Índice: | |
---|---|
Comunicação entre interlocutores via ABA Antonio Motta, Jane Beltrão
|
|
Amazônias sob novos olhares Jane Felipe Beltrão, Antonio Carlos de Souza Lima
|
|
Entre diversidades e adversidades, Amazônias no plural Jane Felipe Beltrão, Paula Mendes Lacerda
|
|
PARTE 1 | AMAZÔNIA, HISTÓRIA E DIVERSIDADE
|
|
Alteridade e consciência histórica: a história indígena em seus próprios termos Rhuan Carlos dos Santos Lopes, Jane Felipe Beltrão
|
|
Entre histórias locais e narrativas oficiais: proposta para uma abordagem sobre a ocupação amazônica a partir das escolas Rita de Cássia Melo Santos
|
|
Comunicação: controle e rebeldia Bruno Pachecho de Oliveira
|
|
Para o Pará e o Amazonas: látex. Notas sobre as pressões e violações no interior da Amazônia na economia extrativista Katiane Silva
|
|
PARTE 2 | MOVIMENTOS SOCIAIS E GÊNERO
|
|
Movimentos Sociais e escolas: possibilidades de ação conjunta e de fortalecimento mútuo Paula Lacerda
|
|
Gênero e sexualidade em sala de aula: um diálogo com estudantes de povos e comunidades tradicionais Camille Castelo Branco Barata, Mariah Torres Aleixo
|
|
Povos indígenas e igualdade étnico-racial: horizontes políticos para escolas Jane Felipe Beltrão
|
|
PARTE 3 | DIREITOS DIFERENCIADOS
|
|
Educação em direitos humanos na escola: subsídios aos docentes e exercício da cidadania Assis da Costa Oliveira
|
|
“Agora, nós é que decidimos”: o direito à consulta e consentimento prévio Rodrigo Oliveira
|
|
PARTE 4 | PROPOSTAS DE TRABALHO
|
|
Artefatos para o ensino: a pesquisa por meio de práticas criativas com a cultura material Thiago Lopes da Costa Oliveira
|
|
Sobre povos indígenas e diversidade na escola: superando estereótipos Rosani de Fatima Fernandes
|
|
PARTE 5 | CAMPOS DA DIVERSIDADE E DO PATRIMÔNIO
|
|
A arqueologia conta histórias Clarisse Callegari Jacques
|
|
Política indígena e política escolar: interfaces e negociações na implantação da Escola Indígena Pamáali – Alto Rio Negro Laise Lopes Diniz, Luiza Garnelo
|
|
PARTE 6 | POVOS INDÍGENAS E SAÚDE
|
|
A experiência de formação de agentes comunitários indígenas de saúde, à luz das políticas públicas de saúde e da promoção da diversidade cultural Luiza Garnelo, Sully Sampaio, Ana Lúcia Pontes
|
|
Saúde indígena e diversidade no Brasil plural Willian César Lopes Domingues
|
|
SOBRE OS/AS AUTORES/AS
|