ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE SÉRIE PARA PUBLICAÇÃO COM O SELO ABA
A Associação Brasileira de Antropologia – ABA, por meio de sua Comissão Editorial de Livros Científicos – CELCA, torna público o presente edital e convida os seus associados e suas associadas apresentarem propostas de Séries dentro das quatro categorias de livros que fazem parte de sua Política Editorial: a) Pesquisa: Livros temáticos, de caráter teórico e etnográfico, que resultam de projetos de pesquisa, de teses e dissertações, de redes de pesquisa, de eventos científicos; b) Propedêutica: Livros didáticos e paradidáticos, voltados para a divulgação científica e o ensino da antropologia; c) Controvérsia: Livros que apresentem, para o público em geral, o debate sobre uma questão do momento, presente na conjuntura social, política e acadêmica; d) História: Livros que resgatam a trajetória da antropologia, com foco em autores e autoras, temas e conceitos que marcaram a formação do pensamento antropológico.
Em consonância com o que estabelece a Política Editorial da ABA, os livros a serem publicados nas Séries poderão contar com o Selo, o ISBN e o DOI, conferidos pela ABA. Os recursos financeiros para a publicação dos livros são de responsabilidade dos coordenadores e das coordenadoras das Séries e/ou do(a)s autore(a)s e organizadore(a)s dos livros. Cumpre, ainda, ressaltar que as Séries, assim como cada um dos seus livros, podem ser publicados tanto exclusivamente por ABA Publicações quanto em pareceria com editoras públicas e privadas.
- Orientações gerais
A ABA receberá propostas de Séries, cujos livros contenham textos inéditos ou traduções de livros relevantes, de perfil acadêmico, que se enquadrem em alguma das temáticas de interesse das Comissões e dos Comitês da ABA. O/A proponente deve ser associado/a adimplente da ABA.
- Formato da proposta
As propostas de Série devem conter os seguintes itens:- A indicação de uma Coordenação executiva, composta por ao menos três membros, sendo que o primeiro deverá ser associado da ABA e o segundo, caso não seja associado da ABA, deve estar filiado a uma associação congênere de antropologia ou ciências sociais.
- A indicação de um Comitê Editorial, formado por especialistas reconhecidos na área temática a que a Série está afeita.
- A proposição de um título para a Série.
- A apresentação da proposta, na qual constem os seguintes itens: relevância, objetivos e justificativa da Série.
- A indicação dos primeiros três títulos a serem publicados no âmbito da Série, com uma sinopse de cada obra.
- Responsabilidade da coordenação da Série
À coordenação cabe:
- Buscar recursos financeiros, em associação com o/as organizadore(a)s e autore(a)s dos livros para a produção de cada livro.
- Propor, juntamente com a CELCA, um modelo gráfico, que confira uma identidade visual à Série. Este modelo deverá ser aprovado pela Diretoria da ABA e será aplicado a todos os livros que vierem a compor a Série.
- Elaborar o termo de orientação para o(a)s organizadore(a)s e autore(a)s que forem publicar pela Série, assegurando a manutenção da sua identidade em todos os livros quer em termos gráficos e estéticos quer em relação às fontes utilizadas na composição do miolo dos livros quer quanto à categoria de livro na qual a Série se enquadra.
- Garantir a continuidade da Série.
- Estabelecer juntamente com a CELCA os critérios e realizar os procedimentos de avaliação de mérito dos livros a serem publicados pela Série, segundo os parâmetros científicos, técnicos e éticos de excelência exigidos pela ABA.
- Realizar a interface entre o(a)s organizadore(a)s e autore(a)s dos livros com a CELCA durante o processo de editoração, publicação e divulgação da obra.
- Envio e avaliação da proposta
As propostas de Séries serão enviadas para e-mail aba@abant.com, que as encaminhará para a apreciação da CELCA. Uma vez aprovada no âmbito da CELCA, a proposta será avaliada pela Diretoria da ABA.
- Seleção das propostas
A CELCA selecionará as propostas, seguindo os parâmetros da Política Editorial da ABA e os critérios de relevância, atualidade e singularidade temática da Série proposta.
No caso de a Série ser proposta em parceria com uma editora, será necessário anexar à proposta o termo de interesse da editora.
Brasília, 22 de setembro de 2021.