A RBA está de volta a Minas Gerais! Aos 70 anos de existência, o acontecimento mais antigo e significativo entre os encontros de praticantes das antropologias brasileiras retorna a esse estado de paisagem cultural plural e intensa, que receberá pela terceira vez uma Reunião Brasileira de Antropologia em Belo Horizonte.
A capital de Minas Gerais foi sede da V RBA em junho de 1961, quando Darcy Ribeiro, mineiro de Montes Claros, presidia a Associação Brasileira de Antropologia. Em abril de 1992, a Universidade Federal de Minas Gerais recebeu a XVIII RBA, sob a presidência de Roque de Barros Laraia, mineiro de Pouso Alegre. A atual presidenta da ABA, mineira de Aiuruoca, e a Comissão Organizadora, convidam todo o povo da Antropologia para estar de novo aqui em 2024.
De 23 a 26 de julho de 2024, a 34ª RBA acontecerá no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. Chamamos toda a comunidade antropológica a explorar a cidade de Belo Horizonte, lugar de convergência das diversidades desiguais que compõem Minas Gerais, expressas em seu próprio nome. As Minas e os Gerais. Diferenças geográficas, ambientais, socioeconômicas e culturais se revelam nas diferentes partes que compõem a totalidade Minas Gerais.
João Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo, constatou que Minas são várias. Para ele, no mapa de Minas Gerais temos Minas geratriz (a do ouro), da Mata, do Sul, do Triângulo, do Oeste, do Norte, do Centro e a do Noroeste. Nos Gerais, ao norte do estado, a riqueza sociocultural que envolve povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais aguça o olhar para os muitos sotaques dessa terra, em que cada pessoa costuma dizer de onde vem entre os 853 municípios de Minas Gerais.
Em todos os lugares mineiros podemos encontrar a atmosfera acolhedora do café coado, do queijo, das quitandas, da doçaria apetitosa, da comida de sal úmida, colorida e cheirosa que entrelaça visitantes e nativos. É esse tempero comum dos modos mineiros de viver que convidamos os participantes da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia a experimentar. Agende sem demora, está “bem pertin”!
Diretoria da ABA e Comissão Organizadora da 34ª RBA
Os Diálogos Amazônicos, evento realizado de 4 a 6 de agosto de 2023, em Belém, integra a programação da Cúpula da Amazônia e seus resultados foram apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes dos países amazônicos reunidos de 7 a 9 de agosto de 2023, na mesma cidade.
A vice-presidenta da ABA, professora Sonia Magalhaes, foi moderadora da PLENÁRIA III, intitulada “como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica e transição energética”. Esta foi coordenada pelo Reitor da Universidade Federal do Pará, Professor Emmanuel Tourinho e contou com a participação da Ministra brasileira de Ciência e Tecnologia e Inovação; e com expositores representantes da sociedade civil de Brasil, Equador, Bolívia e Colômbia.
Para saber mais https://www.gov.br/planalto/pt-br/assuntos/cupula-da-amazonia/.
ABA é signatária do Manifesto PGR e os Rumos do Ministério Público (https://forms.gle/zY4nFqYt9Nd4Sj5m9), cujo lançamento foi no dia 09 de agosto, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, sendo a ABA representada na ocasião por sua conselheira professora Heloisa Buarque de Almeida. Participantes da mesa: Procuradores Marlon Weichert e José Godoy e a Promotora de Justiça Alessandra Queiroga. O lançamento do Manifesto visa a lutar por um Ministério Público mais atuante na luta por justiça social, demandando maior participação social na escolha de um/a Procurador/a-Geral da República (PGR):
" Propomos, pois, que o processo de escolha do/a próximo/a PGR seja também oportunidade para que o Governo, os membros do Ministério Público, das demais instituições do sistema de Justiça e do Poder Legislativo, lado a lado com a Sociedade Civil, se engajem em um debate sobre o resgate e o reforço do Ministério Público como instituição fundamental à democracia brasileira, à promoção dos direitos humanos e à justiça social".
Estiveram presentes também representantes de movimentos sociais, como o MST e MAB (Movimento de Atingidos por Barragens), assim como outras entidades em defesa dos direitos Humanos (Comissão Arns, CLACSO, Associação Juízas e Juízes para a Democracia, Fórum Social Mundial Justiça e Democracia), inclusive a procuradora Eugênia Gonzaga, que presidiu a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos; e a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Manuela de Moraes.
Mais de 200 associados/as/es visitaram o estande da ABA durante a XIV RAM. Foi um prazer estar de volta a nossos encontros presenciais, que também se estenderam em nossas redes sociais durante toda a reunião.
Mesa-redonda: Cientistas Trans: Inclusão E Desafios De Diversidade Na Ciência Brasileira
A proposta desta mesa é dar visibilidade à presença de mulheres trans na ciência. Convidaremos pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento: Artes, Educação e Astrofísica para trazerem seus depoimentos e propostas para maior inclusão de pesquisadoras e pesquisadores trans em diferentes áreas da ciência brasileira. Clique aqui e confira os detalhes da mesa.
Programação geral
https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/wp-content/uploads/2023/06/programacao75RA.pdf
Durante o evento Pré-RAM 2023, realizado pelo Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia, no Museu da República, entre 29 e 30 de julho, a equipe do Projeto Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil – Pró-Humanidades CNPq, 2022 – 2025, lançou sua nova identidade visual e redes sociais.
Cumprindo os objetivos da difusão e promoção da cultura as redes sociais serão um meio de divulgação das ações do Mapeamento para pesquisadores, público em geral e, principalmente, para os detentores das coleções participarem do projeto e conhecerem a localização dos seus objetos em instituições museais.
O projeto está desenvolvendo uma plataforma, onde em breve serão disponibilizados os dados da pesquisa, que estão sendo coletados desde 2018, por uma rede de pesquisadores em todas as regiões do Brasil, com organização e realização do Comitê de Patrimônios e Museus da ABA.
Para saber mais : @coleçõesetnograficas.br.
Em entrevista publicada dia 05 de agosto de 2023 ao Canal UM BRASIL, o antropólogo David Nemer, membro do Comitê de Comunicação e Divulgação Científica da ABA, abordou criticamente a temática da relação entre tecnologia e desigualdade social. “Por se tratar de uma sociedade que ainda lida muito com racismo, homofobia e misoginia — e considerando a demografia que desenvolve a tecnologia (geralmente, formada por pessoas brancas) —, os problemas estruturais tendem a ser trazidos para os códigos e consumados em forma de tecnologia. Não é uma surpresa o fato de a tecnologia não ser neutra, nunca foi. O cuidado [que devemos ter] é em como essas ferramentas podem materializar as opressões”, afirma David. Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://exame.com/brasil/e-preciso-cuidado-para-a-tecnologia-nao-materializar-opressao-afirma-antropologo/.
Consulte as promoções das novas parcerias da ABA: http://www.portal.abant.org.br/beneficios/.
Lançamento v.8 n.2 - 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.19 - 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/
Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”
Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Data: 11 a 15 de março de 2024
Local: Rosario (Argentina)
Informações: https://alacongresos.net/
Prazo para apresentação de mesas redondas e simpósios prorrogado até 14 de agosto de 2023
TARGINO, Gekbede Dantas (Autora) SOBRE AS ÁGUAS: a Tradição e a Pesca Artesanal em três comunidades da Reserva Extrativista Acaú-PB/Goiana-PE. Appris Editora (2023).
#ep25 O poder do interlocutor e as mudanças de rumo (como faz?)
#ep26 Curiosidades sobre o “Antro, como faz?”
QUARTA TEMPORADA
#21 – Todo laboratório é sobre pessoas
Jeremy Campbell, presidente da SALSA, disse durante a abertura da XIV Conferência Bianual da SALSA - "Visões e Futuros: A Amazônia a partir das raízes" - que esta conferência foi a maior da história da Sociedade de Antropologia das Terras Baixas da América do Sul (SALSA). Realizada na Tríplice Fronteira (Peru, Colômbia e Brasil) nas dependências da Universidade Nacional de Colômbia em Leticia, em conjunto com a Universidad Nacional de la Amazonia Peruana (UNAP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (Brasil), a Salsa 2023 contou com a presença de antropólogos indígenas, lideranças e detentores de saberes indígenas nos debates, nos diferentes painéis e mesas redondas (veja a programação aqui: https://www.salsa-tipiti.org/conferences/salsa-2023_nt/panels/). O antropólogo Indígena João Paulo Tukano junto com a profa. Tânia Stolze foram os palestrantes do Keynotes. A Assembleia Geral foi realizada no dia 30 de Julho e empossou a nova presidente, a antropóloga Laura Graham, para a próxima gestão. Nesta assembleia foi aprovada a Declaração da SALSA aos presidentes dos países amazônicos que se reuniram em Belém durante os dias 7 a 8 de Agosto. Veja a nota: https://www.salsa-tipiti.org/piac/action-items/carta-de-leticia/.
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA. |
Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)
Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)
Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF