Desejamos um Natal de confraternização e que o ano de 2018 renove as esperanças de cada um/a de nós. Boas Festas!
Aproveitamos para agradecer o empenho de todos/as que colaboram com a ABA e viabilizaram o trabalho da Gestão Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017/2018).
Diretoria da ABA
Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará de recesso coletivo entre os dias 23 de dezembro de 2017 e 01 de janeiro de 2018. Portanto, as atividades serão retomadas no primeiro dia útil do ano (22 de janeiro de 2018).
Confira a lista dos painéis que farão parte da programação do Congresso:
Painéis fechados: http://www.inscricoes.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=539.
Painéis abertos: http://www.inscricoes.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=540.
A ABA apoia Nota da REAJA - Rede de Articulação e Justiça Ambiental do Projeto Minas-Rio.
Demanda-se que o processo de licenciamento da Etapa 3 do Projeto de Expansão da Mina do Sapo, da Anglo Americana Minério de Ferro Brasil S.A. seja retirado de pauta de votação “deixada” para a última reunião do ano, dia 22 de dezembro de 2017 para que todas as pendências de informações, estudos, controle ambiental e condicionantes sejam devidamente sanadas. O empreendimento da Mineradora Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A desde a sua concepção vem ameaçando os modos de vida de inúmeros nn_groups tradicionais e impacta remanescentes de alto valor ecológico pertences ao Bioma Mata Atlântica. A Nota conta com inúmeras adesões institucionais e pessoais e está aberta para mais adesões a serem enviadas para o e-mail anaflaviam.santos@gmail.com ou reajacmd@gmail.com.
Veja a nota na íntegra aqui e confira aqui a síntese do estudo produzido por pesquisadores do GESTA/UFMG e PoEMAS/UFJF.
O relatório contou com a participação da ABA para sua elaboração, através de Mônica Celeida Rabelo Nogueira (UnB) que representa a Associação na Comissão Permanente dos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais – CNDH.
No relatório as principais violações de direitos humanos em comunidades quilombolas do Brasil são identificadas e são apresentadas recomendações com propostas de ações para prevenção, defesa e reparação desses direitos violados. Esta é a essência do “Relatório final - Violações de direitos humanos das comunidades quilombolas no Brasil”, aprovado pelo CNDH.
O relatório, produzido pelo nn_group de Trabalho Direitos dos Povos e Comunidades Quilombolas do CNDH, resulta de visitas in loco a três territórios quilombolas do país, com o objetivo de verificar os fatores de violações de direitos humanos nas áreas e realizar reuniões com autoridades responsáveis pela titulação e pela garantia de políticas públicas no território: Brejo dos Crioulos (MG); Alcântara (MA) e Santarém (PA).
“Os casos relativos a esses territórios foram considerados emblemáticos porque representam uma diversidade de situações de violação de direitos comuns às comunidades quilombolas do país. Assim, as missões proporcionaram a elaboração de um quadro geral sobre a problemática e o embasamento para recomendações em nível nacional”, explica o documento.
Acesse aqui o relatório na íntegra: http://bit.ly/2AQPOFb.
O professor Stephen Grant Baines (DAN/UnB) representou o Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA, na XII Reunión de Antropología del Mercosur “Experiencias Etnográficas: Desafíos Y Acciones para el siglo XXI” (RAM), entre 04 e 07 de dezembro, em Posadas – Misiones – Argentina, como coordenador do nn_group de Trabalho 42 "Pueblos Indígenas en el ámbito del Mercosur: Estados, fronteras, etnicidades, nacionalidad y transnacionalidad", como debatedor no mesmo GT, e como expositor apresentando o trabalho "Pueblos Indígenas en fronteras internacionales: indianidad, nacionalidad y transnacionalidad"; e como expositor na Mesa Redonda 21 "Pueblos indígenas, processos de expansión del capital y procesos de transición: transformaciones y conflictos", apresentando o trabalho, "Povos indígenas e processos de expansão do capital: a violação dos direitos e estratégias de resistência". Além disso, participou como debatedor na apresentação do filme "Más allá del Rio das Mortes" de 1956, no I Simpósio Internacional de Antropologia dos Processos de Patrimonialização no Mercosul, coordenada pela professora Emérita Ana Maria Gorosito Kramer, coordenadora deste simpósio.
O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é membro fundador, está realizando uma pesquisa global sobre práticas antropológicas. Convidamos aos associados da ABA a responder as perguntas da pesquisa a partir do link https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7
Num esforço de ampliar o acesso, a WCAA forneceu a pesquisa em inglês e espanhol. As perguntas são bastante simples e não devem demorar mais de 10 minutos. A pesquisa está aberta até 31 de janeiro de 2018. Obrigado antecipadamente por participar desta pesquisa que busca ter um perfil global da atuação na nossa disciplina.
Aprovada a proposta de uma Comissão de Esporte na IUAES. A nova Comissão é liderada por Luiz Fernando Rojo (UFF) e é integrada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A WCAA realizará sua reunião bienal em Florianópolis, a partir do dia 12 de julho de 2018, e devem comparecer mais de 30 Presidentes de Associações Nacionais de Antropologia. O encontro está sendo apoiado financeiramente pela Wenner Gren e pelo antropólogo Gordon Mathews, que fez uma doação a WCAA para auxiliar no deslocamento de delegados de Associações que não dispõem de fundos.
Não deixe de responder ao questionário: https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7
O Comitê de Revisão das Diretrizes e Regras Operacionais e da Constituição da WAU (World Anthropological Union) completaram seu trabalho. A Constituição da WAU e as Diretrizes e Regras Operacionais estão agora em vigor e substituirão os presentes Estatutos da IUAES e a Constituição da WCAA. Automaticamente, todos os membros da IUAES e da WCAA passaram a pertencer também à nova WAU.
O Conselho Internacional para a Ciência (International Council for Science) e o Conselho Internacional de Ciências Sociais (International Social Science Council), dos quais o IUAES e a WCAA são membros, decidiram fundir e formar um único conselho global em 2018. Leia mais: http://www.worldsocialscience.org/2017/10/worlds-leading-bodies-social-natural-sciences-agree-merge-2018-forming-international-science-council-serve-global-voice-science/.
v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance: http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.
Volume 2, Número 2 - http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
A iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), tem como objetivo reconhecer boas práticas presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) no Brasil. Inscrições até 20 de fevereiro de 2018. Informações: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4328/premiacao-reconhece-boas-praticas-de-salvaguarda-de-sistemas-agricolas-tradicionais.
ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste divulga chamada de artigos para o Dossiê: “Parentalidades, conjugalidades e gênero”. Submissões até 30 de abril de 2018. Informações: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)
Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)
Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN)
Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF