesta contra a Lei 17.940 do Estado de Pernambuco, que mutila o Espaço Ciência, o maior espaço destinado à divulgação da ciência no Brasil, em mais de 8 mil m2, assim ameaçando uma das iniciativas mais poderosas e bem sucedidas no Hemisfério Sul e na América Latina e Caribe no sentido de atrair novas vocações para o uso e a criação de conhecimento científico.
Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), associada e associado da ABA, foram eleito/a como membros titulares das Ciências Sociais na ABC.
Confira o resultado das eleições: https://www.abc.org.br/2022/12/01/novos-membros-da-abc-2022/.
Lançamento v.8 n.1 - 2022
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Ensaios, Resenhas e com Fórum inteiramente dedicado à temática do Artivismo. Nesta seção destacamos os textos de autoria de Ribamar José de Oliveira Junior, Paulo Raposo, Alvaro (Carmen) Jarrín, Leandro Colling, Manguebixa (Tiago Alexandre dos Santos), Divine Kariry (Pablo Soares Pereira da Costa), Pedra Homem, Huber David Jaramillo Gil, Denise Zenicola e Fernanda Silva.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Estão abertas as chamadas para os dossiês:
- "Utopias da Reciclagem e Circularidade"
Prazo para submissões: 30 de dezembro de 2022
Informações: Chamada;
- "Laudos Antropológicos: questões teórico-metodológicas, éticas e de poder na América Latina hoje"
Prazo para submissões: 28 de fevereiro de 2023
Informações: Chamada
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Nota de pesar - Pesquisadora da UFMG, Flávia Merçon, foi assassinada durante atentado neonazista no Espírito Santo
A Articulação das Ciências Sociais (Anpocs, ABA, ABCP e SBS) se solidariza com as vítimas e familiares do atentado no Espírito Santo e divulga a nota do GESTA da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - sobre a tragédia e o falecimento da pesquisadora egressa do PPGAN/UFMG Dra. Flávia Amboss Merçon Leonardo.
São Paulo, 27 de novembro de 2022
André Botelho, Presidente da Anpocs
Jacob Carlos Lima, Presidente da SBS
Patrícia Birman, Presidente da ABA
Vanessa Elias de Oliveira, Presidente da ABCP
Data: 01 a 04 de agosto de 2023
Local: UFF, em Niterói, Rio de Janeiro
Informações: https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/
Prazo para submissão de propostas de Grupos de Trabalho: 15 de dezembro de 2022
Data: 16 a 20 de janeiro de 2023
Informações: http://congresoantropologia.cl/
Data: 12 de dezembro de 2022
Informações: https://cria.org.pt/en/seminario-pedra-branca
O BIEV convida para o lançamento do documentário “Porto Alegre 250 anos, memórias do trabalho”. O evento ocorre no dia 8 de dezembro de 2022, às 15h30, na Câmara Municipal, sala de aula da Escola do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255, 3º andar, Porto Alegre – RS). O evento é aberto à cominidade e a entrada é gratuita.
Vaga de Pós-Doutorado vinculada ao projeto LINKAGES (em inglês) ou ENLACES (Conhecimento Local e Indígena para uma (Bio)Economia Inclusiva na Amazônia). Esta bolsa de Pós-Doutorado é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Projeto refere-se ao consórcio internacional Brasil (FAPESP) – Holanda (NWO), composto por parceiros acadêmicos e não acadêmicos. O trabalho será realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Prazo de inscrição: 10 de janeiro de 2023. Informações: https://www.nepam.unicamp.br/bolsa-de-pos-doutorado-projeto-enlaces-conhecimento-local-e-indigena-para-uma-bioeconomia-inclusiva-na-amazonia/.
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH) torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção do ano de 2023 em nível de Doutorado, de acordo com a Resolução Normativa 154/2021/CUn, de 15 de outubro de 2021; a Resolução Normativa Nº 145/2020/CUn, de 27 de outubro de 2020; Resolução Normativa nº 004/2021/CPG, de 11 de novembro de 2021 e de acordo com o Regimento do Programa. Prazo para inscrições: 25 de janeiro de 2022. Informações: https://ppgich.ufsc.br/processo-seletivo-ppgich-2023/.
Revista Áltera (Programa de Pós-Graduação em Antropologia/Universidade Federal da Paraíba) torna pública a chamada de dossiês para os números 15 e 16 (2023 e 2024). Os dossiês serão compostos por aproximadamente 10 artigos, conforme as normas da revista, disponíveis no site. A submissão de artigo para os dossiês poderá ser feita por convite dos organizadores e/ou pelo site da Revista. Em ambos os casos, todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas (duplo-cego). A diversidade regional e a internacionalização são critérios de seleção dos dossiês. Serão valorizados dossiês cujos organizadores sejam de regiões e países diferentes. Todos os dossiês devem obrigatoriamente conter pelo menos, 2 artigos em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). As propostas devem ser encaminhadas até o dia 20/12/2022 ao Comitê Editorial através do e-mail revistaaltera@gmail.com. Informações: Edital de chamada para dossiês.
Mediações, publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins, divulga chamada de artigos para dossiê: Dossiê: Conhecimentos Canábicos: Práticas sociopolíticas emergentes de pesquisa e de produção de conhecimentos (Mediações, vol. 28, n. 3 - 2023/3). Prazo para submissão: até 15 de julho de 2023. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/437.
Wamon, revista científica criada em 2012 a partir da iniciativa de alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM), está com chamada de artigos aberta para o dossiê: Etnografias Críticas e História Oral: coteorização, epistemologias das margens e descolonização de narrativas. Submissão: até 31 de março de 2023. Informações: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/239.
Mediações, publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins, divulga chamada de artigos para dossiê: Dossiê: Subjetivação religiosa: práticas, representações e experiências (Mediações, vol. 29, n. 3 - 2024/3). Prazo para submissão: até 15 de novembro de 2023. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/450.
Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS - v. 23 n. 62 (2022): Gênero e Imagens - vol. 2.
MARTINS, P.; GARCEZ, C. ANTUNES, D. L. (orgs.). Território & Sociabilidade – População, Memória e Fronteiras. São Bonifácio: Edições do Instituto Egon Schaden, 2022.
JUNIOR, Geraldo Barboza de Oliveira (Org.). NEGRITUDE POTIGUAR, vol. IV: quilombolas - textos & relatos. João Pessoa, PB : Antropos Cultural, 2022.
JUNIOR, Geraldo Barboza de Oliveira (Org.). NEGRITUDE POTIGUAR, vol. V: povos de matriz afro-ameríndia – textos & relatos. João Pessoa, PB : Antropos Cultural, 2022
ESCOURA, Michele (Autora). Fazer festa é uma guerra: relações e conflitos na organização de casamentos. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2022
FERREIRA, Viviane de Cassia; CARVALHO, Vitor; SAÚDE, Juliana; VIDIGAL, Assis Benevenuto (Org.). Casa Breve: uma atriz louca em três tempos. Javali - Editora e Produção Cultural, 2022
HANDERSON, Joseph; CÉDRIC, Audebert (Eds.). El sistema migratorio haitiano en America del Sur: Proyectos, Movilidades y Políticas Migratórias. Editora CLACSO, 2022.
#EP05 - "Quem cuida de mim? [Causar Espanto]"(Jesus Moura)
#EP06 - "Quem cuida de mim? [Questões intercruzadas]" (Evelly Araújo)
Apresentação: em prol do diálogo e da inclusão
Considerando os injustos processos de racialização dos povos ciganos no mundo e no Brasil, vítimas de perseguições e violências históricas, devido às suas origens étnicoraciais, vimos por meio desta solicitar a inclusão de demandas dos povos ciganos nas pautas dos direitos humanos, educação, saúde, cultura, justiça e segurança, trabalho e previdência, entre outros serviços/setores, do futuro governo; bem como a participação de representantes dos ciganos nos Grupos de Trabalho (GTs) de transição de Igualdade Racial e de Direitos Humanos.
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF