A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, será realizada entre os dias 07 e 10 de julho de 2020, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (Campus Maracanã).
Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma
Confira as regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412
Dúvidas: 32rba@abant.org.br
A Associação Brasileira de Antropologia e a Comissão Projeto Editorial vêm por meio dessa nota manifestar sua profunda preocupação com o futuro das revistas cientificas brasileiras de um modo geral e, particularmente, com as da área de humanidades e antropologia, nesse cenário de precariedades e descaso crescente com a ciência brasileira.
A Chamada CNPq Nº 19/2019 - Programa Editorial surpreendeu os editores e editoras com um resultado negativo que impacta profundamente o campo científico. Vale destacar que nenhum (repetimos nenhum) periódico de antropologia foi selecionado.
O CNPq tem sido um órgão fundamental de apoio à divulgação da ciência realizada no Brasil. Todo o acesso aberto à produção científica de alto nível é possível devido também a esse suporte financeiro, que tem colocado o Brasil em destaque no meio científico internacional. Anualmente, O CNPq apoia financeiramente revistas que de outro modo terão muitas dificuldades para sobreviver.
Todas as ciências são humanas. Nesse sentido, não é possível aceitar a contínua desqualificação da antropologia e das ciências que compõe o colégio de humanidades.
Esperamos que, junto com a revisão dos resultados, o CNPq torne públicos os critérios de seleção, bem como o montante de recursos disponibilizados. Clamamos por mais transparência e diálogo com a área de ciências humanas e com a antropologia.
Brasília, 19 de novembro de 2019.
Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comissão Projeto Editorial
Leia aqui a manifestação em PDF.
Presidente do órgão escolheu ex-assessor de ruralista e “especialista em antropologia” para o nn_group de trabalho que trabalha em região do São Francisco cogitada pelo governo para abrigar complexo nuclear
No último dia 30 de outubro, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, substituiu os integrantes de dois nn_groups de trabalho responsáveis por realizar a identificação de terras indígenas em Pernambuco. No lugar de antropólogos com extensa qualificação e experiência na região, Xavier escolheu profissionais afinados com sua gestão mas sem os requisitos necessários, de acordo com Ricardo Verdum, vice-coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas da ABA. “Essas pessoas têm um curso de formação, que é montado, inclusive, para subsidiar a elaboração do que a gente chama de contra-laudos. Ou seja, na prática, para defender os interesses de pessoas que se sentem incomodadas com a demarcação de terras indígenas. Do ponto de vista da associação, mais técnico, eles não são antropólogos”, afirmou Verdum em entrevista à Agência Pública.
Confira o último número da Vibrant:
v-16-2019: “Safeguarding, its Genealogy and Governance. Two Essays on UNESCO’s Convention for the Safeguarding of Intangible Cultural Heritage”. http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-16/.
Data: 28 a 31 de julho de 2020
Local: Vila Real / Portugal
Informações: http://2020.aibr.org/pt/
Estarão abertas a partir do dia 9 de dezembro as inscrições para o novo concurso de docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Edital: https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2019/11/Novo-Edital-Concurso-Docente.pdf.
Oportunidade para docente em Estudos dos Povos Indígenas no Departamento de Antropologia aa Université Laval em Quebec. Inscrições: até 20 de dezembro de 2019. Informações: https://www.rh.ulaval.ca/emploi/HCM/3341/votreexpertise.
Mediações - Revista de Ciências Sociais, criada em 1996, Mediações é uma publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, voltada para o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais; mantém uma linha interdisciplinar, com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins. A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de dezembro de 2019 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index.
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 14, n. 3 - Setembro/Dezembro de 2019: Dossiê Partículas - http://editora.museu-goeldi.br/humanas/.
Organizadores:
Fabio Mura
Marcondes de Araújo Secundino
Alexandra Barbosa da Silva
Clique aqui para visualizar em PDF
CARVALHO, Fabíola; REPETTO, Maxim; DOS SANTOS, Jovina Mafra (Orgs.) (2018). PIBID LICENCIATURA INTERCULTURAL: Pesquisa do Calendário Cultural e Formação de Professores Indígenas em Roraima. Editora UFPR. Editora EDUFRR. Boa Vista - RR. http://ufrr.br/editora/index.php/editais?download=417.
Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)
Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)
Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
70.842-970
Brasília/DF