A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) manifestam grande preocupação com o destino das terras indígenas em julgamento no STF e demandam a rejeição da tese do marco temporal e das 19 condicionantes adotadas no julgamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
No próximo dia 7 de junho de 2023, será retomado no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do Recurso Extraordinário nº 1017365, de interesse dos Xokleng, em razão de disputa sobre a posse da terra que tradicionalmente ocupam, denominada Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ. O julgamento está suspenso por pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, foram proferidos dois votos: o do relator, ministro Edson Fachin, que se manifestou contra o marco temporal, e o do ministro Nunes Marques, a favor. Este pretende que o STF adote como tese de repercussão geral (isto é, para todas as terras indígenas no país) a data da promulgação da Constituição Federal como marco temporal para definição da ocupação tradicional da terra por indígenas, além das 19 condicionantes adotadas no julgamento da ação popular contra a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol.
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), amicus curiae no Processo, apresentou um conjunto de reflexões antropológicas circunstanciadas, em outubro de 2020, com o propósito de contribuir com a análise e interpretação das questões em pauta.
Aconteceu em Brasília nos dias 03 e 04 de maio de 2023 o Seminário "Diversidade, Territórios e Meio Ambiente: 120 dias de reconstrução da democracia".
Clique aqui e confira a programação. Em breve o Seminário estará disponível na TV ABA (https://www.youtube.com/tvaba).
Contido por décadas e em todas as instâncias no Brasil, o pedido de desculpas do Governo brasileiro às comunidades remanescentes de quilombos de Alcântara no processo impetrado junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizada entre 26 e 27 de abril, entrou para a história da resistência negra e dos quilombolas do Brasil.
Após 20 anos de espera, no julgamento realizado entre 26 e 27 de abril, os representantes das vítimas do projeto governamental da Base de Lançamento de Alcântara finalmente foram ouvidos e expuseram no Tribunal Internacional as violações que sofreram em mais de 40 anos, conforme amplamente documentado por pesquisas e inúmeras e sucessivas denúncias feitas pela própria comunidade e por diferentes movimentos sociais e ONGs.
Durante este período, os quilombolas foram deslocados, humilhados, enganados, cerceados em seus direitos, constrangidos e ameaçados, tendo sido impedidos de acessar o mar e a água; de realizar suas atividades extrativistas; de plantar suas roças, perdendo até mesmo o direito de acessar o cemitério. “Fomos tratados como porcos”, disse emocionada dona Maria Luzia ao testemunhar na Corte as atrocidades vivenciadas.
A Associação Brasileira de Antropologia- ABA, vem, respeitosamente, expor nossa preocupação acerca da Ação de Declaração de Inconstitucionalidade n°6137, proposta pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, que pretende declarar a inconstitucionalidade da Lei n° 16.820/2019, do Estado do Ceará, que veda a pulverização aérea de agrotóxicos.
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por intermédio do Comitê Patrimônios e Museus, do Comitê Quilombos, do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e da Comissão de Assuntos Indígenas, solidariza-se com a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará e apoia suas notas de repúdio às declarações proferidas em evento realizado nessa universidade, nos dias 27 e 28 de abril de 2023.
A Associação Brasileira de Antropologia, por meio de seu Comitê Quilombos, Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e Comitê Patrimônio e Museus, vem a público manifestar apoio e solidariedade à Comunidade Remanescente de Quilombo de Queimadas, diante da invasão e obstrução da reunião de sua associação comunitária, no último domingo, dia 16 de abril. Os invasores foram identificados como membros da empresa de mineração Herculano e fazendeiros da região. A reunião privada visava devolver à comunidade o relatório técnico elaborado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com estudos acerca dos impactos do projeto de Mineração da Herculano para as comunidades quilombolas da região.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), as demais entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP) e as sociedades científicas abaixo assinadas convidam outras entidades da sociedade civil, além de partidos políticos e eleitos em geral, bem como todos os democratas, a criar um Dia Nacional de Defesa da Democracia, a ser comemorado anualmente, celebrando esse regime e também repudiando a ditadura, ao evocar aqueles que foram torturados ou mortos por regimes autoritários, bem como todos os que sofreram pela supressão de liberdades essenciais à vida privada ou pública.
Webinário Redes sociais, ativismos e sociabilidades em espaços africanos
Palestrantes:
Dércio Tsandzana (UEM)
Carla Carvalho, Fávia Santos e Vladimir Ferreira (UniCV)
Debatedor:
Renato Lemos (UFPE)
Quando: 26/05/2023, às 10h
Onde: TV ABA (https://www.youtube.com/live/jKBOP8ymomY?feature=share)
A TV ABA recebe propostas de atividades remotas por meio de suas/seus Comissões/Comitês ou através da Diretoria. Para submeter a proposta é necessário: 1) Ser membro de Comissões, Comitês ou Diretoria da ABA; 2) Submeter a proposta com o mínimo 15 dias de antecedência, via formulário específico no site da ABA, conforme disponibilidade na agenda; 3) Acesse o formulário no link http://portal.abant.org.br/aba/, clique no menu lateral esquerdo em "Webinários ABA" / "Agendar webinário" e preencha o formulário.
A Editora Bazar do Tempo concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 30% no catálogo: https://bazardotempo.com.br/loja.
Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br.
Desconto não cumulativo.
A FGV Editora concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 20%, válido para todos os livros e e-books, exceto os das seções sob demanda e e-books Editoras Parceiras: https://editora.fgv.br/.
Solicite o Cupom de desconto (válido até 15/05/2024) através do e-mail: aba@abant.org.br.
Não cumulativo com outras promoções ou descontos.
A loja Arte de Maria concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 15% nos produtos da loja: https://www.artedemaria.com/.
Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br.
Consulte todas as parcerias da ABA: http://www.portal.abant.org.br/beneficios/.
Reveja aqui, com legendas e áudio em português, a live da Wenner-gren Foundation e ABA, realizada em 05 de abril de 2023.
Conheça as propostas, orientações e financiamentos de pesquisa divulgados nesta live.
A Comenda Pedro Teixeira foi criada nos anos 1960 pelo Instituto Histórico e Geográfico do Pará e é conferida em reconhecimento aos que defendem o desenvolvimento intelectual e os interesses da Amazônia, especialmente do Pará.
A Vice-presidente da ABA, Sônia Magalhães, foi condecorada com a Comenda Pedro Teixeira e passou a ocupar a cadeira patronímica de Emílio Goeldi.
Lançamento v.8 n.2 - 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 - 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Leia aqui a homenagem à antropóloga Simone Simões Ferreira Soares (1944 – 2023), por George Paulino e Gleidson Vieira.
Data: 25 e 30 de maio de 2023 e 05 de junho de 2023
Informações: Programação
Data: 25 a 27 de maio de 2023
Local: Auditório UFPR Litoral
Informações: Divulgação
Data: 25 a 27 de outubro de 2023
Local: Macéio/AL
Informações: https://www.10esocitebr.com/
Data: 01 de junho de 2023
Informações: https://coloquios.todosintegrados.online/wp/
Data: 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023
Local: Universidade de Varsóvia, Polônia
Informações: Divulgação / Submissão de artigos até 30 de junho de 2023
Data: 04 a 07 de dezembro de 2023
Informações: https://hoaic.cfs.unipi.it/
Submissão de trabalhos até 30 de junho de 2023
A Universidade Federal de Viçosa – UFV, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de 01 docente da Carreira do Magistério Superior, Professor Classe A – com denominação Adjunto A, nível I, em regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), com lotação no Departamento de Economia Rural, do Centro de Ciências Agrárias, para a área de Antropologia, Ruralidades e Questões Ambientais, com a seguinte titulação: Graduação em Ciências Sociais, Sociologia ou Antropologia e Doutorado em Antropologia. Inscrições até 10 de junho de 2023, às 23horas e 30 minutos. Informações: https://www.gps.ufv.br/editais/573/.
A WAU - World Anthropology Union está lançando o Concurso de Vídeos Curtos (até 1 minuto). O objetivo é aproveitar a criatividade antropológica mundial e mostrar que a Antropologia é "A Melhor de Todos os Tempos". Demonstre com originalidade e criatividade as contribuições que a Antropologia pode trazer para o mundo. Até 15 de setembro de 2023, poste seu vídeo de forma pública em qualquer rede social e inclua as hashtags: #AnthropologyIsTheGOAT #WorldAnthropologies #WAUImpact #WCAAImpact e #IUAES. Não se esqueça de enviar o link do seu vídeo para anthropologyisthegoat@gmail.com. Informações: http://www.abant.org.br/files/20230524_646e17850afcf.jpg.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, torna público o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, para o primeiro período letivo de 2024. Período de inscrições: Doutorado, 28 de maio de 2023. Informações: Editais.
A Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS – divulga chamada de artigos para seu número 65, que terá como tema "Questões para o Patrimônio Antropológico: Repositórios digitais, acervos e museus". Prazo para submissões: 30 de junho de 2023. Informações: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras.
A Wamon, Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, divulga chamada de artigos para o Dossiê Gênero, Raça e Sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas. Prazo para submissão: 31 de agosto de 2023. Informações: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/262.
A Revista Horizontes Antropológicos, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebe artigos para a edição temática Antropologia do Desenvolvimento. Prazo para submissão: 01 de junho de 2023 a 30 de setembro de 2023. Informações: https://seer.ufrgs.br/index.php/horizontesantropologicos/announcement/view/1695.
Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - v. 29 n. 65 (2023): Antropologia e Democracia.
Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS - v. 24 n. 64 (2023): Jogos de barbante, linhas, amarrações e outras figuras na composição de etnografias escritas e sensoriais.
CROVETTO, Gonzalo Díaz; ARAYA, Claudio Espinoza; CABRERA, Francisca de la Maza; RONCAGLIOLO, Gemma Rojas (Editores). Antropologías hechas en Chile - Volumen I, Colección Antropologías hechas en América Latina y el Caribe (ALA, 2023).
CROVETTO, Gonzalo Díaz; ARAYA, Claudio Espinoza; CABRERA, Francisca de la Maza; RONCAGLIOLO, Gemma Rojas (Editores). Antropologías hechas en Chile - Volumen II, Colección Antropologías hechas en América Latina y el Caribe (ALA, 2023).
CROVETTO, Gonzalo Díaz; ARAYA, Claudio Espinoza; CABRERA, Francisca de la Maza; RONCAGLIOLO, Gemma Rojas (Editores). Antropologías hechas en Chile - Volumen III, Colección Antropologías hechas en América Latina y el Caribe (ALA, 2023).
César Augusto Ayala D.; Giovanni Molano C.; Juan David Figueroa (Editores). Medófilo medina - textos ocultos. Editorial: Universidade Nacional da Colômbia, 2023.
MELCHIONNE, Thomas Louis (Autor). Vivir y beber en Malvinas. Un antropólogo entre los kelpers. Buenos Aires, Editorial SB, 2023.
MACHADO, Giancarlo Marques Carraro (Autor). A cidade do skate: sobre os desafios da citadinidade. Editora: HUCITEC. Coleção Antropologia Hoje, 2022.
Paula Balduino de Melo (autora). Matronas afropacíficas - Parteiras Afro-Pacíficas. Tramas da resistência na fronteira Colômbia-Equador. Editorial: Universidade Nacional da Colômbia, 2022.
A CIDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos) inicia hoje julgamento para avaliar a denúncia de violação a garantias fundamentais a comunidades quilombolas expulsas de suas terras em Alcântara (MA) em 1980 para construção da então base aeroespacial, hoje chamada de CLA (Centro de Lançamento de Alcântara).
O documentário procura reconstruir a história do curso com foco na visibilidade da contribuição das professoras que constituíram o curso. Para isso, foram entrevistadas as professoras que atuaram no curso nas suas primeiras três décadas.
Confira o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=KHSBEqpyvqo.
A revista MEMÓRIAS INSURGENTES pretende estimular a publicação de pesquisas formadoras de uma outra memória, alimentada por novas narrativas sobre o Brasil, que derrubem estereótipos atribuídos às populações indígenas e divulguem novas fontes de pesquisa conectadas aos projetos políticos dos indígenas contemporâneos. Para isso, a organização de cada volume da revista não segue uma ordem estritamente cronológica e linear. A sucessão dos artigos foi pensada, nos primeiros volumes, em conformidade com os regimes – aqui chamados de Fundação (para se referir ao estabelecimento da Colônia), Nação (século XIX e formação nacional), Tutela (para o regime tutelar atualizado pelas agências indigenistas, SPI e Funai) e Protagonismo (imagens e narrativas produzidas pelos indígenas em suas lutas por reconhecimento de direitos a partir sobretudo da década de 1980) – pelos quais as memórias são estruturadas e por meio dos quais as narrativas e as imagens sobre o passado podem ser apresentadas. Cabe destacar que os regimes são engendrados em contextos históricos precisos, e continuam a existir e a ser ativos em contextos muito posteriores. Os volumes seguintes serão abertos a propostas de dossiês temáticos que possam agrupar pesquisas inovadoras em relação aos povos indígenas desde uma perspectiva multidisciplinar.
Baixe a revista para leitura (www.memoriasinsurgentes.org), acesse o canal (www.youtube.com/etnomuseu) e assista o debate/lançamento que aconteceu no dia 24 de abril de 2023.
#memoriasinsurgentes #UFRJ #UFPB #UFSB
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA. |
Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)
Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)
Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF