Informativos da ABA/2025337
Compartilhe:

Acompanhe a ABA nas redes sociais:  

Informativo nº 08/2025 | 25/03/2025
destaques da ABA
Campanha de descontos 2025-2026

Fique em dia com a ABA, realize o pagamento de sua anuidade, até o dia 30 de abril de 2025, e usufrua dos descontos da Campanha!

Pela primeira vez na história da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), nesta gestão, assumiu uma presidenta negra, Luciana de Oliveira Dias, acompanhada de uma diretoria também de maioria negra, com uma composição diversa em termos regionais e geracionais. Esperamos que esta composição seja mais representativa da diversidade que caracteriza a comunidade antropológica e que possa agregar mais pessoas como associadas e também fortalecer o compromisso com quem já atua em nossa associação.

Como parte das propostas desta gestão 2025-2026, atenta à necessidade de ações específicas com vistas à equidade e correção de distorções sociais decorrentes de preconceitos e discriminações, e objetivando diversificar e ampliar a composição de pessoas associadas da ABA, implementamos um desconto de 16% nas anuidades para pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trans e com deficiência.

Reafirmamos que a participação engajada de pessoas associadas tem sido fundamental para a atuação da ABA no espaço público em distintas regiões do país e em instituições e organizações nacionais e internacionais. Essas atuações têm sido viabilizadas especialmente através da arrecadação de recursos das anuidades.

Atualmente, contamos com quase 2 mil pessoas associadas, mas com uma taxa de 31% de inadimplência, o que acarreta consequências para a manutenção da ABA que possui um orçamento anual limitado.

Feitas estas considerações, apresentamos a Campanha de Anuidades 2025-2026, com vigência até 30 de abril, e esperamos contar com ampla participação. Oferecemos, inclusive, propostas para casos de inadimplência. A manutenção dos valores defasados, ainda que com um pequeno reajuste, reflete uma preocupação constante da ABA com as condições socioeconômicas de todas as pessoas associadas, e demonstra uma solidariedade com as dificuldades enfrentadas em meio a um contexto político e econômico incerto e precarizado.

Leia aqui a íntegra da campanha.

Feriado do Dia do Trabalho e Recesso

Comunicamos que a Secretaria Administrativa não funcionará nos dias 01 e 02 de maio de 2025 (quinta e sexta-feira), devido ao feriado do Dia do Trabalho e recesso. Portanto, as atividades serão retomadas no dia 05 de maio de 2025 (segunda-feira).

ABA participa de Audiência relativa as Comunidades Quilombolas São Felix e Buraquinho, Chapada Gaúcha/MG

A Presidente da ABA, Profª Luciana de Oliveira Dias, participou da Audiência no dia 23 de abril de 2025. O objetivo da ocasião é buscar a conclusão dos procedimentos de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelas Comunidades Quilombolas São Felix e Buraquinho, localizadas no Município de Chapada Gaúcha/MG.

Ainda estiveram presentes, da Diretoria da ABA, o Secretário Geral, Waldemir Rosa e a Diretora, Vera Rodrigues.

Diretoria 2025-2026 e Comitê de Assuntos Indígenas da ABA participam do ATL

APIB somos todos nós – em defesa da Constituição e da vida foi o tema da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) deste ano, o maior encontro de mobilização indígena do país, que aconteceu em Brasília (DF) entre os dias 07 e 11 de abril de 2025. A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) marcou presença durante o ATL em diversos momentos. A presidente da ABA Luciana de Oliveira Dias, o vice-presidente Henyo Trindade Barretto Filho e os membros da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI/ABA), nas pessoas de Elaine Moreira, Estêvão Palitot e Felipe Tuxá, participaram de maneira mais efetiva, além de várias colegas associadas e associados.

alt

Nota de repúdio pelo assassinato de Ngange Mbaye

A Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) manifesta seu mais veemente repúdio ao brutal assassinato de Ngange Mbaye, cidadão senegalês e muçulmano, ocorrido em São Paulo. O crime evidencia o despreparo da Polícia Militar na mediação de conflitos envolvendo trabalhadores informais e inscreve-se em um contexto de crescente violência, racismo, islamofobia e xenofobia dirigidas contra migrantes africanos.

alt

Nota sobre o assassinato de Ngange Mbaye pela Polícia Militar de São Paulo: pelo fim da Operação Delegada!

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio de seu Comitê Migrações e Deslocamentos, manifesta sua consternação e repúdio pelo assassinato do imigrante senegalês Ngange Mbaye, de 34 anos, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no dia 11 de abril de 2025. Ngange era trabalhador ambulante no bairro do Brás, ocupação compartilhada por milhares de outros imigrantes que moram na cidade - em especial africanos e haitianos. Ele foi assassinado enquanto defendia sua mercadoria, fonte de renda e de trabalho que sustentava a si e à esposa, grávida de 7 meses. Ao assassinato, seguiu-se a repressão violenta ao ato político organizado pela comunidade senegalesa de São Paulo no dia 12 de abril, com o uso do batalhão de choque e granadas de gás lacrimogênio para lidar com manifestantes pacíficos.

alt

XV RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul

A XV RAM será realizada de forma presencial, no período de 04 a 08 de agosto de 2025, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia - Brasil.

O tema central da XV Reunião de Antropologia do Mercosul, “Retomar o futuro”, inspira-se no conceito político-existencial de “retomada”, tal qual como mobilizado por povos indígenas, em particular do Nordeste brasileiro. Retomadas remetem tanto a reivindicações territoriais, como à recriação de formas de ser e viver no mundo. Retomar é fomentar relações com uma multiplicidade de seres que compõem o mundo – e, portanto, participam, no presente, de projetos políticos e existenciais de criação de um futuro diferente.

O objetivo é explorar caminhos concretos de transformação e sustentabilidade, promovendo diálogos entre diferentes saberes e aprendizados com as formas de vida e pensamento de comunidades tradicionais ao redor do globo. A proposta é contribuir para a construção de futuros viáveis, baseados no conhecimento científico e em práticas que valorizem a diversidade e a justiça social.

Informações: https://www.ram2025.sinteseeventos.com.br/

VIII Reunião Equatorial de Antropologia
A VIII Reunião Equatorial de Antropologia terá lugar em Cuiabá, entre 8 e 11 de julho de 2025, tendo como promotora a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, contando ainda com a participação de outras Instituições de Ensino Superior existentes no país. Para esta VIII REA, a Comissão Organizadora propõe continuar reflexões iniciadas na década de 1980, por profissionais do Norte e Nordeste associados à ABA, cujos encontros regionais foram posteriormente reconhecidos como ABANNE. Em 2007 essas reuniões deram lugar às REAs, que vêm gradativamente se expandindo além dos limites regionais para incorporar a crescente participação de colegas antropólogos da região equatorial da América Latina e Caribe. A proposta da VIII REA é de ampliar a visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, assim como explorar novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica. Considerando o atual contexto sociopolítico no país, bem como a necessidade de compreender antigas e novas questões referentes aos campos de atuação e diálogo da antropologia, “Deslocamentos, Territórios e Mudanças Climáticas” foram definidos como temas para as discussões da VIII REA. Esperamos contar com a participação de antropólogos(es) e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, da Amazônia e das outras regiões do país e dos demais países da América Latina. Temos como prioridade, a inclusão de pesquisadores indígenas e quilombolas nas mesas redondas, conferências e GTs, propiciando espaços de interlocução entre as antropologias em devir.

Informações: https://www.even3.com.br/viii_rea/ / 2ª Circular
Novos Debates

Lançamento v10, n2 (2024)
https://novosdebates.abant.org.br/revista/index.php/novosdebates/issue/view/16

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/

Vibrant

Vibrant v. 21 (2024)
O último volume da Vibrant já está disponível na íntegra (https://vibrant.org.br/vibrant-v-21-2024-2/)

Com 48 artigos no total, o v. 21 (2024) está disponível em nosso site (recentemente reformulado com nova identidade visual), contando com contribuições nas seguintes seções:
- Artigos avulsos; 
- Audiovisuais; 
- Déjà Lu;
- Dossier "Neoextractivismo, crisis climática y desastres: Miradas desde Argentina, Brasil y Chile"; 
- Dossier "Global Anthropological Dialogues Dossier Anthropologies of management: forms and formulas of government in our latitudes"; 
- Dossier "Broadening the horizons of anthropological understanding: ethnographies with ‘uncomfortable otherness’";
- Além de uma nota editorial, apresentando o balanço dos últimos oito anos de trabalho da equipe editorial que esteve responsável pelo periódico.

Esse é, também, o último volume que conta com Antonio Carlos de Souza Lima e Andréa Lobo na editoria-chefe.
Agradecemos o trabalho despendido por eles e por Roberta Ceva ao longo dos últimos anos e damos as boas-vindas à Laura Moutinho, nova editora-chefe da Vibrant. Esperamos que os diálogos encontrem reverberações na comunidade antropológica.

Chamada para dossiê: “Periferia é Periferia em qualquer lugar”: produção cultural em periferias urbanas
Submissão dos artigos: 31 de maio de 2025
Publicação do dossiê: março/2026
Para mais informações clique aqui.

Chamada para dossiê: Repensando o legado da antropologia no estudo da África
Submissão dos artigos: 30 de junho de 2025
Publicação do dossiê: julho/2026
Para mais informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de Cauê Fraga Machado (14/04/2025)

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) lamenta profundamente o falecimento de nosso associado efetivo Cauê Fraga Machado no dia 14 de abril de 2025.

Cauê era mestre (2013) e doutor (2018) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ e possuía graduação em Ciências Sociais (Antropologia) pela UFRGS (2009). Integrava a Rede Covid-19 Humanidades, além de ter sido pesquisador do Instituto de Assessoria a Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Tinha experiência de trabalho de campo junto a coletivos quilombolas no Rio Grande do Sul e no Ceará.

A ABA se solidariza com familiares, amigos/as/es e todas as pessoas que conheciam e conviveram com Cauê. Que a tristeza e a dor por sua perda sejam confortadas pela lembrança e pela luz que deixou por onde passou.

eventos
Eventos no Brasil
Seminário Territórios Tradicionais: direitos e questões ambientais

Data: 07 e 08 de maio de 2025
Local: Auditório Setorial Básico II, UFPA
Informações: Cartaz / Programação / Inscrições

Lançamento do Livro "Misturas: Histórias de Pesquisas sobre o Vírus Zika"

Data: 20 de maio de 2025
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS/UnB, Sala Multiuso A
Informações: https://editoratelha.com.br/product/misturas-historias-de-pesquisas-sobre-o-virus-zika/

XIII Visualidades

Data: Maio e Junho de 2025
Local: LABOME, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Informações: https://labomevisualidades.wixsite.com/xiiivisualidades

Eventos no Exterior
World Anthropological Union Webinar

Data: 25 de abril de 2025
Informações: Convite

oportunidades
Concursos e Seleções
Women Doing Fieldwork | WAU 2025 Congress | Photo Contest About Awards Rules

For decades, a limited vision of who "should" be doing fieldwork has erased and made invisible women anthropologists and social scientists. This limited vision has resulted in a lack of recognition for the photographic record of women doing fieldwork, and their image has not become a common symbol in the public understanding of social science disciplines.
The WAU 2025 Congress Photo Contest seeks to highlight the importance of women in fieldwork, to reverse decades of invisibility in photographic repositories, and to provide images that show the diversity of scientific work by women social scientists, especially anthropologists. Regular Deadline: May 31, 2025. Information: https://filmfreeway.com/WAU2025CongressPhoto.

Engaged Research Grant - Wenner-Gren

This program is open to applicants with PhDs in anthropology and related fields. We also welcome applications from students enrolled in a doctoral program (or equivalent, if applying from outside the U.S.) at the time of application. There is no preference for any methodology or subfield. Individuals of all nationalities are eligible to apply. The application deadline is August 1 for projects beginning no earlier than April 1 of the following year. The application portal opens 2 months before the deadline. It takes us 6 months to complete the review process and arrive at a final decision. Information: https://wennergren.org/program/engaged-research-grant/.

publicações
Chamada para artigos
Revista Artefilosofia

A revista Artefilosofia, periódico dedicado à publicação de trabalhos de excelência na área da Estética e Filosofia da arte, divulga chamada de artigos para o Dossiê Estéticas da Arqueologia: diálogos mediados por imagens rupestres. Prazo para submissões: 05 de outubro de 2025. Informações: https://periodicos.ufop.br/raf/announcement/view/345.

Revista Ambivalências

A Ambivalências, revista científica de circulação semestral, mantida pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGA-UFS), abre chamada para submissão de trabalhos para o dossiê Experiências religiosas e práticas encantadas: narrativas do cotidiano. Prazo para submissões: 15 de agosto de 2025. Informações: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/announcement/view/519.

Revista FLOVET

A FLOVET - Flora, Vegetação e Etnobotânica, vinculada ao Departamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (IB/UFMT), divulga chamada para o Dossiê Temático "Conhecimentos ancestrais e a sobrevivência multiespécie: experiências de vidas compartilhadas para uma ética ecológica". Prazo para submissões: 30 de setembro de 2025. Informações: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/announcement/view/400.

Podcasts
Antro, Como faz? | Temp 04
Bate e Pronto | Temp. 01
Episódio #02: "O dinheiro no futebol brasileiro"
O segundo episódio do podcast Bate-Pronto trata do dinheiro no futebol brasileiro. Ele também comenta notícias veiculadas na mídia em março, como a violência de torcedores no Recife. O episódio traz, ainda, duas entrevistas. Uma delas é com o Professor Marcelo Ribeiro, sobre os filmes do Tarzan e o racismo. A outra é com a Professora Mariane Pisani, sobre a manifestação de “hinchas” na Argentina em apoio a aposentados. Realização: Carmen Rial (UFSC)
Bievcast | Tempo 03: Trajetórias Narradas (Antropologia e Etnografia)
Neste episódio, a antropóloga Marina Bordin Barbosa conta um pouco sobre a sua trajetória e proposta etnográfica de atuação. Realização: Núcleo BIEV- UFRGS sob coordenação deCornélia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha UFRGS
 
Neste episódio, o antropólogo Pedro Paulo de Miranda Araújo Soares, com mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relata sua trajetória acadêmica como antropólogo dedicando-se ao tema da memória do trabalho em Belém (PA) e em Porto Alegre (RS), narrando suas experiências de pesquisa etnográfica e suas práticas de investigação. Realização: Núcleo BIEV- UFRGS sob coordenação de Cornélia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha UFRGS
IGDRA SPACE | Temp 02: Space "Series 3 Applied Anthropology"
Realização: Nora Engelbert, Margret Jaeger and Scarleth Milenka
 
Realização: Nora Engelbert, Margret Jaeger and Maria Carmencita Job (UFRGS)
Maternidades Ameaçadas | Temp 01: Transformando casos em causas
O episódio traz reflexões e relatos sobre a atuação da Defensoria Pública em casos de destituição do poder familiar e acolhimento de crianças, contextualizados em São Paulo e Minas Gerais. Ao abordar a complexidade do tema, o episódio revela os desafios e entraves vivenciados por defensoras públicas na sua atuação, além de levantar importantes questões sobre a desproteção social das famílias e a justiça reprodutiva no Brasil. Realização: Ariana Oliveira Alves, Patricia Beretta Costa,  Tássia Áquila, Irene do Planalto Chemin, Mariana Pitasse e Lucía Eilbaum| Financiamento: Edital Pró-Humanidades do CNPq
 
O episódio traz reflexões de Priscila Serra e sua trajetória na construção da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Amazonas e do Coletivo Entre Elas: Defensoras dos Direitos Humanos. Priscila nos conta sobre o impacto do encarceramento nas vidas de familiares de pessoas que vão presas e nas maternidades por ele atravessadas. Realização: Ariana Oliveira Alves,  Patricia Beretta Costa, Tássia Áquila, Irene do Planalto Chemin, Mariana Pitasse e Lucía Eilbaum. Financiamento: Edital Pró-Humanidades do CNPq
Mundaréu | Temp. Série Mundaréu na Colômbia
O episódio traz reflexões de Priscila Serra e sua trajetória na construção da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Amazonas e do Coletivo Entre Elas: Defensoras dos Direitos Humanos. Priscila nos conta sobre o impacto do encarceramento nas vidas de familiares de pessoas que vão presas e nas maternidades por ele atravessadas. Realização: Ariana Oliveira Alves,  Patricia Beretta Costa, Tássia Áquila, Irene do Planalto Chemin, Mariana Pitasse e Lucía Eilbaum. Financiamento: Edital Pró-Humanidades do CNPq
 
No ano passado, foi a vez do Mundaréu conhecer iniciativas feministas de pesquisa na Colômbia. E agora, em abril de 2025, nós vamos contar tudo pra vocês nessa série com cinco episódios. Realização: Daniela Manica (UNICAMP), Tania Perez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia), Irene do Planalto Chemin (UNICAMP), Clarissa Reche (UNICAMP), Fernanda Mariath (UNICAMP), Maxie Viana Pereira (UNICAMP), Gabriel Marçal (UNICAMP) e Igor Pereira (UNICAMP)

Como se dão as tranças do trabalho antropológico, entre afetos e teorias? Como referenciar, em nossas pesquisas, as lembranças que trazemos conosco? Conversamos com Mara Viveros Vigoya e Franklin Gil Hernández, professores da Escola de Estudos de Gênero da Universidad Nacional da Colômbia. Mara ensinou Franklin quando ele era estudante de graduação, trabalham juntos há muitos anos, mas nem por isso as tranças da vida deixaram de surpreendê-los com histórias sobre suas famílias que nem mesmo eles sabiam. As histórias de Mara e de Franklin nos apontam caminhos para radicalizar a interseccionalidade. Realização: Daniela Manica (UNICAMP), Tania Perez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia), Irene do Planalto Chemin (UNICAMP), Clarissa Reche (UNICAMP), Fernanda Mariath (UNICAMP), Maxie Viana Pereira (UNICAMP), Gabriel Marçal (UNICAMP) e Igor Pereira (UNICAMP) 
 
Episódio #2: "Por uma política que ponha a vida no centro"
É possível pensar em políticas que coloquem a vida no centro das decisões? E uma antropologia que coloque a vida no centro das pesquisas? Neste episódio, conversamos com Alhena Caicedo, antropóloga e diretora do Instituto Colombiano de Antropologia e Historia (ICANH), em Bogotá. Alhena nos guiou por sua trajetória como pesquisadora e militante de esquerda, explorando como o feminismo e a antropologia se entrelaçam para desafiar estruturas de poder e desigualdade. Acompanhe-nos em uma jornada que passa pelas lutas sociais na Colômbia, desde as mobilizações do Paro Nacional e o estallido social de 2021 até a importância de ocupar espaços institucionais com perspectivas feministas e decoloniais.

Realização: Daniela Manica (UNICAMP), Tania Perez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia), Irene do Planalto Chemin (UNICAMP), Clarissa Reche (UNICAMP), Fernanda Mariath (UNICAMP), Maxie Viana Pereira (UNICAMP), Gabriel Marçal (UNICAMP) e Igor Pereira (UNICAMP)

Podcast Urbanidades | Temp 07
Realização: Lina Penati Ferreira(UEL/USP) ; Luma Mundin (USP); Apoena Mano (USP); Otávio Cardoso de Moraes (USP)
 
Episódio #126: "Pesquisando em Movimento"
Realização: Mateus Cardoso (USP); Vitória Teixeira (USP); Apoena Dias Mano (USP) Diego Peralta(USP)
 
Episódio #127: "Mobilidades: materialidades, signos e capitais"
Realização:  Bruno Vieira Borges (USP), João Alcantara de Freitas (UNIRIO), Bianca Freire-Medeiros, (USP) e Nathalia Silva (USP)
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.


Associação Brasileira de Antropologia
No meio do caminho: deslizantes águas (2025-2026)

Presidência: Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Vice-presidência: Henyo Trindade Barretto Filho (UnB)
Secretaria Geral: Waldemir Rosa (UNILA)
Secretaria Adjunta: Juliana de Farias Mello e Lima (UERJ)
Tesouraria Geral: Silvana de Souza Nascimento (USP)
Tesouraria Adjunta: Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)

Diretoria:
Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS)
Flavia Medeiros Santos (UFSC)
Lucybeth Camargo de Arruda (UFOPA)
Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Flavia Medeiros Santos e Lucybeth Camargo de Arruda
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Endereço físico:
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

`