Informativos da ABA/2025338
Compartilhe:

Acompanhe a ABA nas redes sociais:  

Informativo nº 09/2025 | 08/05/2025
destaques da ABA
Campanha de descontos 2025-2026 prorrogada até o dia 29 de maio de 2025

Fique em dia com a ABA, realize o pagamento de sua anuidade e usufrua dos descontos da Campanha!

Pela primeira vez na história da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), nesta gestão, assumiu uma presidenta negra, Luciana de Oliveira Dias, acompanhada de uma diretoria também de maioria negra, com uma composição diversa em termos regionais e geracionais. Esperamos que esta composição seja mais representativa da diversidade que caracteriza a comunidade antropológica e que possa agregar mais pessoas como associadas e também fortalecer o compromisso com quem já atua em nossa associação.

Como parte das propostas desta gestão 2025-2026, atenta à necessidade de ações específicas com vistas à equidade e correção de distorções sociais decorrentes de preconceitos e discriminações, e objetivando diversificar e ampliar a composição de pessoas associadas da ABA, implementamos um desconto de 16% nas anuidades para pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trans e com deficiência.

Reafirmamos que a participação engajada de pessoas associadas tem sido fundamental para a atuação da ABA no espaço público em distintas regiões do país e em instituições e organizações nacionais e internacionais. Essas atuações têm sido viabilizadas especialmente através da arrecadação de recursos das anuidades.

Atualmente, contamos com quase 2 mil pessoas associadas, mas com uma taxa de 31% de inadimplência, o que acarreta consequências para a manutenção da ABA que possui um orçamento anual limitado.

Feitas estas considerações, apresentamos a Campanha de Anuidades 2025-2026, com vigência até 30 de abril, e esperamos contar com ampla participação. Oferecemos, inclusive, propostas para casos de inadimplência. A manutenção dos valores defasados, ainda que com um pequeno reajuste, reflete uma preocupação constante da ABA com as condições socioeconômicas de todas as pessoas associadas, e demonstra uma solidariedade com as dificuldades enfrentadas em meio a um contexto político e econômico incerto e precarizado.

Leia aqui a íntegra da campanha.

Nota Técnica sobre a desmobilização da Assessoria Técnica Independente em Mariana/MG

O Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) juntamente com o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vêm manifestar sua profunda preocupação com a eminente desmobilização da Assessoria Técnica Independente (ATI), representada pela Cáritas Brasileira, no município de Mariana/MG. O encerramento das atividades de assessoria constitui grave violação aos direitos das comunidades atingidas, e representa o descumprimento do Acordo de Repactuação conduzido pela União e estados, colocando em risco a reparação do desastre no Rio Doce.

alt

Aula Inaugural PPGA e GAO-UFF - Profa. Luciana de Oliveira Dias (UFG, ABA)

Luciana de Oliveira Dias, Presidenta da ABA e Professora da Universidade Federal de Goiás, realizou na Universidade Federal Fluminense (UFF) a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Curso de Graduação de Antropologia, no dia 30 de abril de 2025.

48 novas pessoas associadas e 14 mudanças de categoria

A ABA dá as boas-vindas às novas pessoas associadas (19 Efetivas, 26 Pós-graduandas, 01 Colaboradora, 01 graduada e 01 Aspirante) e saúda às que agora estão em nova categoria.

Efetivas - Alexandre Peres de Lima, André Luiz de Souza Filgueira, Arnulfo Morinigo Caballero, Chirley Ferreira Mendes, Gardenia Mota Ayres, Helena de Morais Manfrinato Othman, Hugo Salustiano Santos, Ivan Soares Farias, Jússia Carvalho da Silva Ventura, Luciane Moreau Coccaro, Maria Acselrad, Maria Denise Fajardo Pereira, Marlon Nilton da Silva Galvão, Patrícia Assad, Rafael da Silva Noleto, Rosani de Fátima Fernandes, Túlio Maia Franco, Vilmar Martins Moura Guarany e Yérsia Souza de Assis;

Colaboradora - Vanrochris Helbert Vieira;

Pós-graduandas - Adriana Batista Cecim da Silva, Alessandra Kelly Tavares de Oliveira, Almires Martins Machado, Ana Paula Gonçalves, Brás Rubson Ferreira Barbosa, Caroline Pereira Dias, Diennifer Eloisa Campos Cardozo, Fabiano Oliveira Souto, Fabio Luiz Silva de Oliveira, Fernanda Martinelli, Gliceria Jesus da Silva, Graciela Vilela Pereira, Hildyanne Teixeira Costa Cruz, Isabella Almeida de Abreu Aquino, Janaina Felix Julio, Jéssica de Souza Andrade, Luana Piveta de Moura Luz, Maria Carolina Arruda Branco, Maria José Iachinski, Marina de Barros Fonseca, Nathália Jorge Novais, Pedro Sergio Dantas da Silva Carvalho, Samuel Douglas Farias Costa, Sol Alves de Lima, Valter Martins Viana e Victoria Valduga Boeira da Silva;

Graduada - Erinaldo Nunes da Silva;

Aspirante - Mateus Camilo dos Santos;

Mudanças de categoria:

Aspirante para Pós-graduanda - Felipe da Silva Rodrigues e Francisco Paulino de Oliveira Neto;

Pós-graduandas para efetivas - Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues, Felipe Sotto Maior Cruz, Harryson Junio Lessa Gonçalves, Joana Ramalho Ortigão Corrêa, Luisa Gonçalves Girardi, Mariane Aparecida do Nascimento Vieira, Maíra Cavalcanti Vale, Ozaias da Silva Rodrigues, Reginaldo Cordeiro dos Santos Junior, Simone de Oliveira Mestre, Victor Miguel Castillo de Macedo e Vinícius Venancio de Sousa;

XV RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul

A XV RAM será realizada de forma presencial, no período de 04 a 08 de agosto de 2025, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia - Brasil.

O tema central da XV Reunião de Antropologia do Mercosul, “Retomar o futuro”, inspira-se no conceito político-existencial de “retomada”, tal qual como mobilizado por povos indígenas, em particular do Nordeste brasileiro. Retomadas remetem tanto a reivindicações territoriais, como à recriação de formas de ser e viver no mundo. Retomar é fomentar relações com uma multiplicidade de seres que compõem o mundo – e, portanto, participam, no presente, de projetos políticos e existenciais de criação de um futuro diferente.

O objetivo é explorar caminhos concretos de transformação e sustentabilidade, promovendo diálogos entre diferentes saberes e aprendizados com as formas de vida e pensamento de comunidades tradicionais ao redor do globo. A proposta é contribuir para a construção de futuros viáveis, baseados no conhecimento científico e em práticas que valorizem a diversidade e a justiça social.

Submissão para envio de propostas para a realização de Mesas-Redondas, Minicursos e Oficinas
Regras para submissão de propostas para Mesas-Redondas:
https://www.ram2025.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=703
Regras para submissão de propostas para Minicursos e Oficinas:
https://www.ram2025.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=704

Prazo para submissões: 14/04/2025

VIII Reunião Equatorial de Antropologia
A VIII Reunião Equatorial de Antropologia terá lugar em Cuiabá, entre 8 e 11 de julho de 2025, tendo como promotora a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, contando ainda com a participação de outras Instituições de Ensino Superior existentes no país. Para esta VIII REA, a Comissão Organizadora propõe continuar reflexões iniciadas na década de 1980, por profissionais do Norte e Nordeste associados à ABA, cujos encontros regionais foram posteriormente reconhecidos como ABANNE. Em 2007 essas reuniões deram lugar às REAs, que vêm gradativamente se expandindo além dos limites regionais para incorporar a crescente participação de colegas antropólogos da região equatorial da América Latina e Caribe. A proposta da VIII REA é de ampliar a visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, assim como explorar novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica. Considerando o atual contexto sociopolítico no país, bem como a necessidade de compreender antigas e novas questões referentes aos campos de atuação e diálogo da antropologia, “Deslocamentos, Territórios e Mudanças Climáticas” foram definidos como temas para as discussões da VIII REA. Esperamos contar com a participação de antropólogos(es) e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, da Amazônia e das outras regiões do país e dos demais países da América Latina. Temos como prioridade, a inclusão de pesquisadores indígenas e quilombolas nas mesas redondas, conferências e GTs, propiciando espaços de interlocução entre as antropologias em devir.

Informações: https://www.even3.com.br/viii_rea/ / 2ª Circular
Novos Debates

Lançamento v10, n2 (2024)
https://novosdebates.abant.org.br/revista/index.php/novosdebates/issue/view/16

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/

Vibrant

Vibrant v. 21 (2024)
O último volume da Vibrant já está disponível na íntegra (https://vibrant.org.br/vibrant-v-21-2024-2/)

Com 48 artigos no total, o v. 21 (2024) está disponível em nosso site (recentemente reformulado com nova identidade visual), contando com contribuições nas seguintes seções:
- Artigos avulsos; 
- Audiovisuais; 
- Déjà Lu;
- Dossier "Neoextractivismo, crisis climática y desastres: Miradas desde Argentina, Brasil y Chile"; 
- Dossier "Global Anthropological Dialogues Dossier Anthropologies of management: forms and formulas of government in our latitudes"; 
- Dossier "Broadening the horizons of anthropological understanding: ethnographies with ‘uncomfortable otherness’";
- Além de uma nota editorial, apresentando o balanço dos últimos oito anos de trabalho da equipe editorial que esteve responsável pelo periódico.

Chamada para dossiê: “Periferia é Periferia em qualquer lugar”: produção cultural em periferias urbanas
Submissão dos artigos: 31 de maio de 2025
Publicação do dossiê: março/2026
Para mais informações clique aqui.

Chamada para dossiê: Repensando o legado da antropologia no estudo da África
Submissão dos artigos: 30 de junho de 2025
Publicação do dossiê: julho/2026
Para mais informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

eventos
Eventos no Brasil
I Seminário Discente em Antropologia PPGA UFC/Unilab

Data: 26 a 28 de maio de 2025
Local: Fortaleza e Redenção, Ceará
Informações: Card de divulgação / Detalhes do evento

8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU)

Data: 25 a 29 de agosto de 2025
Local: Faculdade de Direito da UFC
Informações: https://fpmu.com.br/

IX ENADIR Encontro Nacional de Antropologia do Direito

Data: 27 a 29 de agosto de 2025
Local: FFLCH/USP, São Paulo
Informações: https://www.enadir2025.sinteseeventos.com.br/
Prazo para envio de trabalhos para GTs: 05/06/2025

49º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 15 e 17 de outubro de modo virtual e entre 22 e 24 de outubro de 2025 de modo presencial
Local: UNICAMP
Informações: https://encontro2025.anpocs.org.br/

Eventos no Exterior
WAU Congress 2025

Data: 03 a 08 de novembro de 2025
Local: Antígua, Guatemala
Informações: https://www.waucongress2025.org/

oportunidades
Pós-graduação
Seleção para bolsista de Pós-doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), torna público o Edital de Seleção Interna para bolsista de pós-doutorado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Políticas Afirmativas e Diversidade. Prazo para inscrições: 15 de maio de 2025. Informações: Edital.

publicações
Chamada para artigos
Boletim CTS em Foco (Esocite.BR)

Está aberto o período de inscrição para a seleção de artigos para o Boletim CTS em foco, Volume 5, Número 1. O título do dossiê é "Fazendo futuros: tecnologias e experiências de restauração ambiental como refúgios multiespécies", e tem como objetivo reunir artigos no âmbito dos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias que abordem iniciativas e propostas de criação de refúgios em um contexto de perda generalizada de condições de vida para humanos e não humanos. Prazo para submissões: 31 de maio de 2025. Informações: Chamada para o Boletim CTS em foco, Volume 5, Número 1.

Revista IDeAS

A Revista Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (IDeAS), periódico discente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), informa que encontra-se aberta a chamada de artigos para integrar o Dossiê “Utopias, Distopias e a Construção de Imaginários em Tempos de Crise: Perspectivas Contracoloniais”, que será publicado até dezembro de 2025. Prazo para submissões: 30 de junho de 2025. Informações: Chamada.

 
Revistas - Novos números
Revista Iluminuras

Revista Iluminuras, publicação eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS - v. 26 n. 70/1 (2025): Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital.

Revista Eletrônica Visagem

A Revista Eletrônica Visagem, resultados das ações do grupo de pesquisa de mesmo nome, ambos são de iniciativa de alunos e alunas do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGSA/UFPA - Edição: v. 6, n. 1-2.

Mapinguary: Revista socioantropológica

Mapinguary: Revista socioantropológica, periódico semestral dedicado ao fortalecimento e à divulgação de pesquisas científicas, sempre sob o horizonte inspirativo das ciências socioantropológicas, seu contexto institucional é formado  pelo Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) – ambos em atividade no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH-UFPA) - Vol. 1, n. 1, dezembro 2024.

Revista Mediações

Mediações, revista vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Mediações, vol. 30, 2025.

Livros ABA - Lançamentos 2025
Políticas Etnográficas no campo da judicialização
Organização: Jean Segata, Fernanda Cardozo, Theophilos Rifiotis
Ano de lançamento: 2025
ISBN: 978-65-87289-43-4
DOI: 10.48006/978-65-87289-43-4
 
O cristianismo descolado: a Hillsong e a criação de identidades cosmopolitas
Autoria: Cristina Rocha
Ano de lançamento: 2025
ISBN: 978-65-87289-44-1
DOI: 10.48006/978-65-87289-44-1
 
Podcasts
Antropocast - Navegando pela Antropologia | Temp 3: Navegando pelo Mito
Bievcast | Tempo 03: Trajetórias Narradas (Antropologia e Etnografia)
Episódio #10: Relato de pesquisa de experiência etnográfica - Felipe da Silva Rodrigues
Neste episódio, Felipe da Silva Rodrigues, traz reflexões sobre sua pesquisa qualitativa com imagens no projeto Banco de Imagens e Efeitos Visuais e seu estudo com fotografias intitulado Escrituras com imagens: refigurando os palimpsestos fotográficos urbanos de Porto Alegre/RS como uma proposta de método para a leitura da cidade que resultou em sua dissertação de mestrado defendido no curso de Planejamento Urbano e Regional no Programa de Pós graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR - UFRGS (2023). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS – UFRGS e pesquisador do Grupo de Estudos e Documentação em Urbanismo - GEDURB_UFRGS e do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/PPGAS/UFRGS (https://www.ufrgs.br/biev/) onde é editor da Revista Fotocronografias. (https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/index). Realização: Núcleo BIEV- UFRGS sob coordenação da antropóloga doutora Cornélia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha UFRGS.
 
Marielen Baldissera é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) orientada por Cornelia Eckert. Também mestre em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais e Bacharela em Artes Visuais pela mesma universidade. Foi pesquisadora do Núcleo de Antropologia Visual (Navisual) do (PPGAS/UFRGS), e dos grupos de pesquisa "Feminismo e História da Arte" (PPGAV/UFRGS) e "Antropologia, Fotografia e Patrimônio Imaterial no Brasil: uma perspectiva de gênero” (PPGAS/UFRGS). Realiza pesquisas sobre fotografia, mulheres artistas, arte urbana feminista, feminismo e temáticas de gênero. É co-fundadora      do coletivo "Nítida - fotografia e feminismo", grupo de fotógrafas que discutem a inserção das mulheres no campo fotográfico e do coletivo "Mulherio Urbano", formado por artivistas pesquisadoras. Atualmente reside em Roma e Itália, atuando como fotógrafa. Neste BIEVCAST, que fecha a terceira temporada, relata seu estudo etnográfico de doutorado sobre arte urbana feminista com pesquisa de campo em Porto Alegre, Salvador (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
Estilhaço: Podcast de estudos urbanos | Temp 01
Neste sexto episódio de Estilhaço, ouvimos a professora Drª. Livia De Tommasi, que é doutora em Sociologia pela Université Paris 1 - Sorbonne e, atualmente, é professora vinculada ao Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A professora Lívia que, apesar da origem italiana, vive e trabalha há mais de 20 anos no Brasil, se destaca pelas pesquisas que tem feito a respeito, tanto do tema da relação entre juventude e trabalho, quanto sobre a questão do empresariamento das políticas sociais no Brasil. Realização: Roteiro, entrevista, edição e artes: Guilhermo Aderaldo (Unesp); Entrevista:  Drª. Livia De Tommasi (UFMG); Coordenação Geral: Guilhermo Aderaldo (Unesp) e Elisângela da Silva Santos (Unesp).
IGDRA SPACE | Temp 02: Space "Series 3 Applied Anthropology"

Episódio #09 "Scarleth Milenka - every industry needs a digital anthropologist"
Realização: Nora Engelbert, Margret Jaeger and Scarleth Milenka

Episódio #10 "Maria Carmencita Job - Uniting academia and the Market"
Realização: Nora Engelbert, Margret Jaeger and Maria Carmencita Job (UFRGS)

Mundaréu | Temp. Série Mundaréu na Colômbia: Como conectar o conhecimento que é produzido fora e dentro da universidade?
 
Neste episódio conversamos com Mónica Amador, antropóloga colombiana cuja trajetória passa por diferentes continentes e campos de atuação. Mónica nos chama atenção sobre a potência das resistências cotidianas, as pequenas transformações e a força do que é pequeno, localizado e coletivo. Realização: Daniela Manica (UNICAMP), Tania Perez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia), Irene do Planalto Chemin (UNICAMP), Clarissa Reche (UNICAMP), Fernanda Mariath (UNICAMP), Maxie Viana Pereira (UNICAMP), Gabriel Marçal (UNICAMP) e Igor Pereira (UNICAMP)
Urbanidades | Temp 07.
Episódio #128: "Estado e Território: políticas públicas território na Cracolândia"
Ana Yuki e Jacqueline Custodio recebem Giordano Magri  que é doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e em Minorities & Multiligualism pela University of Groningen (Holanda). Ele também é pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e compõe o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB/FGV). A conversa aborda temas como a violência policial, a desumanização dos usuários, a construção da figura do “nóia” no imaginário coletivo, a forma como essas pessoas, em situação de rua, fazem uso problemático de substâncias.
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade das pessoas de sua autoria, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.


Associação Brasileira de Antropologia
No meio do caminho: deslizantes águas (2025-2026)

Presidência: Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Vice-presidência: Henyo Trindade Barretto Filho (UnB)
Secretaria Geral: Waldemir Rosa (UNILA)
Secretaria Adjunta: Juliana de Farias Mello e Lima (UERJ)
Tesouraria Geral: Silvana de Souza Nascimento (USP)
Tesouraria Adjunta: Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)

Diretoria:
Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS)
Flavia Medeiros Santos (UFSC)
Lucybeth Camargo de Arruda (UFOPA)
Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Flavia Medeiros Santos e Lucybeth Camargo de Arruda
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Endereço físico:
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF - CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

`