Acompanhe os prazos e cronograma:
Cronograma: https://www.34rba.abant.org.br/cronograma
Normas: https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=513
Pré-eventos: https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=854
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), através dos seus Comitês de Antropologia e Saúde; Gênero e Sexualidade; Laicidade e Democracia; Cidadania, Violência e Gestão Estatal; Antropólogas/os Negras/os; Deficiência e Acessibilidade; e da sua Comissão de Direitos Humanos, manifesta repúdio ao Projeto de Lei 1904/24, que propõe limitar a até 22 semanas de gestação a garantia do exercício do direito à realização de um aborto legal e seguro, em casos de violência sexual. Esse PL equipara a interrupção legal da gravidez após 22 semanas ao crime de homicídio simples e faz do aborto crime mais grave que o estupro que o motivou. Caso venha a ser aprovado, terá impacto devastador sobre a vida de mulheres, meninas e pessoas que gestam.
“Conclamamos a sociedade brasileira a repudiar essa infeliz proposição, cobrando dos parlamentares que ajam segundo a ética e a decência, protegendo as vítimas de estupro”, ressaltam em documento, subscrito por 59 entidades.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as Sociedades Científicas abaixo relacionadas manifestam seu repúdio ao projeto de lei, ora em tramitação urgente na Câmara de Deputados, que podemos chamar de PL Pró-Estuprador. Com efeito, tal proposta ameaça punir com até vinte anos de prisão a mulher que se submeter ao aborto hoje considerado como legal, decorrente de estupro ou incesto, enquanto o estuprador não terá mais que dez anos de cadeia a cumprir
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), juntamente com a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), vem a público manifestar com profunda indignação, posição contrária a ameaça de nosso patrimônio costeiro, tema central da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 03/2022, que tem levantado diversos debates na mídia e nas redes sociais nos últimos dias.
A ABA esteve representada na audiência pública do projeto Serro no dia 11 de junho. A coordenadora do comitê PTMAGP se manifestou na audiência em nome do comitê e apresentou, junto com a profa. Raquel Oliveira, também do comitê, parecer técnico do GESTA-UFMG sobre o projeto de mineração - disponível em: https://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/?p=3094.
No dia 20 de junho de 2024, às 16h, ocorrerá a Sessão virtual “Pela maternidade desejada. Direitos reprodutivos no Brasil”, com Eva Blay, Ela Wiecko, Lia Zanotta Machado e Rozeli Porto.
Participação: Eva Blay (USP), Ela Wiecko (UnB), Lia Zanotta Machado (UnB)
Mediação e debate: Rozeli Porto (UFRN/ANPOCS)
Promoção: ANPOCS/ABA/ABC/SBS/RBMC
Lançamento v9, n2 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n2-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jeannette Pols.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br
Lastest Issue v.20, nº 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/
Chamada para dossiê: Black Brazilian Anthropology
Prazo final para submissão: 30 de junho de 2024.
Data estimada de publicação: Fevereiro/março de 2025 – v 22 (2025).
Para mais informações clique aqui.
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
Data: 11 a 13 de setembro de 2024
Local: Universidade Federal de Goiás - UFG, Campus Samambaia
Informações: https://7sifcs.plateia.ufg.br/n/181575-chamada-de-submissao-de-minicursos-oficinas-e-rodas-de-conversa-para-o-7-simposio-internacional-de-ciencias-sociais
Prazo para envio de propostas de GTs: prorrogado para 24 de junho
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ torna público o Edital de Concurso Público, para provimento imediato sob o regime estatutário, conforme quadro abaixo para área: Racismo e Saúde. Prazo para inscrições: 10 de julho de 2024. Informações: https://prossim.uerj.br/carregar_selecao/1006.
Estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas nos cursos de Mestrado acadêmico, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) para ingresso no 1º semestre de 2025. Prazo para inscrições: 05 a 18 de agosto de 2024. Informações: https://ppgas.fflch.usp.br/processo-seletivo-ppgas-20242025.
A revista eletrônica Ñanduty é o periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFGD, divulga chamada para o dossiê "Neoliberalismo, neoconservadorismo e políticas de reconhecimento". Prazo para submissões: 30 de junho de 2024. Informações: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/announcement/view/337.
A Revista Iluminuras, publicação eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS, divulga chamada de artigos para o dossiê v. 25, n. 69: "Antropologia visual e tecnopoéticas: Inteligência Artificial, maquinações e outras bricolagens". Prazo para submissões: 30 de agosto de 2024. Informações: Chamada.
A ABA parabeniza a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz pela cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras, ocorrida em 14 de junho de 2024. Lilia Schwarcz se soma a Rosiska Darcy de Oliveira, Ana Maria Machado, Fernanda Montenegro e Heloisa Teixeira, e a 35 homens das letras.
Leia aqui a notícia publicada no site da Academia Brasileira de Letras e assista ao discurso de Lilia Schwarcz: https://www.youtube.com/live/YFE9y2YiOT8.
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA. |
Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)
Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)
Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF