Amazônias em Tempos Contemporâneos: Entre diversidades e adversidades


Amazônias em Tempos Contemporâneos: Entre diversidades e adversidades
Organização: Jane Felipe Beltrão, Paula Mendes Lacerda
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 284
ISBN: 978-85-656-7949-7

Índice:
Comunicação entre interlocutores via ABA
Antonio Motta, Jane Beltrão
Amazônias sob novos olhares
Jane Felipe Beltrão, Antonio Carlos de Souza Lima
Entre diversidades e adversidades, Amazônias no plural
Jane Felipe Beltrão, Paula Mendes Lacerda
PARTE 1 | AMAZÔNIA, HISTÓRIA E DIVERSIDADE
Alteridade e consciência histórica: a história indígena em seus próprios termos
Rhuan Carlos dos Santos Lopes, Jane Felipe Beltrão
Entre histórias locais e narrativas oficiais: proposta para uma abordagem sobre a ocupação amazônica a partir das escolas
Rita de Cássia Melo Santos
Comunicação: controle e rebeldia
Bruno Pachecho de Oliveira
Para o Pará e o Amazonas: látex. Notas sobre as pressões e violações no interior da Amazônia na economia extrativista
Katiane Silva
PARTE 2 | MOVIMENTOS SOCIAIS E GÊNERO
Movimentos Sociais e escolas: possibilidades de ação conjunta e de fortalecimento mútuo
Paula Lacerda
Gênero e sexualidade em sala de aula: um diálogo com estudantes de povos e comunidades tradicionais
Camille Castelo Branco Barata, Mariah Torres Aleixo
Povos indígenas e igualdade étnico-racial: horizontes políticos para escolas
Jane Felipe Beltrão
PARTE 3 | DIREITOS DIFERENCIADOS
Educação em direitos humanos na escola: subsídios aos docentes e exercício da cidadania
Assis da Costa Oliveira
“Agora, nós é que decidimos”: o direito à consulta e consentimento prévio
Rodrigo Oliveira
PARTE 4 | PROPOSTAS DE TRABALHO
Artefatos para o ensino: a pesquisa por meio de práticas criativas com a cultura material
Thiago Lopes da Costa Oliveira
Sobre povos indígenas e diversidade na escola: superando estereótipos
Rosani de Fatima Fernandes
PARTE 5 | CAMPOS DA DIVERSIDADE E DO PATRIMÔNIO
A arqueologia conta histórias
Clarisse Callegari Jacques
Política indígena e política escolar: interfaces e negociações na implantação da Escola Indígena Pamáali – Alto Rio Negro
Laise Lopes Diniz, Luiza Garnelo
PARTE 6 | POVOS INDÍGENAS E SAÚDE
A experiência de formação de agentes comunitários indígenas de saúde, à luz das políticas públicas de saúde e da promoção da diversidade cultural
Luiza Garnelo, Sully Sampaio, Ana Lúcia Pontes
Saúde indígena e diversidade no Brasil plural
Willian César Lopes Domingues
SOBRE OS/AS AUTORES/AS