Prezados/as Associados/as,
Chegamos ao final de mais um ano que impactou, como tem ocorrido em tempos recentes, as variadas temáticas e grupos com os quais atuamos para fazer Antropologia no Brasil. A despeito dos enormes desafios, em suas variadas formas e ordens, a Associação Brasileira de Antropologia conseguiu manter-se firme em seus propósitos. Agradecemos, assim, profundamente a dedicação de todas as pessoas que atuam nos comitês, comissões e na secretaria da ABA. Também agradecemos a todas as pessoas, instituições e associações parceiras com as quais pudemos nos engajar ao longo deste ano. E agradecemos, especialmente, nossos/as associados/as, pela contribuição para a manutenção e ampliação da nossa Associação, e pela participação nas nossas diversas atividades ao longo do ano, incluindo a exitosa 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, competentemente sediada e afetuosamente acolhida pela UFPR. A Diretoria da ABA anseia que, em 2023, continuemos juntos/as e ainda mais fortes. Projeta todo o sucesso à nova Diretoria, que assumirá a partir de janeiro. E deseja a todos/as os/as associados/as e a seus entes queridos um excelente fim de ano, na esperançar de boas mudanças.
Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará em recesso entre os dias 24 de dezembro de 2022 e 01 de janeiro de 2023, retomando as atividades no primeiro dia útil do novo ano (02 de janeiro de 2023).
A Cerimônia ocorrerá no dia 06 de janeiro de 2023, às 17h e 30min, no auditório do prédio do ICS/UnB.
Clique aqui ou veja a imagem abaixo para visualizar o convite.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia (CEC&T) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) manifesta seu assombro e, mais uma vez, repudia o ataque aos orçamentos das Instituições de Educação Superior, efetuado pelo Governo Bolsonaro. No encerramento da execução do ano fiscal, as instituições foram informadas que estariam sem financeiro para suas despesas discricionárias.
A Associação Brasileira de Antropologia se junta ao pedido, firmado por diversas entidades da sociedade civil, representadas pela carta enviada ao Presidente do Senado Federal, para que não coloque em pauta, no presente ano, na última sessão legislativa, o Projeto de Lei 1459/2022, que dispõe sobre o registro e o uso de agrotóxicos. Solicitamos também ao presidente do Senado que a matéria seja submetida à análise e deliberação das Comissões de Meio Ambiente, Assuntos Sociais e Direitos Humanos.
O presente documento consiste na sistematização de diretrizes e contribuições para os próximos anos de gestão do patrimônio cultural brasileiro. O documento foi compilado pelo Grupo de Trabalho (GT), designado no âmbito do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, para dialogar com o Gabinete de Transição "Cultura" do Governo Lula.
As associações e entidades científicas abaixo nominadas vêm expressar ao grupo de transição de Educação sua preocupação quanto à necessária reconstrução da estrutura de fomento à pós-graduação e à pesquisa científica no Brasil, bem como à necessidade da nomeação de dirigentes em sintonia com os anseios da comunidade científica e da educação.
Lançamento v.8 n.1 - 2022
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Ensaios, Resenhas e com Fórum inteiramente dedicado à temática do Artivismo. Nesta seção destacamos os textos de autoria de Ribamar José de Oliveira Junior, Paulo Raposo, Alvaro (Carmen) Jarrín, Leandro Colling, Manguebixa (Tiago Alexandre dos Santos), Divine Kariry (Pablo Soares Pereira da Costa), Pedra Homem, Huber David Jaramillo Gil, Denise Zenicola e Fernanda Silva.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Estão abertas as chamadas para os dossiês:
- "Utopias da Reciclagem e Circularidade"
Prazo para submissões: 30 de dezembro de 2022
Informações: Chamada;
- "Laudos Antropológicos: questões teórico-metodológicas, éticas e de poder na América Latina hoje"
Prazo para submissões: 28 de fevereiro de 2023
Informações: Chamada
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Data: 11 e 12 de janeiro de 2023
Informações: Apresentação / Programação
Data: 01 a 04 de agosto de 2022
Informações: https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/
Envio de propostas de Grupos de Trabalho prorrogado até o dia 16 de janeiro de 2023
Data: 16 a 20 de janeiro de 2023
Informações: http://congresoantropologia.cl/
Data: 30 de maio a 02 de junho de 2023
Informações: Convocatória / Página no evento
A Universidade Federal de Pelotas - UFPel, torna pública a abertura de inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (Nacional ou Estrangeiro). Período de inscrições: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2022. Informações: Edital.
A Revista de Estudos Brasileiros, editada por Ediciones Universidad de Salamanca, em colaboração com a Universidade de São Paulo, divulga chamada para o dossiê: "Estudos Sociais das Ciências no Brasil". Prazo para submissões: 08 de janeiro de 2023. Informações: https://cebusal.es/call-for-papers-reb-2023/?lang=pt-br.
A Revista TOMO, periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que a chamada para o dissiê "Gênero, sexualidade e resistência nas artes: olhares desde o Sul global", foi prorrogada para até 15 de janeiro de 2023. Informações: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/announcement/view/386.
A Revista Habitus, revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, está com chamada aberta para os dossiês: "Protagonismo Indígena: natureza, cultura e território - Vol. 21, n. 1 (2023)", com prazo para submissões até 30/03/2023, e "Materialidades da Morte: Práticas, Símbolos e Espaços Funerários em Contextos Históricos - Vol. 21, n. 2 (2023)", com prazo para submissões para até 15/08/2023. Informações: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/index.
A revista Estudos Sociedade e Agricultura é uma publicação do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), publica chamada para a Seção Temática “Sindicalismo de Trabalhadores(as) rurais no Brasil: transformações, permanências e os 60 anos da Contag”. Prazo para submissões: 03 de abril de 2023. Informações: Chamada / Cartaz / https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/index.
Anuário Antropológico - Revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) - vol. 47.3.
Mundaú - Revista eletrônica semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - n. 12 (2022): (Re)inventariando políticas e poéticas museais: perspectivas globais, experiências locais.
Mediações - Revista vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - v.27, n.3 (2022) - set./dez.
Autoria: Glaucia Maricato
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 290
ISBN: 978-65-87289-19-9
DOI: 10.48006/798-65-87289-19-9
SANTOS, Francimário Vito dos (Autor). A economia das festas de reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigência: um estudo comparativo em Santo Antônio do Monte e Araújos (MG). Editora: Sociedade Mineira de Cultura - Editora PUC Minas, 2022.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou no dia 14/12 a publicação intitulada "Censo agropecuário 2017: características gerais das produções agropecuária e extrativista, segundo a cor ou raça do produtor e recortes territoriais específicos". O estudo tem por objetivo "dar visibilidade para o potencial de desagregação dos dados do Censo Agropecuário 2017 segundo a cor ou raça do produtor ou do cônjuge e por recortes territoriais especiais. Isso permite a pesquisadores, técnicos governamentais e sociedade em geral terem acesso a mais informações sobre a produção agropecuária e extrativista de povos indígenas, dentro e fora de Terras Indígenas oficialmente delimitadas, e de produtores agropecuários florestais e aquícolas segundo sua cor ou raça, que produzem gêneros agroextrativistas vinculados à identidade de Povos e Comunidades Tradicionais, dentro e fora de Unidades de Conservação."
O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação de Sociologia e de Ciências Sociais vem a público manifestar o seu absoluto repúdio com a irresponsável suspensão dos pagamentos de bolsas de estudo por parte do atual Governo Federal aos pesquisadores de mestrado e doutorado, além do corte de outros auxílios.
Em Amsterdam no dia 7 de dezembro 2022 – o filosofo, escritor, ativista e artista Ailton Krenak - recebeu o prêmio do Prins Claus Fonds, juntamente com outras personalidades. Ailton Krenak é frequentemente referido como mentor e referência das gerações mais jovens de líderes indígenas, ativistas e políticos. Em seus escritos, Krenak apresenta diferentes filosofias sobre o que molda a relação humana com a natureza. Ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento de organizações indígenas que surgiram nos últimos anos. Estiveram presentes na cerimônia de outorga do prêmio os colegas associados Barbara Arisi, Henyo Trindade Barreto, Juliana Schiel e Cristhian Caje entre outros.
A revista mexicana ENCARTES Antropológicos agora publica em espanhol, francês e inglês. ENCARTES é uma revista acadêmica digital de acesso gratuito e publicação semestral editada pelo Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social. Servindo-se das novas plataformas eletrônicas, ENCARTES integra vários registos etnográficos que os antropólogos utilizam nos seus processos de investigação, incluindo material audiovisual (gravações áudio, vídeos ou fotografias) que quando inseridos complementam o material da revista. Em breve adicionará o português ao seu repertório.
Importante Carta-Aberta de pesquisadores com os povos indígenas no Brasil foi endereçada a direção da UNESCO. Na carta, centenas de pesquisadores congratulam-se com UNESCO com o lançamento da Década das Línguas Indígenas (2022-2032) e, manifestam as suas graves preocupações sobre o avanço de ações missionaristas que colocam em perigo as línguas e as culturas indígenas no Brasil. Na carta encontra-se o detalhamento destas atividades em andamento entre os povos indígenas.
Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)
Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF