Convidamos a todos e todas para se juntarem à nossa Campanha pela Constitucionalidade do Decreto 4887/2003, através da promoção de debates públicos sobre o tema em suas universidades, escolas, instituições, associações, divulgando a nossa campanha nas suas redes de contato e, sobretudo encaminhando carta de manifestação aos ministros do STF em defesa do Decreto.
Clique aqui para acessar o PDF da Campanha.
A ABA e sua Assessoria de Meio Ambiente repudiam as ações do Programa de Revitalização da Industria Mineral Brasileira, considerando o caráter excepcional e antidemocrático desta reforma proposta pela via de medidas provisórias, em função da ausência do debate sobre seus efeitos com organizações e movimentos da sociedade e, especialmente, com os povos e comunidades que sofrem os efeitos mais diretos das atividades produtivas do setor minero-extrativista.
Confira a íntegra da Nota aqui.
A Presidenta ABA, Lia Zanotta Machado; o subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia; o defensor público federal e coordenador do nn_group de Trabalho sobre Comunidades Indígenas da Defensoria Pública da União (DPU), Lucas Cabette Fábio, denunciaram a agenda de retrocessos promovida pelo atual governo, que já sinalizou que pretende adotar o marco temporal como critério.
Leia alguns detalhes da audiência em: http://www.reginasousa.com/destaques/623-comissao-tenta-evitar-adocao-do-marco-temporal-para-demarcacao-de-terras-indigenas.
A ABA realizou a Mesa sobre Gênero, Desigualdades, Educação e Justiça, com a participação de sua Presidente Lia Zanotta Machado, sua Diretora Regina Facchini e sua Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto, na 69ª Reunião Anual da SBPC.
Confira a matéria publicada no site da UFMG: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/pesquisadora-de-genero-denuncia-movimento-neoconservador/.
Confira a entrevista do Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da ABA, Prof. Henyo Trindade Barretto Filho, à RFI Brasil: http://br.rfi.fr/brasil/20170809-vivemos-batalha-final-da-legitimacao-das-terras-indigenas-no-brasil-diz-antropologo-0.
O Diretor da ABA, Prof. Lorenzo Macagno, encerrou o Evento de Extensão Produções da Antropologia problematizando a ideia de que o saber antropológico deva se submeter a imperativos utilitaristas imediatos, e discorrendo sobre os imperativos que constituem a seu ver o pensamento antropológico: o do significado, o da observação, o imperativo cosmopolita e o imperativo ético.
Confira o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=XTmi79bJ6BI.
O seminário foi realizado nos dias 22 e 23 de junho na sede do CNPq. Os vídeos encontram-se disponíveis no canal do YouTube do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil e podem ser acessados por meio dos links:
https://youtu.be/-kgj5bHmI3g (22 de junho) e https://youtu.be/stfja1jOXRQ (23 de junho) ou https://wordpress.com/post/blogfchssa.wordpress.com/846.
A II Edição do Prêmio Heloísa Alberto Torres ocorreu no ano de 2016, com resultado anunciado na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA (João Pessoa/PB). O vencedor (melhor artigo, dissertação de mestrado) foi Alexandre Jorge de Medeiros Fernandes (UnB), orientado por Kelly Cristiane da Silva (UnB), que teve seu artigo publicado na Revista Sociedade e Cultura da Universidade Federal de Goiás.
Confira o artigo em: https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/47124/23405.
Confira a entrevista do Instituto Humanitas Unisinos - IHU com Jane Felipe Beltrão a respeito do livro: Beltrão, Jane Felipe & Lacerda, Paula Mendes (orgs.). 2017. Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades. Brasília/Rio de Janeiro. ABA Publicações/Mórula Editorial. ISBN 978-85-656-7949-7. A publicação é um paradidático e na entrevista Jane Beltrão fala de atualidades em relação a situação dos povos indígenas.
Confira a entrevista em: http://www.ihu.unisinos.br/570189-povos-da-amazonia-padecem-de-tratamento-colonial-entrevista-especial-com-jane-beltrao.
Clique aqui para ler o artigo de Manuela Carneiro da Cunha, ex Presidente e membro do Conselho Diretor da ABA.
v. 14, n. 1/Janeiro-Abril 2017: On Ritual and Performance: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-14-n-1-01-042017/.
Chamada para o Dossiê “Gramática da [pós] violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras” / Contribuições até 30 de setembro de 2017.
A Novos Debates divulga chamada de colaborações para seu v.1 n.3. As contribuições devem ser enviadas até 30 de julho de 2017, através do e-mail novosdebates@gmail.com.
Volume 2, Número 2 - http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
IV Workshop de Acesso ao Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado "O Novo Marco da Biodiversidade e o Trabalho Científico no Brasil"
Data: 31 de agosto de 2017
Local: UFF, Campus da Praia Vermelha, em Niterói/RJ
Informações: Cartaz / Programação / Inscrições no link http://bit.ly/UFFGenIV
Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas
Data: 09 a 11 de outubro de 2017
Local: UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Informações: https://congressohumanidades.wordpress.com/
Seminário Memória das Áfricas
Data: 17 a 19 de outubro de 2017
Local: UFRN
Informações: https://proextcirs.wixsite.com/memoriadasafricas/home
IV Cirkula: Antropologia e interseccionalidades: democracia, política e participação
Data: 27 a 30 de novembro de 2017
Local: UFPE e Instituto Ricardo Brennand
Informações: https://cirkula.org / https://www.facebook.com/cirkulaufpe/
III Jornadas Internacionales de Antropología del Conflicto Urbano
Data: 13 a 15 de dezembro de 2017
Local: Buenos Aires, Argentina
Informações: Primeira Circular
O inferno nunca se farta
Data: 03 de agosto a 03 de novembro de 2017
Local: IFCH - Unicamp
Informações: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/biblioteca/fernando-tacca-inferno-nunca-se-farta
Concurso para Professor na UFV
A Universidade Federal de Viçosa divulga a abertura do processo seletivo para Professor Visitante. Inscrições até 17 de agosto de 2017. Informações: http://www.soc.ufv.br/?campusvicosa=departamento-de-ciencias-sociais-2.
Mestrado e Doutorado em Antropologia no PPGAS/UFG
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás divulga o processo seletivo para Mestrado e Doutorado. Inscrições: 07 de agosto a 06 de setembro de 2017. Informações: https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/99188-mestrado-edital-de-selecao-2018 / https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/99189-doutorado-edital-de-selecao-2018.
Mestrado e Doutorado na UFPE
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco divulga o processo seletivo para ingresso no Mestrado e no Doutorado. Inscrições: 01 a 15 de setembro de 2017. Informações: https://www.ufpe.br/ppga/noticias/-/asset_publisher/oWaVxar42FhR/content/selecao-pos-graduacao/39562?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.ufpe.br%2Fppga%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_
INSTANCE_oWaVxar42FhR%26p_p_lifecycle%3D0%26p_ p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-5%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D4.
Revista Sociedade e Cultura
A Revista Sociedade e Cultura, editada semestralmente pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e ligada aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia, em Antropologia Social e em Ciência Política da FCS/UFG, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Coleções, Colecionadores e Práticas de Representação”. Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol e as contribuições devem ser enviadas diretamente para os organizadores através do e-mail dossiecolecoes@gmail.com até 05 de novembro de 2017. Informações: www.revistas.ufg.br/index.php/fchf / Chamadas.
Revista Espaço Ameríndio
A Revista Espaço Ameríndio divulga chamada para o Dossiê Povos Indígenas e Ditaduras na América Latina. As contribuições serão recebidas até 31 de maio de 2018 e a publicação ocorrerá em final setembro de 2018. Informações: http://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/announcement / http://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/about.
Portal de Periódicos da ANPOCS
O Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOCS é uma iniciativa que visa o desenvolvimento e livre acesso a pesquisa científica relacionada às Ciências Sociais, bem como a qualificação dos seus periódicos.
Confira aqui a divulgação e acesse o Portal de Periódicos em: http://anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/periodicos-eletronicos-2.
LOPES, José Rogério (32017). Colecionismo, arquivos pessoais e memórias patrimoniais. Porto Alegre: Cirkula.
Na data em que se comemora o Dia do Advogado, 11 de agosto de 2017, nos jardins e no Auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito, como parte da programação oficial da semana de recepção aos calouros, a Articulação dos Povos Indígenas do País (Apib), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas(CONAQ), a Universidade de Brasília e juristas renomados promoveram uma Aula Magna e Ato em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas. A atividade aconteceu antecedendo um conjunto de julgamentos decisivos para a manutenção e consolidação dos direitos desses povos e comunidades que ocorrerão no próximo dia 16 de agosto no Supremo Tribunal Federal.
Veja a divulgação em: http://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/1204.
Ossadas foram achadas às margens de córrego em fazenda de Iguatemi, no sul do estado. Polícia suspeita que sejam de desaparecidos há um ano. Ex-funcionário da propriedade é suspeito.
Confira a matéria em: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/corpos-de-indigenas-sao-encontrados-enterrados-em-fazenda-um-ano-apos-desaparecimento-em-ms.ghtml.
Golpe jurídico-parlamentar no Brasil também ameaça direitos indígenas.
Confira a matéria em: http://www.cut.org.br/noticias/dia-internacional-dos-povos-indigenas-e-marcado-pela-luta-ao-direito-a-vida-8e3a/.
O Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 2 de agosto de 2017, vem a público expressar indignação com as notícias veiculadas em relação aos cortes no orçamento do CNPq e à suspensão do pagamento de bolsas de estudo. O programa de bolsas de iniciação científica e tecnológica é uma iniciativa única no mundo na formação de alunos de graduação, preparando gerações de pesquisadores e contribuindo para a soberania nacional. Os estudantes beneficiários têm a oportunidade de obter treinamento avançado em laboratórios de pesquisa, preparo para carreiras inovadoras, e inserção na Pós-Graduação. Existente desde a fundação do CNPq, em 1951, o Programa de Iniciação Científica é um patrimônio da comunidade científica e de toda sociedade brasileira. Este Programa nunca sofreu descontinuidade mesmo em momentos mais graves de crise econômica e durante governos de diferentes matizes ideológicas.
Em um momento em que nos deparamos com cortes já concretizados na CAPES, FAPERJ e outros órgãos de fomento, estas notícias causam enorme preocupação em relação à continuidade do PIBIC, uma vez que o CNPq é responsável pela concessão de 50% das bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) na UFRJ.
Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade.
Repudiamos os cortes anunciados no orçamento do CNPq, compreendendo que estes inviabilizam a existência da própria agência e o futuro do país.
Foi publicada a nova legislação da educação, envolvendo o ensino médio e também mudanças no fundamental.
Não são mais obrigatórias: Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física, Música.
Não é mais obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira.
Não é mais garantida a universalidade do ensino básico.
Não é mais garantida a gratuidade do ensino público básico (tanto no fundamental quanto no médio).
Não é mais obrigação do Estado garantir educação infantil para todos.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
http://www.planalto.gov.br/…/_Ato2015-…/2016/Mpv/mpv746.htm…
No link da LDB indicado acima encontra-se no corpo do texto as alterações dessa MP.
Nesse novo formato eles anulam todos os parágrafos incluídos pelas leis 10.639 e 11.645.
Veja mais essa aberração do judiciário. Vamos denunciar.
O cúmulo será a aprovação da Nova LEI ORGÂNICA da Magistratura Nacional (LOMAN).
O projeto cria, por exemplo, auxílio-educação para filhos com até 24 anos de juízes, desembargadores e ministros do Judiciário em escolas e universidades privadas; auxílio-moradia equivalente a 20% do salário; transporte, quando não houver veículo oficial; reembolso por despesas médicas e odontológicas não cobertas por plano de saúde, e licenças para estudar no exterior com remuneração extra.
Se você repassar para somente dois amigos nas primeiras horas , em 28 horas toda população brasileira vai tomar -conhecimento desse ABSURDO.
Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente ata gerar está progressão de números.
Até o dia 18 de agosto de 2017 está disponível a consulta para o recebimento de sugestões para melhorias no site da Plataforma Brasil. O formulário é de fácil preenchimento e está disponível no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=33279.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)
Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)
Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN)
Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF