RENOVE SUA ANUIDADE!
Pela primeira vez na história da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), nesta gestão, assumiu uma presidenta negra, Luciana de Oliveira Dias, acompanhada de uma diretoria também de maioria negra, com uma composição diversa em termos regionais e geracionais. Esperamos que esta composição seja mais representativa da diversidade que caracteriza a comunidade antropológica e que possa agregar mais pessoas como associadas e também fortalecer o compromisso com quem já atua em nossa associação.
Como parte das propostas desta gestão 2025-2026, atenta à necessidade de ações específicas com vistas à equidade e correção de distorções sociais decorrentes de preconceitos e discriminações, e objetivando diversificar e ampliar a composição de pessoas associadas da ABA, implementamos um desconto de 16% nas anuidades para pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trans e com deficiência.
Reafirmamos que a participação engajada de pessoas associadas tem sido fundamental para a atuação da ABA no espaço público em distintas regiões do país e em instituições e organizações nacionais e internacionais. Essas atuações têm sido viabilizadas especialmente através da arrecadação de recursos das anuidades.
Atualmente, contamos com quase 2 mil pessoas associadas, mas com uma taxa de 31% de inadimplência, o que acarreta consequências para a manutenção da ABA que possui um orçamento anual limitado.
Feitas estas considerações, apresentamos a Campanha de Anuidades 2025-2026, com vigência até 30 de abril, e esperamos contar com ampla participação. Oferecemos, inclusive, propostas para casos de inadimplência. A manutenção dos valores defasados, ainda que com um pequeno reajuste, reflete uma preocupação constante da ABA com as condições socioeconômicas de todas as pessoas associadas, e demonstra uma solidariedade com as dificuldades enfrentadas em meio a um contexto político e econômico incerto e precarizado.
Leia aqui a íntegra da campanha.
Comunicamos que a Secretaria Administrativa não funcionará entre os dias 17 e 21 de abril de 2024 (quinta e segunda-feira), devido ao recesso e feriados (Sexta-feira Santa e Tiradentes) do mês de abril. Portanto, as atividades serão retomadas no dia 22 de abril de 2025 (terça-feira).
O associado da ABA Renato Athias, Vice-Presidente da Comissão de Museus e Patrimônio Cultural da IUAES, apresentou a proposta de uma moção para a criação de uma Força-Tarefa dentro do escopo da IUAES/WAU para dar suporte aos povos indígenas em relação a questões legais sobre repatriação e outras questões de restituição.
Esta moção propõe o estabelecimento de um Grupo de Trabalho ou Força-Tarefa dedicado sob a Comissão de Museus e Patrimônio Cultural, encarregado de conduzir uma pesquisa e análise abrangentes das implicações legais associadas à repatriação de objetos etnográficos de museus para as comunidades indígenas de origem.
Se você quiser saber mais sobre esta proposta, escreva para a Comissão de Museus e Patrimônio Cultural: museums.iuaes@gmail.com
A XV RAM será realizada de forma presencial, no período de 04 a 08 de agosto de 2025, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia - Brasil.
O tema central da XV Reunião de Antropologia do Mercosul, “Retomar o futuro”, inspira-se no conceito político-existencial de “retomada”, tal qual como mobilizado por povos indígenas, em particular do Nordeste brasileiro. Retomadas remetem tanto a reivindicações territoriais, como à recriação de formas de ser e viver no mundo. Retomar é fomentar relações com uma multiplicidade de seres que compõem o mundo – e, portanto, participam, no presente, de projetos políticos e existenciais de criação de um futuro diferente.
O objetivo é explorar caminhos concretos de transformação e sustentabilidade, promovendo diálogos entre diferentes saberes e aprendizados com as formas de vida e pensamento de comunidades tradicionais ao redor do globo. A proposta é contribuir para a construção de futuros viáveis, baseados no conhecimento científico e em práticas que valorizem a diversidade e a justiça social.
Submissão para envio de propostas para a realização de Mesas-Redondas, Minicursos e Oficinas
Regras para submissão de propostas para Mesas-Redondas:
https://www.ram2025.
Regras para submissão de propostas para Minicursos e Oficinas:
https://www.ram2025.
Prazo para submissões: 14/04/2025

Informações: https://www.even3.com.br/viii_rea/ / 2ª Circular
Lançamento v10, n2 (2024)
https://novosdebates.abant.
Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.
Facebook: https://www.facebook.com/
Twitter: https://twitter.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Vibrant v. 21 (2024)
O último volume da Vibrant já está disponível na íntegra (https://vibrant.org.br/vibrant-v-21-2024-2/)
Com 48 artigos no total, o v. 21 (2024) está disponível em nosso site (recentemente reformulado com nova identidade visual), contando com contribuições nas seguintes seções:
- Artigos avulsos;
- Audiovisuais;
- Déjà Lu;
- Dossier "Neoextractivismo, crisis climática y desastres: Miradas desde Argentina, Brasil y Chile";
- Dossier "Global Anthropological Dialogues Dossier Anthropologies of management: forms and formulas of government in our latitudes";
- Dossier "Broadening the horizons of anthropological understanding: ethnographies with ‘uncomfortable otherness’";
- Além de uma nota editorial, apresentando o balanço dos últimos oito anos de trabalho da equipe editorial que esteve responsável pelo periódico.
Esse é, também, o último volume que conta com Antonio Carlos de Souza Lima e Andréa Lobo na editoria-chefe.
Agradecemos o trabalho despendido por eles e por Roberta Ceva ao longo dos últimos anos e damos as boas-vindas à Laura Moutinho, nova editora-chefe da Vibrant. Esperamos que os diálogos encontrem reverberações na comunidade antropológica.
Chamada para dossiê: “Periferia é Periferia em qualquer lugar”: produção cultural em periferias urbanas
Submissão dos artigos: 31 de maio de 2025
Publicação do dossiê: março/2026
Para mais informações clique aqui.
Chamada para dossiê: Repensando o legado da antropologia no estudo da África
Submissão dos artigos: 30 de junho de 2025
Publicação do dossiê: julho/2026
Para mais informações clique aqui.
Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba
A Associação Brasileira de Antropologia reconhece o conhecimento e a grande contribuição que o senhor Cláudio Iovanovitchi proporcionou ao nosso campo científico. Sua trajetória de vida e luta foram fundantes na estruturação do movimento social dos povos ciganos no Brasil. Sua vida e sua contribuição como um mestre da cultura dos povos ciganos (rom) figuram com destaque nas produções da antropologia brasileira no campo dos estudos ciganos. Sempre esteve de portas abertas para receber pesquisadores de todo Brasil, muitas vezes ensinando antropologia aos antropólogos.
Por toda sua contribuição e legado, que fica através dos registros acadêmicos que contam sobre seus saberes a partir das construções antropológicas, nos solidarizamos com familiares, amigos, aprendizes e povos ciganos.
Obrigada, Mestre Cláudio Iovanovitchi
A ex-presidente da ABA, Andrea Zhouri, está entre as finalistas na categoria Pesquisador Destaque - Ciências Humanas.
Data: 07 a 11 de abril de 2025
Local: UFMS, Campo Grande, Auditório 1 do Complexo Multiuso 1
Informações: https://nenp.ufms.br/2024/10/25/v-ciclo-de-debates-demarcando-diferencas/
Data: 13 a 15 de maio de 2025
Local: Dourados, MS
Informações: https://etnologiaguarani.org/
Data: 15 a 18 de julho de 2025
Local: USP, São Paulo
Informações: https://www.sbs2025.sbsociologia.com.br/
Data: 25 a 29 de agosto de 2025
Local: FFLCH-USP - Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais
Informações: https://www.enadir2025.sinteseeventos.com.br/
Data: 15 e 17 de outubro de modo virtual e entre 22 e 24 de outubro de modo presencial
Local: UNICAMP, Campinas/SP
Informações: https://www.encontro2025.anpocs.org.br/
A Primeiros Estudos, revista de Ciências Sociais é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes do campo de Ciências Humanas e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) - v. 12 (2025) - Uma Antropologia da Ciência do Zika.
VALIM, Thais; FLEISCHER, Soraya (Orgs.). Misturas: Histórias de Pesquisas sobre o Vírus Zika. Rio de Janeiro: Telha, 2025.
O dinheiro no futebol brasileiro, por Bate – Pronto, o podcast do INCT Futebol
O segundo episódio do podcast Bate-Pronto trata do dinheiro no futebol brasileiro. Ele também comenta notícias veiculadas na mídia em março, como a violência de torcedores no Recife. O episódio traz, ainda, duas entrevistas.
Episódio #09: Relato de pesquisa de experiência etnográfica - Pedro Paulo de Miranda Araújo Soares
Pedro Paulo de Miranda Araújo Soares é antropólogo com mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste BIEVCAST ele relata sua trajetória acadêmica como antropólogo dedicando-se ao tema da memória do trabalho em Belém (PA) e em Porto Alegre (RS), por um lado, e sobre a relação dos habitantes com as águas da cidade de Belém (PA), por outro lado. Narra suas experiências de pesquisa etnográfica, suas práticas de investigação primeiramente sobre os ofícios pesquisando com taxistas, barbeiros e sapateiros. Em um segundo momento pesquisou a problemática das águas e realizou uma etnografia sobre a organização social dos habitantes e sobre políticas públicas. Hoje professor na Universidade Federal do Amazonas, defendeu a dissertação intitulada “Etnografando as barbearias da cidade". Estudo antropológico sobre trabalho e memória no mundo urbano de Porto Alegre (RS)”, defendida em 2012 no PPGAS, IFCH, UFRGS. No doutorado defendeu a tese intitulada “Memória ambiental na Bacia do Una". Estudo antropológico sobre transformações urbanas e políticas públicas em Belém (PA)”.
No episódio 126 do Urbanidades, que dá sequência à série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos", Mateus Cardoso e Vitória Teixeira recebem Apoena Dias Mano e Diego Peralta para conversar sobre condução de etnografias móveis em suas pesquisas de doutorado e mestrado, respectivamente. A partir de suas experiências em campo, os convidados estabelecem uma série de diálogo com outras investigações realizadas pelo Grupo MTTM - Mobilidade: Teorias, Temas e Métodos/USP, coordenado pela Prof. Dra. Bianca Freire-Medeiros. Realização: Mateus Cardoso, Universidade de São Paulo (USP); Vitória Teixeira, Universidade de São Paulo (USP); Apoena Dias Mano, Universidade de São Paulo (USP; Diego Peralta, Universidade de São Paulo (USP).
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA. |
Associação Brasileira de Antropologia
No meio do caminho: deslizantes águas (2025-2026)
Presidência: Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Vice-presidência: Henyo Trindade Barretto Filho (UnB)
Secretaria Geral: Waldemir Rosa (UNILA)
Secretaria Adjunta: Juliana de Farias Mello e Lima (UERJ)
Tesouraria Geral: Silvana de Souza Nascimento (USP)
Tesouraria Adjunta: Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)
Diretoria:
Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS)
Flavia Medeiros Santos (UFSC)
Lucybeth Camargo de Arruda (UFOPA)
Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB)
Informativo ABA
Supervisão Editorial: Flavia Medeiros Santos e Lucybeth Camargo de Arruda
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro
Endereço físico:
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256
Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF