Compartilhe:
Visite o Portal da ABA:
www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 21/2024 | 11/11/2024
destaques da ABA
Nota pela valorização da vida das mulheres e reconhecimento do feminicídio como crime hediondo

A Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia repudia  a decisão do Tribunal do Júri que atua no caso do julgamento do crime cometido por Claudio Gomes dos Santos, réu pela morte a pauladas de sua companheira Alberita Barbosa da Silva, na cidade de Maceió, que no dia 10 de outubro desclassificou o crime de feminicídio. Ao fazê-lo, os jurados entenderam que o réu não tinha a intenção de assassinar Alberita quando a agrediu com pauladas. Essa desqualificação reduz a pena do crime cometido por Claudio Gomes dos Santos, e, principalmente, demonstra a resistência da justiça e da sociedade brasileira em aderir a uma tipificação penal que evidencia o caráter específico das violências baseadas no gênero, o que é incontestável no caso de Alberita. Trata-se menos da intenção de matar, pois não se está discutindo dolo ou culpa, e mais de reconhecer as dinâmicas patriarcais que sustentam essas violências, subestimando-as e perpetuando-as, o que revela o desprezo pela vida das mulheres.

alt

Iniciativa do Comitê de Patrimônios e Museus da ABA recebe prêmio de Divulgação Científica da Anpocs

O Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil recebeu o prêmio de Divulgação Científica do 48º Encontro Anual da ANPOCS. A primeira edição do prêmio aconteceu em 2021, com o propósito de  reconhecer iniciativas voltadas para um diálogo mais próximo entre pesquisadores e suas investigações e a sociedade. O Mapeamento está sendo realizado desde 2020 pelo Comitê de Patrimônios e Museus da ABA e nos últimos dois anos conta com apoio do CNPq, por meio da Chamada Pró-Humanidades na linha de Difusão da Cultura. Os primeiros resultados estão disponíveis no Instagram: https://www.instagram.com/colecoesetnograficasbr/ e no site: colecoesetnograficas.uff.br.

A ABA participa do World Anthropological Union 2024

A ABA participa do World Anthropological Union 2024 de 11 a 15 de novembro em Johannesburg, África do Sul. Na oportunidade, as professoras Andrea Zhouri e Bela Feldman-Bianco participam do Symposium on Sustainable Development Goals. A participação brasileira no WAU Congress de Johannesburg conta com  mais de 100 brasileiros, sendo 49 estudantes de PPGs e estamos em quase 50 atividades.
Acesse o site do evento: https://waucongress.org/

67 Novos/as associados/as e 14 mudanças de categoria

A ABA dá as boas-vindas às novas pessoas associadas (31 efetivas, 30 pós-graduandas, 04 aspirantes, 02 colaboradoras) e saúda as que agora estão em nova categoria.

Novos filiações por categoria:

  • Efetiva - Amadeu Cardoso do Nascimento, Amana dos Santos Nesimi, Ana Paula Lino de Jesus, Antônio Augusto Bonatto Barcellos, Beatriz Accioly Vaz, Denize Refatti, Eduardo de Oliveira Rodrigues, Elis Fernanda Corrado, Fernanda Müller, Francesco Romizi, Gustavo Belisário d'Araújo Couto, Irana Bruna Calixto Lisboa, João Roberto Bort Júnior, Laisa Arlene Sales Ribeiro, Lígia Duque Platero, Lorena Veras Mendes, Lourival Aguiar Teixeira Custódio, Luana Maria de Souza, Lucas Cimbaluk, Marcela Rabello de Castro Centelhas, Marcos Alan Costa Farias, Maria Raquel da Cruz Duran, Natália Barroso Brandão, Natália Morais Gaspar, Natália Neme Carvalhosa, Raimundo Nonato Pereira da Silva, Renata Barbosa Lacerda, Rodrigo Arthuso Arantes Faria, Rogério Rodrigues dos Santos, Rosana Carvalho Paiva e Sabrina Deise Finamori;
  • Colaboradora - Juliano Franco de Moraes e Marilia de Jesus da Silva e Sousa;
  • Pós-graduanda - Adilson Silva da Silva, Alejandro Escobar Hoyos, Aliziane Bandeira Kersting, Ana Paula Silva Oliveira, Antonio Carlos Seizer da Silva, Artani Grangeiro da Silva Pedrosa, Bárbara Ferreira Ávila, Beatriz Fernandes Coelho Gomes, Bruna Fani Duarte Rocha, Diego Vartuli Cavanellas, Fernanda Oliveira Silva, Fernando Reis da Cunha, Gabriela da Costa Araújo, Igor Leonardo de Santana Torres, João De Regina Maris dos Santos e Cassalho, Joicieli Pereira de Lima, Júlia Cotta Lima de Oliveira, Marcella Francelina Vieira Camargo, Marilia Amaral, Mário Ferreira da Silva, Mauro Toledo Silva Rodrigues, Rodrigo Frare Baroni, Romina Celsa Celona, Sara Martin Xavier, Silvandra Cardoso Gonçalves, Sueli do Carmo Oliveira, Teresa Garcia, Thiago Pereira Rabelo, Tiago Sá Leitão dos Santos e Victor Lean do Rosário;
  • Aspirante - Danielle Losankas, Davi Ferreira Santos Borges, Gabriel Cortezi Schefer Cardoso e Mariana Ribeiro de Oliveira.

Mudanças de categoria:

  • Aspirante para Pós-graduanda - Amanda Gioriatti Lunkes e Carlene Santana dos Santos;
  • Aspirante para efetiva - Rute Morais Souza;
  • Colaboradora para efetiva - Natalia Negretti;
  • Pós-graduandas para efetivas - Diego Fernandes Dias Severo, Felipe Kamaroski, Guillermo Stefano Rosa Gómez, Karine Assumpção, Lucas Coelho Pereira, Natalia Ribas Guerrero, Pablo Antunha Barbosa, Paula Grazielle Viana dos Reis e Rodica Weitzman;
  • Pós-graduanda para Colaboradora - Renata de Morais Machado.
ABA subscreve nota da Academia Brasileira de Ciências – ABC e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC: Ciência quer manter o Fundo de Desenvolvimento Científico

A Academia Brasileira de Ciências – ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC manifestam sua estranheza e expressam seu protesto ante as notícias de que o Governo Federal pretenderia reduzir os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destinados à ciência, tecnologia e inovação, a pretexto do corte de gastos anunciado no Orçamento da União. Lembramos, em primeiro lugar, que o FNDCT tem sua fonte em recursos específicos, que não podem ser utilizados, legalmente, para outros fins. Ele não onera o Orçamento do Governo Federal. Portanto, seus recursos deveriam ser respeitados, não podendo ser transferidos para outras rubricas, o que constituiria um desvio de sua finalidade.

alt

Novos Debates

Lançamento v. 10 n. 1 (2024)

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.20, nº 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Indigenous Brazilian Anthropology

Prazo final para submissão: 30 de setembro de 2024.
Data estimada de publicação: Maio/junho de 2025 – v 22 (2025).
Para mais informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

oportunidades
Pós-graduação

Maestría Antropología Social FILO UBA

Anunciamos la apertura de inscripción para la nueva cohorte de la Maestría en Antropología Social (2025-2027). Fecha límite para inscripciones: 1º de diciembre de 2024. Información: https://posgrado.filo.uba.ar/maestr%C3%ADa-en-antropolog%C3%ADa-social-plan-nuevo.

eventos
Eventos no Brasil

VIII Ciclo de Debates sobre Processos Psicológicos e Culturais em Temas Emergentes: "Guerra contra Gaza e a Questão Palestina: Contextos, Representações, Mobilizações e Saúde Mental"

Datas: 26, 28 e 29 de novembro (evento online)
Transmissão: YouTube - Grupo Antropologia e Islã
Informações: Divulgação / Inscrições

I GeneReS - Seminário Nacional de Gênero, Religião e Sexualidade: Controvérsias e Desafios Contemporâneos

Data: 09 a 11 de dezembro de 2024 (evento presencial com transmissão online)
local: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Informações e inscrições: https://www.generesufjf.com/ 

VIII Reunião Equatorial de Antropologia

Data: 08 a 11 de julho de 2025
Local: Universidade Federal de Mato Grosso
Informações: Primeira circular / Card de divulgação

Exposições

II Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas (AVAEDOC/UFPB)

Convidamos pesquisadoras/es e estudantes de todo o Brasil, vinculados a grupos/núcleos de pesquisa de Antropologia Visual, a participar desta exposição coletiva, que acontecerá em Rio Tinto-PB, no Campus IV da UFPB. Queremos reunir imagens etnográficas que dialoguem com as múltiplas possibilidades das pesquisas visuais em Antropologia – seja por meio de fotografias, desenhos, mapas, colagens, xilogravuras ou outras experimentações gráficas.

alt

publicações
Chamada para artigos

Revista Alteridade

Revista Alteridade, periódico discente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, divulga chamada de trabalhos para compor a edição vol. 7, n. 1 (jan./jun.) 2025. Prazo para submissões: 18 de novembro de 2024. Informações: Chamada - Vol. 7. N.1 (Jan./Jun.-2025).

Revista Iluminuras

A Revista Iluminuras, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulga chamada de artigos para o dossiê "(Des)regulações do digital na Democracia constitucional (Mediações, vol. 30, n.2 – 2025/2)". Prazo para submissões: 15 de março de 2025. Informações: Chamada - Mediações, vol. 30, n.2 – 2025/2.

Livros ABA - Lançamentos 2024

Yanomami: tragédia sem fim

Organização: Alcida Rita Ramos, Karenina Vieira Andrade
Ano de lançamento: 2024
ISBN: 9786589473138
DOI: 10.48006/978-65-8947-313-8
PDF

Livros - Lançamentos 2024

Crônicas Etnográficas

LEAL, Ondina Fachel, NUNES, Jéssica, WEBER, Milena, FERREIRA, Jaqueline (Org.). Crônicas Etnográficas. Tomo Editorial, 2024.

Podcasts

Podcast  Maternidades Ameaçadas  | Temp 01 Transformando casos em causas

Episódio #1: "As muitas lutas da Ivanir"
Realização: Lucía Eilbaum e Maria Clara Monteiro
Roteiro: Lucia Eilbaum, Julia Viana Palucci, Maria Clara Monteiro, Camila Belisário e Ivanir Mendes De Sousa.
Financiamento: Edital Pró-Humanidades do CNPq

Podcast Mundaréu | Temp 05

Episódio #29: Entre fissuras e cortinas: modos feministas de habitar a memória. Realização: Coordenação geral do Mundaréu: Daniela Manica (Unicamp) e Soraya Fleischer (UnB)
Cientistas entrevistadas: Camila Azevedo de Moraes Wichers e Leonardo Tavares Alencar (Ser-Tão, UFG); Luís Felipe Pinheiro e Gisele Gomes Garcia (MIS Goiás) 
Financiamento: FAPESP Processo No. 2022/05943-0

Podcast Estilhaço: Podcast de estudos urbanos | Temp 01

Episódio #1: “Juventudes, cidades e políticas públicas, com Alexandre Barbosa Pereira” 
Realização: Coordenação geral, montagem e edição do podcast Estilhaço: Guilhermo Aderaldo (Unesp)
Coordenação de pesquisas e temas: Guilhermo Aderaldo (Unesp) e Elisângela da Silva Santos (Unesp)
Participação no episódio/entrevistador: João Victor Sampaio Barbosa

 

Podcast Antro, como faz? | Temp 04

Episódio #54: "A forma da tese?(como faz)?"
Realização: Ana Clara Damásio (UnB)

Antropocast: Navegando pela Antropologia | Temp 03  Terceira expedição - Navegando pelo Mito

Episódio #42: "Mito, Fábula, Lenda e Parábola"
Realização:  Fred Lucio (produção independente)

Podcast Museológicas | Série Debates SocioMuseológicos 

Programa #01: "A Mesa-redonda de Santiago do Chile (1972)"
Realização: Coordenação do Museológicas Podcast: Hugo Menezes Neto (UFPE) e Francisco Sá Barreto (UFPE);
Produção e apresentação do programa: Hugo Menezes Neto (UFPE) e Adel Pausini (Universidade Lusófona);
Entrevistado: Júlio Chaves (Universidade Lusófona).

notícias da mídia/outras
Museu Antropológico da UFG (MA/UFG) - Acervo arquivístico

Ao celebrar seus 55 anos, o Museu Antropológico da UFG (MA/UFG) reafirma sua missão como museu universitário público federal, comprometido com a excelência em pesquisa, extensão e atividades de ensino. Neste ano comemorativo, continuam firmes os projetos de restauração e expansão dos espaços museais, participação em editais para modernizar e equipar laboratórios e áreas expositivas, além de alcançar a meta institucional de qualificar o quadro de servidores, com a recepção de novos técnico-administrativos e pesquisadores associados. Também se destacam inúmeros projetos de pesquisa e extensão e convênios institucionais com o Museu Britânico e o Museu de Antropologia de Vancouver.
Agradecemos as felicitações recebidas pelos 55 anos do MA e, como reciprocidade, disponibilizamos mais um presente para o público: os acervos arquivísticos do Museu, frutos dos investimentos obtidos em editais e da conta CIP da UFG/MA.
Desde sua criação, o Museu Antropológico produz, recebe e preserva uma série de documentos que registram a trajetória do Órgão, a produção de conhecimento e a memória das populações da região central do Brasil. Além de constituir a memória institucional do Museu, as diversas espécies documentais representam as reflexões e o trabalho de inúmeros pesquisadores, guardando também a história daqueles que elegeram o Museu Antropológico como local de preservação de suas coleções documentais pessoais. Fotografias, mapas, cadernos de campo, gravuras, entrevistas, relatórios de pesquisa, registros administrativos, slides, entre outros, formam o vasto e rico acervo do Arquivo do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.
Esse acervo está disponível ao público por meio do link: https://acervo.museu.ufg.br/acervo-museu-antropologico/acervo-arquivistico/.

PL das Cotas no Serviço Público

O PL visa a garantir mais inclusão no serviço público brasileiro e o Requerimento de Urgência 4192/2024, que possibilita a votação do PL das Cotas no Serviço Público, está prestes a ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Esse projeto é fundamental, pois reserva 30% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas – um passo importante para construir uma administração pública com a cara do Brasil. A informação procede do gabinete ministerial, do Ministério da Igualdade Racial - MIR.

Para aprovar essa urgência são necessários 257 votos favoráveis de deputados federais e cada voto é essencial para que a pauta chegue ao Plenário para promover uma sociedade mais justa e representativa.

Confira aqui o material de divulgação do PL e ajude compartilhando.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF